fbpx

Uniformes para médicos: 7 modelos para se inspirar e dicas para escolher

Os uniformes para médicos são peças muito procuradas e usadas desde os tempos medievais.

Apesar disso, foi apenas no final do século 19 que os médicos passaram a usar o tradicional branco, graças ao aumento da ênfase na higiene e no sanitarismo.

Frente ao sucesso do nosso post que ja ajudou milhares de clínicas a decidirem o melhor uniforme para secretárias, decidimos separar várias dicas importantes para você escolher os melhores uniformes para médicos e modelos inspiradores para sua clínica.

Confira a seguir!

Qual a importância dos uniformes para médicos?

O uniforme médico é um item extremamente importante. Mais do que apenas a função estética, ele ajuda a garantir a proteção e a assepsia necessária para o desempenho da profissão.

Isso porque a roupa evita o contato direto do profissional com os pacientes, artigos infectados e outros que poderiam colocar em risco a sua saúde. Mas, para garantir essa segurança, é muito importante que o jaleco e os demais uniformes para médicos não sejam usados fora do ambiente de trabalho.

Pois, dessa forma, evita-se a contaminação cruzada e a exposição dos pacientes à infecções por agentes externos que podem ser trazidos na roupa do profissional durante seu contato com a rua.

Para o transporte de casa até o hospital, o jaleco e os demais uniformes devem ser embalados em saco com zíper. Assim, evita-se contaminar esses itens durante o trajeto. A lavagem precisa ser realizada todos os dias, sem contato com outras peças, e com esterilização feita com solução de hipoclorito, antes mesmo de se fazer a lavagem, por cerca de 1 hora. Depois do procedimento, pode ser feita a lavagem normal.

Além da proteção, o uniforme médico ajuda a transmitir mais credibilidade, profissionalismo e segurança, reforçando o marketing da instituição e melhorando a lembrança dos pacientes da marca da sua clínica ou hospital.

Como escolher os uniformes médicos?

Na hora de escolher os uniformes para médicos, muitos têm dúvidas sobre as cores.

O branco, embora seja tradicional, não é obrigatório. A cor passou a ser muito usada no final do século 19, porque ajudava os profissionais a identificarem rapidamente qualquer sinal de sujeira.

E como ninguém desejava contaminar seus pacientes, naquela época o branco virou um consenso entre os profissionais de saúde. Atualmente, o branco é mais usado para a confecção de jalecos e roupas de enfermeiros, que têm maior contato com o público.

Para os médicos, as cores mais usadas são o verde e o azul, especialmente nas áreas de cirurgia. Isso porque, há algum tempo, tem-se notado que o branco é um tom mais frio e impessoal, deixando alguns pacientes constrangidos.

O verde e o azul, por outro lado, transmitem uma sensação maior de serenidade para o paciente, ajudando-o a relaxar, além de também serem cores fáceis para detectar o acúmulo de sujeiras.

De qualquer forma, o ideal é que o uniforme para médico tenha relação com a identidade da sua marca, trazendo as cores do seu logotipo presentes em detalhes ou na configuração do uniforme totalmente.

Caso a sua clínica ou hospital seja muito grande, você poderá usar cores diferentes para cada função, assim será mais fácil para pacientes e familiares compreenderem a organização do local.

Outro ponto importante é em relação aos aspectos técnicos. A regra é que os uniformes médicos sejam fabricados apenas com tecidos antimicrobianos e em conformidade com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa obrigatoriedade também vale para jalecos, roupas de cama, cortinas e demais materiais têxteis presentes em hospitais.

Inspirações para uniformes médicos

Depois de todas essas dicas, que tal algumas inspirações para uniformes médicos? Veja as ideias que separamos!

1- Uniforme rosa

Fonte: Pinterest

Já pensou em inovar no seu uniforme médico? O rosa é uma cor bastante interessante, principalmente para os setores de ginecologia, obstetrícia e cuidados com a saúde da mulher. Ele também pode ser usado na pediatria.

2- Duas cores

Fonte: Pinterest

Se o logotipo do seu hospital ou da sua clínica tem duas cores, que tal usá-las no uniforme para médico? Essa é uma ideia muito bacana para aumentar o diferencial do seu negócio e fortalecer a sua identidade visual.

3- Recortes diferenciados

Fonte: Pinterest

A sua clínica é moderna e aposta em tratamentos e tecnologias de ponta? Essas características também devem estar presentes nos uniformes para médicos. Por isso, uma ideia é investir em modelos mais modernos, com recortes diferenciados e jogo de cores.

4- Estampados

Fonte: Pinterest

Outra possibilidade para inovar e trazer mais personalidade aos uniformes para médicos é investir nas opções estampadas. Elas são interessantes para quem gosta de dar um toque único às suas peças, criando identidade com os pacientes. Vale à pena para quem trabalha com pacientes mais jovens, como as crianças e adolescentes.

5- Branco reinventado

Fonte: Pinterest

Não abre mão dos uniformes para médicos que sejam na cor branca? Não tem problema. Você pode trazer um pouco mais de modernidade com cortes diferenciados, tanto na jaqueta como na calça, criando um detalhe cheio de estilo.

6- Pequenos detalhes

Fonte: Pinterest

Os uniformes masculinos também podem ser ousados e modernos, sem excessos. Um detalhe na gola, em uma cor diferente, ou um recorte mais contemporâneo na jaqueta é suficiente para passar a mensagem de vanguarda, sem pesar.

7- Simples e confortável

Fonte: Pinterest

Além de bonito, é importante que o modelo de uniforme médico seja confortável. Então, considere o corte, a presença de bolsos e outros detalhes. Uma estampa simples e discreta pode ajudar a valorizar o uniforme.

Gostou das nossas ideias de uniformes para médicos? Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do blog, diretamente no seu e-mail!

Comentários