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Atendimento em clínica de oftalmologia: 5 dicas para encantar o cliente

Por Lucca Campardo em Marketing na Saúde | Postado em 4 de outubro de 2022

Atendimento em clínica de oftalmologia: 5 dicas para encantar o cliente

Oferecer um ótimo atendimento em clínica de oftalmologia é uma das formas de encantar o cliente, na qual trará vários benefícios, incluindo a fidelização dos mesmos.

Ao realizar um atendimento em clínica de oftalmologia, é preciso entender a dor do paciente, para que todo o processo seja feito da melhor forma possível e faça com que ele tenha uma boa experiência.

Existem várias formas de melhorar o atendimento da sua clínica, o importante antes de começar a aplicar é perguntar para os pacientes o que acham do atendimento atual e pedir sugestões de pontos que precisam de um trabalho melhor.

Continue a leitura e veja as dicas que separamos para você encantar o cliente!

Por que melhorar o atendimento em clínica de oftalmologia?

Ao entrar em contato com a clínica, o paciente tem um problema, uma dor, na qual precisa de uma solução. Ele busca por respostas e um atendimento rápido para que consiga isso.

Dessa forma, o atendimento em clínica de oftalmologia precisa compreender as necessidades do paciente. Entender em qual ponto ele para fazer as perguntas certas e trazer solução no momento correto.

Listamos 5 dicas de como você pode melhorar o atendimento em clínica de oftalmologia. É interessante testá-las e ir adaptando conforme a necessidade.

1) Jornada do paciente

Compreender a jornada do paciente é a primeira dica para melhorar o atendimento em clínica de oftalmologia. A jornada é se trata do caminho que o paciente percorre desde o primeiro contato com a clínica até a tomada de decisão de agendar uma consulta.

Ao saber em qual parte da jornada do paciente ele está, você poderá criar estratégias específicas para atendê-lo que serão mais efetivas. Isso também ajuda a entender pontos que devem ser melhorados e pontos que estão dando certo no atendimento da clínica.

Um exemplo que pode ser visto durante a jornada é se o paciente tem problemas em agendar uma consulta, isso significa que a clínica precisa melhorar na organização de horários na agenda ou até contratar mais profissionais para gerar mais disponibilidade.

2) Treine toda a equipe

Toda a equipe deve estar preparada para o atendimento em uma clínica de oftalmologia, pois todos podem contribuir para uma melhor experiência por parte do cliente.

É importante que todos estejam em harmonia e que o trabalho em equipe seja eficiente e produtivo. Uma equipe que tem conflitos transparece quando vai atender os pacientes, por mais que muitos achem que isso passe despercebido.

Desde os oftalmologistas, auxiliares, atendentes, profissionais da limpeza e todas as demais áreas da sua clínica devem estar treinados para receber os pacientes. Todos eles podem ser motivos para que um cliente agende uma consulta.

atendimento em clínica de oftalmologia

3) Use um chatbot

Uma outra dica de fazer com que sua clínica passe uma ótima experiência com seu atendimento é automatizá-lo. Isso faz com que ele seja rápido, eficiente e padronizado.

Por mais que muitos acreditem que usar um chatbot possa fazer com que o atendimento pareça robótico e não humanizado, isso não é verdade. É possível tornar o atendimento automático humanizado, até porque o robô não substituirá o atendente, apenas facilitará seu trabalho.

O chatbot é uma ferramenta de conversação com inteligência artificial, que permite com que os pacientes se comuniquem por mensagens e por meio de diversas plataformas diferentes.

O robô tira as dúvidas dos pacientes, oferece uma série de informações e agendar consultas. Tudo isso de forma personalizável e padronizada, mantendo o mesmo nível de atendimento com todas as solicitações.

Dessa forma, a equipe de atendimento poderá focar em atividades que demandam maior atenção, e seus pacientes podem entrar em contato com a clínica em qualquer horário e pelo meio que preferir.

4) Pós-atendimento

O pós-atendimento é uma estratégia realizada depois que a consulta ou exame de um paciente são concluídos. A ideia é continuar mantendo um contato com ele mesmo após já ter terminado o tratamento, criando um relacionamento com a clínica.

Logo após um tratamento, mande uma mensagem respondendo algumas dúvidas que o paciente possa ter, ajudando-o a manter uma boa recuperação. Também é possível mandar vantagens exclusivas e até enviar mensagens em datas comemorativas.

Isso ajudará o seu atendimento em clínica de oftalmologia a ser lembrado por encantar o cliente, fidelizando-o no pós-atendimento. Como também aumenta as chances desse mesmo paciente recomendar a clínica para seus colegas e familiares, fazendo o famoso boca a boca.

Outra ação é aplicar uma pesquisa de satisfação após a consulta/exame, perguntando sobre a experiência de atendimento com a clínica e também do procedimento realizado.

5) Marketing digital

Investir em marketing digital traz mais oportunidades de atingir potenciais clientes e promove interação, podendo iniciar uma relação entre as duas partes, especialmente no meio digital.

Começando pelos posts nas redes sociais, ao criar conteúdo de relevância para o público que deseja atingir, isso poderá gerar comentários e envio de mensagens. Desse modo, é importante estar pronto para respostas as interações de um potencial cliente.

O chatbot também pode entrar nessa parte para facilitar, pois o robô pode também responder os comentários e mensagens enviados por meio da rede social. Além de claro, já realizar o atendimento e agendamento.

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Outra ação interessante de se aplicar é o e-mail marketing, que é capaz de se comunicar diretamente com seus leads, estreitando ainda mais o relacionamento. Isso ajuda a diferenciar sua clínica da concorrência.

É possível educar os pacientes ao mandar conteúdos ricos e informativos, que ajudem a entender mais sobre a oftalmologia e os tratamentos oferecidos, reafirmando sua autoridade no assunto. 

Outras opções de disparo são a de boas-vindas para os pacientes que marcaram e confirmaram a presença. A ideia é continuar encantando ele ao enviar informações como data, horário, endereço e até alguns preparativos para o caso de um exame.

Conclusão

Agora que você sabe algumas dicas de como melhorar o atendimento em clínica de oftalmologia, poderá aplicar e testar. Mas, lembre de sempre ir perguntando a opinião do cliente, afinal, isso é para que ele tenham uma ótima experiência.

O uso de chatbot pode melhorar a qualidade dos atendimentos e consegue atender a um grande número de solicitações. O robô também pode ser uma ótima forma de fornecer disponibilidade de atendimento por vários meios e horários. 

Caso queira saber mais do chatbot da Cloudia, teste como um paciente aqui!