Por Tiago Miranda Costa em Gestão de Clínicas | Postado em 12 de julho de 2018
Um dos erros das clínicas está totalmente ligado á essa constatação:
Esta é provavelmente uma das estatísticas que mais nos surpreendeu desde que iniciamos o projeto do chatbot Cloudia: 59,30% dos pacientes que marcaram um agendamento no mês de Junho de 2018 foram atendidos pela nossa secretária virtual em horários não comerciais.
Entenda como horários não comerciais os horários em dias de semana antes das 8h ou depois das 18h ou em qualquer horário dos finais de semana.
Assim, em horários onde a equipe descansa como de madrugada ou em finais de semana, são justamente os horários onde estão acontecendo a maioria dos agendamentos onlines. Ter uma forma de atendimento online nestes horários podem ir além de dobrar o faturamento da clínica originado de anúncios do Facebook.
Este é um dado real do nosso banco de dados, ou seja, está acontecendo diariamente com clínicas como a sua.
Imagine o quanto de receita você pode estar perdendo por não disponibilizar um canal de atendimento 24 horas por dia.
Vou te explicar neste post os prováveis motivos de você perder clientes nas suas estratégias de marketing digital da clínica e como gerar um aumento de receita pelos agendamentos vindo das redes sociais apenas com a adoção de um chatbot que realmente converte potenciais pacientes em agendamentos.
Atenda o potencial cliente enquanto ele ainda está “quente” e online.
Você pode indagar: “mas a minha secretária vê as mensagens no outro dia ou na segunda-feira e responde ao potencial cliente, conseguindo agendar uma avaliação para alguns deles”.
É justamente neste atraso das respostas que provamos que você pode estar perdendo muitos clientes no case de sucesso de um dos clientes Cloudia (OdontoCompany Itu).
Ele aumentou a quantidade de avaliações vindo do Facebook em 50% sem aumentar o investimento em anúncios do Facebook, apenas adicionando o uso do chatbot de agendamento Cloudia, que funciona 24 horas por dia respondendo imediatamente ao cliente.
Assim o cliente consegue agendar uma avaliação no tempo dele, ou seja, enquanto ele ainda está “quente” ou incomodado com o problema que tem, desejando agendar um horário para ser atendido na sua clínica.
Como as compras de produtos por impulso em Shopping Centers, o agendamento de uma consulta ou avaliação também é algo “de momento” e talvez você não consiga recuperar o cliente se você não atendê-lo no tempo dele.
Dica extra: Se seus pacientes entram em contato pelo WhatsApp, configure uma mensagem automática informando para ele entrar em contato com o link do seu autoatendimento. É possível fazer isso configurando o WhatsApp Business e usando um chatbot.
Vá atrás daqueles potenciais pacientes que demonstraram algum interesse em algum momento.
Já imaginou conseguir entrar automaticamente em contato no inbox (caixa de mensagem privada) do paciente quando ele apenas comentou em um de seus posts? Sim, isso é possível com o uso de chatbots de autoatendimento.
A Cloudia pode inclusive já direcionar o seu paciente para que ele agende um horário depois que ele interage com este chatbot e é muito fácil de fazer essa configuração.
Outra ação é a de ativar para que o chat se abra automaticamente para os visitante da página do Facebook, conforme explicamos neste post.
Todos querem resolver a sua lista de tarefas a fazer imediatamente.
Com um atendimento 24 horas, abre-se a janela do paciente agendar um horário com a sua clínica a qualquer hora e de maneira imediata.
Caso você demore a atender o seu paciente pelos aplicativos de mensagens, é muito provável que ele se distraia com algo no mundo da internet, perca o desejo momentâneo de agendar um horário com o seu estabelecimento ou até mesmo contacte o seu concorrente, objetivando resolver a tarefa de agendar uma consulta ou avaliação imediatamente.
Ninguém gosta de telefone ocupado ou musiquinha da fila de espera para ser atendido.
Também te entendemos que você não pode contratar várias linhas e várias secretárias apenas para estes horários, pois o custo seria muito alto.
Com uma solução de uma atendente virtual realmente eficiente, todos os paciente que entram em contato pelos aplicativos de trocas de mensagens, são atendidos instantaneamente em paralelo.
Assim, está resolvido o seu problema de dimensionamento de call centers em horários de pico.
Tenha alguém treinado para tirar todas as dúvidas do seu potencial paciente.
Eu não compro um produto enquanto não tirar todas as dúvidas a respeito de suas funcionalidades.
Imagino que você e outras milhões de pessoas também sejam assim.
Da mesma forma é o seu potencial paciente. Ele só vai agendar se conseguir tirar as dúvidas que ele tem sobre os serviços de sua clínica.
A boa notícia é que sempre os pacientes perguntam as mesmas coisas, então treine a sua secretária humana ou o seu chatbot para respondê-las.
Pela nossa experiência, observamos que em 80% das interações, os potenciais pacientes fazem as mesmas perguntas que se resumem aos seguintes 7 grandes tópicos:
Não deixe de usar o Facebook como um canal de captação de novos pacientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Invista em anúncios patrocinados, use um chatbot para automatizar o atendimento e colha os benefícios desta máquina de captação de novos clientes.
O chatbot pode resolver 90% dos seus atendimentos onlines, porém podem haver situações em que seja necessário um atendente humano.
Nestes casos, há plataformas que disponibilizam a opção de solicitar atendimento humano, transferindo o chat diretamente para uma pessoa da sua equipe ou simplesmente direcionando o paciente para que ele entre em contato por outro canal como por telefone ou Whatsapp
Usar chatbots de auto-atendimento já virou moda entre empresas.
Use um auto-atendimento com chatbot (secretária robô) feito especificamente para clínicas.
Fuja de opções complexas e genéricas de chatbots complicadas de configurar e que não se integram com a sua agenda como Chatfuel ou Manychat.
As chances são grandes de você criar um fluxo de auto-atendimento que não agrade seus clientes e consequentemente não converte os atendimentos em agendamentos.
Recupere os clientes que você perde mensalmente adotando um chatbot eficiente e estratégias eficientes de marketing digital.
Aproveito para te convidar a conhecer a Cloudia, a secretária virtual (chatbot) específica para clínicas, extremamente simples de ser configurada.
Ela responde aos seus pacientes pelos aplicativos de mensagens como Facebook Messenger e Whatsapp (em breve), sem telefone ocupado e sem espera.
Com ela é possível automatizar procedimentos como o agendamento, esclarecimento de dúvidas e o envio de lembrete ao paciente.
Além disso, com a Cloudia é possível automatizar a captação de novos pacientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, criando uma verdadeira máquina de geração de agendamentos quando usada combinada aos anúncios do Facebook.
Para experimentar, envie uma mensagem para a Cloudia como se fosse um paciente agora mesmo aqui na nossa página do Facebook.
Um grande abraço!
Última atualização em 13 de maio de 2024 por Liddi