Comparativo entre 3 opções de chatbots para clínicas: Cloudia, Manychat e Chatfuel

Os chatbots vieram para ficar.

A cada dia mais empresas e clínicas de saúde investem nessa tecnologia de inteligência artificial para oferecerem uma experiência diferenciada aos seus pacientes, especialmente nas mídias sociais e no site oficial.

Justamente por isso é normal que algumas pessoas tenham dificuldades na hora de escolher os chatbots para clínicas.

São muitas as dúvidas nesse momento.

“Será que existe um específico que trabalhe apenas com esse setor? O que é preciso considerar na hora de optar por essa tecnologia? Quais são as funcionalidades mais importantes?”

Se você deseja usar um chatbot na sua clínica, mas ainda tem dúvidas sobre a solução ideal para o seu negócio, continue lendo este artigo.

Chatbots para clínicas: o que são e por que usá-los?

Os chatbots são robôs de atendimento que automatizar o atendimento e podem utilizar inteligência artificial para interagirem com as pessoas.

Depdendo do modelo, eles podem ser usados tanto no site da sua clínica, como também nas redes sociais, como Facebook e Instagram e em aplicativos de trocas de mensagens como o Whatsapp.

A grande vantagem que eles oferecem é a automatização desses atendimentos e o fato de funcionarem 24 horas por dia, durante 7 dias na semana. Ou seja, qualquer pessoa que queira se contatar com a sua clínica terá mais um meio de fazer isso: conversando com o chatbot, a qualquer hora do dia ou da noite.

Para se ter uma idéia, quando analisamos todas as interações feitas entre pacientes em clínicas via Cloudia, 59% das interações ocorrem fora do horário comercial. Caso a clínica não o atenda imediatamente nestes horários, fica muito difícil conseguir interagir com os mesmos no horário comercial, resultando em perda real de pacientes por este simples motivo.

Esses robôs podem ser usados de diversas formas nas suas estratégias digitais, como: tirando as dúvidas mais usuais, agendando consultas, oferecendo mais informações e “aquecendo” os leads, fazendo uma captação ativa de pacientes, enviando os lembretes das consultas agendadas, remarcando horários, entre várias outras funções.

Para o seu paciente, isso se traduz em mais facilidade e tranquilidade para se contatar com a sua empresa, além de ter mais autonomia para resolver suas demandas quando lhe convier, aumentando as chances de conversão, ou seja, de agendamento de consultas.

Comparativos entre os chatbots para clínicas: qual o melhor?

Mas para que todas essas vantagens acima sejam alcançadas, é indispensável escolher corretamente o chatbot para clínica. Por isso, montamos esse comparativo com as 3 opções mais usadas no mercado. Confira.

#1- Manychat

O Manychat nasceu em 2015 e hoje conta com mais de 20 mil bots sendo utilizados em seu serviço. A grande vantagem é que esse robô funciona no Facebook Messenger, o que significa a chance de alcançar ainda mais pessoas, especialmente se a sua clínica já possui uma página forte na plataforma, com um bom número de seguidores e de interações.

Algumas das funcionalidades oferecidas pelo Manychat são:

  • envio de mensagem de boas-vindas para o primeiro contato realizado pelo Messenger (com possibilidade de personalização sobre tempo de resposta ou envio de conteúdos específicos);
  • live chat que permite a conversação com os leads pelo Facebook Messenger;
  • growth tools, ferramentas que permitem a captura de mais leads por meio de vários canais;
  • broadcasts, funcionalidade que realiza o envio de mensagens para a sua audiência, por exemplo para informar sobre um novo conteúdo ou realizar uma oferta;
  • autposting, ferramenta que conecta o Manychat à vários canais e informa a audiência toda vez que algo for publicado;
  • keywords, atalhos que podem ser criados no Manychat para que determinadas ações sejam executadas;
  • sequences, permite criar modelos de sequências de mensagens para serem enviadas após determinadas ações.

É possível encontrar duas versões do Manychat, a gratuita e a paga, diferenciando pela quantidade de recursos oferecidos.

Porém, é válido lembrar que essa ferramenta não foi desenvolvida especificamente para clínicas e nem para o setor de saúde. Ou seja, é uma solução genérica que oferece uma possibilidade de uso um pouco mais limitada, sendo indicada especialmente para a nutrição dos leads dentro de uma estratégia de marketing digital inbound, sem objetivo de agendamento e sem integração com a sua agenda.

Além disso, o Manychat é todo em inglês e você precisa gastar algumas horas ao configurar o seu chatbot do zero.

Ainda que você possa configurar para enviar suas mensagens em português, o suporte, as configurações e todo o dashboard serão em inglês e o pagamento é feito em dólares.

#2- Chatfuel

Outra opção de chatbot bem conhecida é o Chatfuel. Ele também é usado exclusivamente no Facebook Messenger e possui versões gratuitas e pagas.

Criado em 2015, o Chatfuel oferece algumas funcionalidades interessantes, principalmente na versão paga, como:

  • segmentação por tipo de negócio;
  • uso de tags para personalizar as mensagens (por exemplo, se desejar que o bot converse com seu paciente usando o nome dele, é só incluir a tag “first name”);
  • segmentação de públicos-alvos pelo gerenciador de anúncios do Facebook;
  • permite o envio de documentos;
  • caso seja necessário, o bot consegue transferir o atendimento para um humano;
  • automação baseada em regras (sem inteligência artificial), ou seja, você poderá criar seu bot baseado em perguntas e respostas pré-estabelecidas com base na sua rede de negócios ou perguntas mais frequentes.

Mas, assim como o anterior, o Chatfuel também possui algumas limitações. O primeiro é o fato de essa ser uma tecnologia genérica, que, embora permita a segmentação pelo tipo de negócio, não foi concebida pensando nas necessidades específicas de atendimento da área da saúde e não é recomendável para estabelecimentos que tem como objetivo final o agendamento.

O Chatfuel também é todo em inglês e não oferece uma boa experiência para a configuração, se mostrando o sistema mais complexo de se configurar dentre os 3 aqui citados..

O pagamento também é feito em dólares.

#3- Cloudia

A Cloudia é um chatbot brasileiro desenvolvido especialmente para o setor de saúde e estética. Foi criada em 2016 como uma solução com inteligência artificial que visa automatizar o atendimento em clínicas nos países de língua portuguesa.

Ela funciona tanto no site da clínica como no Facebook Messenger e até mesmo no Whatsapp (mediante a contratação da Whatsapp Business API oficial) e permite atender automaticamente seus pacientes, com agendamento de horários, esclarecimento de dúvidas, envio de lembretes e muitas outras funções.

Entre as principais vantagens desse chatbot podemos destacar:

  • é específico para as clínicas e consultórios de saúde e estética;
  • possui inteligência artificial treinada para a língua portuguesa e mais avançada;
  • Foi feita converter atendimentos em agendamentos, otimizando todo esse processo;
  • solução com o fluxo de atendimento pronto e otimizado para converter os atendimentos em agendamentos;
  • oferece integração com apenas 1 clique com o Google Agenda e pode ser integrado a qualquer sistema que tenha a API restful. Entre os sistemas que já se integraram, há os CRMs Pipedrive e Bitrix, além de sistemas de agendamentos como Feegow Clinic e Dental Office.
  • inteligência artificial treinada para a língua portuguesa e mais avançada que as outras soluções que citamos;
  • suporte mais próximo, em português e com equipe dedicada ao sucesso da clínica;
  • área de membros, configuração e suporte totalmente em português;
  • procedimento de acompanhamento dos usuários, o que ajuda a melhorar os resultados das clínicas, com aproveitamento máximo do chatbot;
  • treinamento gratuito em vídeo e treinamento específico para as secretárias (que vão aprender a aproveitar o máximo da solução e integrá-la ao seu dia a dia, aumentando o número de agendamentos e conversões ao entender o procedimento dos 3 passos que a equipe da Cloudia criou);
  • respostas automáticas às dúvidas mais comuns;
  • envio de mensagens pelo Facebook Messenger a qualquer usuário que comente em alguma postagem na sua página, melhorando a captação e o contato com os leads;
  • envio de lembretes de consultas;
  • broadcast ou envio de mensagens em massa com as segmentações que uma clínica precisa.

Por tudo isso, a Cloudia conta com inúmeros cases de sucesso no Brasil e em Portugal, como os exemplos abaixo:

  • a Avelar Odontologia fatura mais de 500 mil/mês com apenas 5 cadeiras usando a estratégia de captar pacientes através do uso do Facebook + Cloudia.
  • a Odontocompany de Itu conseguiu aumentar em 52% o número de novos clientes captados a partir dos anúncios do Facebook, graças a automação do atendimento.
  • a Odontocompay de Mogi Guaçu conseguiu obter um ROI de 1811% com anúncios impulsionados no Facebook e uso da Cloudia para entrar em contato automaticamente com as pessoas que comentavam na publicação.

Conclusão

Como você viu, o chatbot para clínicas é uma ótima maneira de automatizar seus atendimentos virtuais e oferecer mais facilidades aos seus pacientes.

Mas para que todas essas soluções sejam implantadas com sucesso, é importante escolher a solução certa.

Embora existam muitas possibilidades no mercado, nem todas foram desenvolvidas exclusivamente para o setor de saúde, considerando suas particularidades e exigências.

A Cloudia é uma solução brasileira, criada e personalizada para o atendimento em clínicas e consultórios, com diversas funcionalidades importantes na captação de pacientes, suporte em português e inúmeros cases de sucesso e por isso é a escolha de clínicas dos diversos portes no Brasil e Portugal.

Você gostou de conhecer mais sobre esses chatbots para clínicas?

Aproveite e entre em contato com as nossas equipes para saber mais sobre a Cloudia e como ela pode ajudar a sua clínica ou consultório!

 

 

Comentários