fbpx

Cloudia

Black Friday para clínicas de estética: 10 dicas para vender mais

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 23 de novembro de 2021

Black Friday para clínicas de estética: 10 dicas para vender mais

A Black Friday é uma das datas mais esperadas tanto pelos consumidores como pelos comerciantes. Os grandes descontos são excelentes para atrair mais público e fazer um bom caixa. Mas você sabe como aproveitar a Black Friday para clínicas de estética?

A principal dica, claro, é um bom planejamento. Assim você conseguirá vender mais e também atrair novos clientes – que podem continuar realizando procedimentos mesmo após o período promocional. Ficou interessado? Siga a leitura!

Black Friday para clínicas de estética: como vender mais?

Veja as dicas importantes que separamos para você aproveitar a Black Friday!

1- Faça um bom planejamento

Antes de pensar em lançar uma campanha promocional para a Black Friday para clínicas de estética, é muito importante que você faça um bom planejamento. Avalie quais são os procedimentos maior e menor saída e pense em quais seriam interessantes entrar em promoção.

Você pode aproveitar esse período para oferecer bons descontos naqueles procedimentos que não são muito procurados, mas também é importante colocar alguns dos seus principais tratamentos com preços promocionais – para atrair a clientela.

Se você vende produtos dentro da sua clínica, é hora de analisar quais estão acumulados no estoque – e aproveitar para criar promoções para eles.

2- Valorize seus clientes fiéis

Aproveita a Black Friday para clínicas de estética e estreite ainda mais os laços com seus clientes fiéis. Faça uma lista de todas essas pessoas e envie, antecipadamente, as promoções que você terá nessa data.

Também é possível oferecer descontos ainda maiores para os clientes que já são fiéis, ou vouchers para testar algum tratamento adicional que a pessoa ainda não conheça na sua clínica.

3- Ofereça bons descontos

Alguns estabelecimentos acabam perdendo a oportunidade de ganhar novos clientes e fidelizar na Black Friday porque usam de subterfúgios, enganando os consumidores. Não faça isso.

Geralmente, as pessoas acompanham os preços antes da Black Friday para optar por aqueles negócios que realmente oferecem bons descontos. Então, se você deseja atrair essas pessoas, precisa ter uma campanha de vendas bem planejada e honesta.

Faça os cálculos dos seus custos e entenda qual é a margem de desconto que você consegue oferecer sem prejudicar o seu financeiro. Lembre-se que a ideia é ganhar no volume de vendas. Também é possível negociar com os fornecedores para conseguir oferecer descontos ainda maiores.

Outra ideia interessante é estimular a venda cruzada. Pense em produtos ou tratamentos adicionais que podem ser vendidos de forma complementar. Por exemplo, durante uma massagem você pode oferecer um óleo relaxante para que o cliente continue o tratamento em casa – oferecendo um desconto ainda maior caso os dois sejam levados juntos.

Ou, ainda, você pode criar um programa de assinatura, pacotes com descontos promocionais ou até um cartão-presente, mirando nas vendas de fim de ano.

4- Crie vouchers para compra antecipada

O voucher é uma estratégia interessante que você pode usar na Black Friday pensando em fidelizar os clientes. Assim, eles se sentem motivados para retornar a sua clínica e realizar outros procedimentos estéticos.

É possível criar vouchers com descontos para compra antecipada de alguns procedimentos. Por exemplo, pacote de cuidados faciais que pode ser comprado durante a Black Friday com 20% de desconto no plano anual para 2022.

O interessante é que o voucher proporciona ao cliente a possibilidade de comprar um tratamento por um preço mais baixo – e para você cria uma receita previsível, melhorando o fluxo de caixa.

5- Faça uma boa campanha de marketing

Impossível pensar em uma campanha de Black Friday para clínicas de estética sem cuidar do marketing, certo? Afinal, se você não divulgar seus descontos e ações dificilmente conseguirá atrair interessados.

Então, comece a programar disparos antecipadamente das suas ações. Você pode criar anúncios no Facebook e no Instagram, disparar e-mails para seus contatos e também fazer envios pelo WhatsApp.

Se você tem um CRM na sua clínica de estética, analise o perfil dos seus clientes e faça disparos por grupos de interesse. Por exemplo, se você tem clientes que costumam sempre fazer limpeza de pele – e fará promoção de peeling durante a Black Friday, envie para eles essa promoção, pois há mais chance de eles comprarem.

Nos anúncios das redes sociais, você pode criar códigos promocionais para que os clientes consigam descontos até determinadas datas. É possível aliar esses anúncios a uma landing page específica, na qual o cliente realiza um pequeno cadastro e tem direito a um código que oferecerá descontos ainda maiores.

Assim, o cliente com o código, por exemplo, pode conseguir fazer uma massagem modeladora com 50% de desconto na semana da Black Friday, enquanto os clientes sem esse código terão um desconto de apenas 25%.

A ideia é aproveitar para captar o contato dessas pessoas – e manter um relacionamento a longo prazo, visando a fidelização. Além disso, você trabalhará com o senso de urgência das pessoas, aumentando ainda mais as suas vendas.

6- Prepare a sua equipe

A Black Friday é, geralmente, um período que costuma movimentar bastante as clínicas de estética. Então, nada melhor do que manter sua equipe preparada para isso.

Treine todos os funcionários para que eles saibam quais são os procedimentos em promoção e quanto eles custarão, como funcionará o dia ou a semana promocional e quais os passos devem ser feitos dentro da clínica (especialmente quando você pretende criar um cadastro dessas pessoas, por exemplo).

Não se esqueça de treinar para que seus funcionários consigam oferecer um excelente atendimento nesse período. Já que assim haverá muito mais chances de fidelização.

7- Crie um cadastro de leads e clientes

Ter o contato dessas pessoas que estão vindo a sua clínica devido a Black Friday é importantíssimo. Pois, dessa forma, você conseguirá pensar em uma estratégia de marketing que continue se relacionando com os clientes e ajudando na fidelização.

A landing page aliada aos anúncios nas redes sociais é uma ótima estratégia. Mas você pode pensar em outras ações, como o cadastro dentro da sua própria clínica ou até com a venda online dos vouchers.

8- Fique de olho no estoque

Nada pior do que vender mais do que você pode dar conta – e acabar com um atendimento ruim ou frustrando os clientes. Então, tenha certeza de quantos atendimentos você poderá fazer por dia e não venda a mais do que a sua capacidade.

Isso também tem relação com o estoque. Se você for vender produtos diretos aos clientes, saiba quantos itens têm em estoque para não vender o que não pode entregar – assim como tenha certeza de que há produtos suficientes para realizar todos os procedimentos com a mesma qualidade que você oferece fora da Black Friday.

9- Ofereça diferentes opções de pagamento

Para trazer ainda mais facilidade para seus clientes, ofereça diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito e débito de várias bandeiras, PIX, pagamento via WhatsApp, parcelamento no cartão de crédito, entre outras ações.

É claro que esses meios de pagamento devem fazer sentido para sua realidade e oferecer segurança para seu estabelecimento.

10- Não cometa os erros mais comuns

Por fim, fuja dos erros mais comuns da Black Friday para clínicas de estética, que podem tornar essa data uma grande furada. São eles:

  • oferecer descontos muito grandes e que prejudicam seu ponto de equilíbrio;
  • queimar produtos e serviços rentáveis que possuem grande consumo;
  • oferecer promoções acima da sua capacidade de atendimento e do seu estoque;
  • não treinar sua equipe para dar conta do fluxo de clientes;
  • oferecer descontos mentirosos ou serviços com baixa qualidade para os clientes que compraram durante a promoção (com produtos de qualidade inferior, por exemplo);
  • não fazer ações de marketing antecipadas;
  • não cadastrar os novos clientes e nem ter uma estratégia de nutrição dos leads;
  • mentir os serviços e os valores ao promovê-los.

Gostou das nossas dicas de Black Friday para clínicas de estética? Aproveite e baixe o e-book com todas as orientações para uma clínica de sucesso!