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Marketing sensorial em clínicas de estética: como aplicar os 5 sentidos nas suas estratégias?

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 19 de outubro de 2021

Marketing sensorial em clínicas de estética: como aplicar os 5 sentidos nas suas estratégias?

Fazer com que seus clientes sintam-se acolhidos é indispensável para melhorar a experiência deles com o seu estabelecimento. Nesse sentido, o marketing sensorial em clínicas de estética se torna um grande aliado.

Ele visa desenvolver estratégias que envolvam os 5 sentidos, fazendo com que o ambiente se torne mais interessante, aumentando o desejo de consumir e também melhorando a experiência como um todo, ajudando na fidelização.

Quer entender melhor e descobrir como aplicar essa estratégia na sua clínica? Siga conosco!

O que é marketing sensorial?       

O marketing sensorial é aquele que visa estimular os 5 sentidos do corpo humano, ou seja, olfato, tato, visão, audição e paladar. A ideia é criar uma atmosfera perfeita para as vendas, despertando a subjetividade e diferentes sensações que favoreçam o consumo.

Cada um desses estímulos, quando trabalhados corretamente, conseguem despertar sensações diferentes como bem-estar, desejo e impulso de compra.

Os sentidos podem ser trabalhados em conjunto ou separadamente, dependendo do seu objetivo e das possibilidades do negócio. Assim, é possível desenvolver um vínculo emocional entre o cliente e o estabelecimento.

Como aplicar o marketing sensorial em clínicas de estética?

O marketing sensorial em clínicas de estética é uma excelente alternativa, pois ajuda a criar um ambiente propício a uma boa experiência. Quando o cliente sente-se bem na sua clínica, ele tem mais chances de retornar, se tornando fiel e indicando o seu negócio para outras pessoas.

Entenda seu público

Para que as ações de marketing sensorial na sua clínica tragam os efeitos esperados, elas devem ser focadas nas características das pessoas que você atende. Faça uma análise para tentar entender os principais pontos dessas pessoas, avaliando, por exemplo: idade, renda, escolaridade, sexo, onde moram, do que gostam, como preferem ser atendidos etc.

Entenda a sua clínica

Além de saber as principais características do seu público, é importante considerar as características da sua própria clínica. Avalie quais são seus pontos fortes e diferenciais – e pense em maneiras de transmitir essas sensações às pessoas que você atende.

Pense em que tipo de emoção você gostaria que as pessoas sentissem ao entrarem na sua clínica, nos sentimentos que deseja causar, nas lembranças, assimilações etc.

marketing sensorial em clínicas de estética

Visão

A visão é um dos sentidos mais estimulados quando entramos em um ambiente, por isso precisa ser muito bem trabalhado dentro da sua clínica de estética.

O primeiro ponto é prezar pela organização e higiene, trazendo conforto ao olhar dos clientes e tornando o ambiente mais agradável. Lembre-se que uma clínica de estética também faz parte do setor da saúde – e por isso precisa de um cuidado redobrado com a questão da higiene. Evite deixar papéis e outros itens espalhados na recepção, disponibilize álcool em gel e mantenha a limpeza da clínica.

Outro ponto relacionado à visão é a decoração da sua clínica. As cores usadas, por exemplo, são fundamentais para trazer sensações agradáveis, de relaxamento e bem-estar. A psicologia das cores é um ponto que sempre deve ser considerado, já que cada tonalidade pode despertar uma sensação diferente.

Pense nos sentimentos que você deseja transmitir ao seu cliente quando ele entra na sua clínica e trabalhe com cores que reflitam isso. Por exemplo: modernidade, tranquilidade, conforto, segurança etc.

Além das cores, é claro, trabalhe com outros elementos na sua decoração. Uma mobília confortável e com um bom design, vasos de plantas e flores, quadros, entre outros detalhes fazem toda a diferença.

Outro ponto importante é em relação à identidade visual. Lembre-se de posicionar, em um local estratégico, o logo da sua clínica, de modo que o cliente consiga, facilmente, associar aquela experiência agradável a sua marca.

Olfato

A memória olfativa é um ponto muito interessante a ser explorado dentro do marketing sensorial em clínicas de estética. Os cheiros têm um poder muito grande de despertar sensações em nós – e você pode usar isso ao seu favor.

Tente definir um cheiro para a sua marca, que fique gravado na memória dos seus clientes. Assim, todas as vezes que eles sentirem essa fragrância, lembrarão da sua clínica de estética.

Além disso, o odor adequado é capaz de reduzir o estresse, a ansiedade e promover sensações de bem-estar e de relaxamento.

São muitas as ideias que você pode usar, como os óleos essenciais. Por exemplo de lavanda (ajuda a reduzir a tensão e o cansaço), de alecrim (é estimulante e fortificante), de camomila (tem efeito calmante), entre outros. É claro que tudo deve ser feito com parcimônia, para que o ambiente fique realmente agradável.

Audição

Os ouvidos são órgãos sensíveis e ajudam a proporcionar sensações boas ou ruins, dependendo do estímulo. Os sons podem ajudar seus clientes a se sentirem mais relaxados, bem humorados e recepcionados.

Um ambiente totalmente silencioso pode trazer sensações desagradáveis, assim como com excesso de ruídos e barulhos.

Você pode elaborar uma trilha sonora para sua clínica de acordo com o perfil dos clientes que atende, pensando na faixa etária deles e nas preferências musicais. Ou, ainda, é possível apostar em ruídos de natureza, como barulho de cascata, de chuva, sons de pássaros e outros que são ótimos para relaxar.

Existem algumas músicas voltadas à meditação que também conseguem causar efeitos interessantes, como o relaxamento e a redução da ansiedade.

Tato

Poder tocar os produtos que você vende é uma forma de investir no marketing sensorial em clínicas de estética. Então, se a sua clínica comercializa cremes, perfumes, maquiagens e outros utensílios, deixe-os ao alcance dos clientes, separando amostras para que eles possam tocar.

Além dos produtos, adicione itens que tragam essa sensação tátil de conforto. Por exemplo, almofadas ou poltronas com tecidos agradáveis, revistas para o cliente se manter entretido, mobiliários confortáveis e outros objetos que tragam essa sensação tátil.

Paladar

Esse é um dos grandes apelos sensoriais e que pode ser usado como uma forma de “mimo” extra para o seu cliente. Oferecer café, chá, água, bolachas, um suco natural e outros petiscos rápidos para os clientes e acompanhantes é uma maneira de demonstrar que sua clínica se importa com as pessoas que recebe.

Se tiver como, que tal criar uma receita exclusiva para a sua clínica? Pode ser um chá diferenciado com especiarias, um bolo com um sabor exclusivo ou até um café mais saboroso. Assim, todas as vezes que seus clientes pensarem no sabor desses itens farão uma “ponte” com a sua clínica.

Quando todos esses elementos estão em sintonia, você consegue proporcionar uma experiência muito mais agradável ao seu cliente. Todas as vezes que ele ouvir uma música semelhante a que toca na sua clínica, comer algo ou sentir um cheiro parecido, ele se lembrará da sua marca, fortalecendo essa ligação e favorecendo a fidelização.

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