Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 2 de janeiro de 2024
Os softwares médicos são importantes aliados da gestão, automatizando processos e tornando a rotina mais simples e eficiente. Porém, para atingir essas metas, é importante escolher uma ferramenta adequada a sua realidade e demanda.
Para lhe ajudar a tomar essa importante decisão, separamos os principais softwares médicos do mercado e fizemos um comparativo entre eles. Confira!
O iClinic é um software médico bastante completo que oferece uma série de funcionalidades interessantes aos gestores.
A funcionalidade agenda médica permite organizar e integrar a agenda ao prontuário eletrônico. Desta forma torna mais simples e fácil encontrar informações importantes sobre a saúde de cada paciente.
Além disso, é possível fazer um cadastro personalizado, organizando a agenda pelo tipo de procedimento realizado. Para isso, você seleciona a duração e os valores específicos para cada um deles e separando essas informações por cores, tornando a visualização mais simples e rápida.
Ainda é possível listar os pacientes ordenados por nome, código, data da última consulta ou data de nascimento. A busca rápida permite encontrar qualquer cadastro pelo nome, código ou CPF.
Para facilitar sua rotina, o iClinic permite conferir a lista de pacientes do dia, visualizando o nome, o horário da consulta e o status de cada agendamento, na ordem do atendimento.
Outra funcionalidade interessante é o disparo de lembretes de consulta por SMS e e-mail, reduzindo o no-show.
Agora, a confirmação, pelo paciente, pode ser feita via SMS, e-mail ou WhatsApp e a ferramenta também permite analisar o status do agendamento. Ou seja, verifica se o paciente está aguardando na recepção ou se ele não compareceu.
O iClinic também permite a visualização dos pacientes em lista de espera, tornando mais simples a realização de encaixes. Em outras palavras, ele faz o lançamento do recebimento da consulta diretamente pela agenda.
Além disso, possui outras funcionalidades, como: sincronização da agenda com calendários externos, bloqueio de horários e agendamentos recorrentes.
O iClinic oferece um prontuário personalizável e acessível via smartphone. Com ele, você consegue avaliar o histórico de valores, pode personalizar o prontuário de acordo com a sua especialidade e prática médica e anexar arquivos e documentos, como exames, fotos, vídeos e documentos do paciente.
Todos os documentos no iClinic podem ser assinados digitalmente, como os prontuários, solicitação de exames, prescrições etc., com validade jurídica e segurança de dados.
O software tem integração com a Memed, banco de medicamentos, permitindo personalizar suas prescrições com os modelos de documentos que você mais usa na sua prática médica, além de receber avisos de interações medicamentosas.
Também é possível usar as calculadoras e ferramentas automáticas, como curva de crescimento, calculadora de IMC, data provável do parto e idade gestacional etc., além de inúmeras outras funcionalidades, como: bulário, CID 10, orçamentos personalizados, compartilhamento de prontuário, controle de vacina e tags de lembrete.
Com a pandemia, muitos médicos passaram a realizar teleconsulta – e os softwares médicos tiveram que “correr atrás” dessa funcionalidade.
O iClinic permite que você tenha acesso total ao prontuário do paciente durante a teleconsulta, realize o compartilhamento de tela, grave a teleconsulta, dispare lembretes por WhatsApp da teleconsulta agendada e que o paciente realize o agendamento online da teleconsulta.
O módulo de gestão financeira do iClinic é bastante completo, com atualização automática do fluxo de caixa, controle de recebimentos e despesas (inserindo os valores por procedimento, profissional, paciente e convênio e determinando de qual conta bancária a movimentação foi feita e extrato de transações.
Isto é, permite o lançamento financeiro direto da agenda ou do prontuário, a realização do cálculo e a geração de relatórios sobre os repasses para os profissionais da clínica.
Da mesma forma, realiza o controle sobre os parcelamentos dos procedimentos, a geração de guias de consulta TISS em lotes e dentre outras funcionalidades.
O iClinic possui um módulo específico para o marketing, permitindo enviar campanhas e sequências de e-mail, de forma personalizada e automática, para seus pacientes. Ainda conta com modelos personalizados de e-mail, listas personalizadas (para segmentar seu público e disparos), e-mail de boas vindas aos novos pacientes e e-mail para aniversariantes.
O plano mais barato é de R$89 mensais por profissional de saúde, com adicional de R$35 mensais para 10 teleconsultas. O plano completo sai por R$299 mensais por profissional de saúde, com teleconsultas ilimitadas e todas as funcionalidades.
Outro software médico muito procurado e completo é o Feegow, totalmente na nuvem e com mais de 280 funcionalidades, além de uma interface fácil de usar e intuitiva.
O Feegow possui agenda médica diária e semanal e também a opção de agendas médicas múltiplas. A funcionalidade agenda médica permite controlar a agenda diária e semanal, a agenda integrada de equipamentos, gerenciar a fila de espera, gerenciar a sala de espera com acompanhamento em tempo real, repescar faltosos e desmarcados, realizar check-in e check-out pela própria agenda, confirmação de consulta via SMS ou e-mail, integração com Doctoralia e disponibilização de código iFrame para
agendamento online.
No caso da funcionalidade agendas médicas múltiplas, o software trabalha com o uso de filtros, permitindo que o usuário escolha quais agendas deseja visualizar em uma mesma página, filtrando por médicos, salas, especialidades, unidades e convênios.
Os formulários são totalmente personalizáveis e permitem o profissional gerenciar: anamnese, evoluções e laudos personalizáveis, gerar tabelas, gráficos e calculadoras, prescrever medicamentos e fórmulas por meio do bulário integrado, emitir rapidamente atestados, textos e pedidos de exames, realizar receitas de controle especial, incluir e visualizar imagens do paciente com editor, subir arquivos do paciente, realizar
diagnósticos e incluir CID.
Em outras palavras, conta com a função gráfico de evolução, que permite reunir toda a informação do paciente, gerando gráficos que facilitam a visualização da evolução do tratamento. Também possui integração com a Memed para prescrições e atestados
O software possui certificação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) na categoria Telessaúde, modalidade Teleconsulta, garantindo alta segurança e qualidade nas consultas à distância.
O módulo adicional de telemedicina é simples e intuitivo, sem necessidade de downloads, oferecendo uma sala de conferência privada e exclusiva a cada consulta.
Além disso, a plataforma de teleconsulta é 100% integrada com a agenda e prontuário, permitindo que o profissional mantenha tudo organizado dentro do próprio sistema
O módulo de gestão financeira é muito completo, permitindo analisar e incluir: contas a pagar e a receber, receitas e despesas fixas, geração de repasses simples e de alta complexidade, extrato de contas e posições, rateio de custos, fluxo de caixa, relatórios de resultados e previsões financeiras, gerenciador de orçamentos e contratos, controle de cheques emitidos e recebidos, gerenciamento de cartões de crédito e de débito, desconto dos materiais utilizados, recebimentos de convênios e fechamento de caixa, plano de contas e centro de custo e recibos integrados com D-MED.
No módulo de faturamento, é possível emitir rapidamente guias de consulta, SP/SADT e honorários, associar automaticamente com as informações do agendamento, administrar lotes, imprimir a guia preenchida ou em branco e configurar período de retorno para o convênio.
Ainda conta com modelo sempre atualizado da TISS mais recente da ANS e autorizador online.
O Feegow Clinic não possui um módulo exclusivo de marketing médico, mas oferece ferramentas práticas para comunicação e engajamento com os pacientes. A Área do Paciente possibilita o envio de documentos e arquivos diretamente para o paciente. O sistema automatiza notificações de agendamentos, cobranças e pesquisas de satisfação (NPS).
Além disso, com a integração Feegow e Doctoralia, é possível criar campanhas personalizadas via SMS, e-mail e WhatsApp. O sistema integrado também inclui um App de Pacientes com chat integrado e funcionalidade de agendamento online.
Possui a opção de plano gratuito para até 100 pacientes cadastrados, o Feegow Free. Ele conta agenda diária e semanal e prontuário eletrônico. Para cadastrar acima de 100 pacientes e ter acesso as demais funcionalidades, é necessário contratar o plano Plus, de R$129 mensais por profissional de saúde ou o
plano Pro, que é o mais completo, por R$149 mensais por profissional de saúde.
Já para clínicas com mais de 10 profissionais de saúde, o Feegow possui planos personalizados.
Desde já, o HiDoctor é um software bastante procurado por ser uma plataforma completa, fácil de usar e que permite o acesso com ou sem internet. Uma de suas vantagens é o acesso por computador, tablet ou smartphone. E a sincronia multiponto dos dados.
A agenda do HiDoctor permite a realização do agendamento online pelo paciente, envia SMS para a confirmação automática dos horários, ajuda na organização da fila de adiantamento (indicando os pacientes com prioridade para adiantar compromisso caso haja desmarcação na agenda), apresenta o tempo de espera de cada paciente na sala de espera, oferece uma série de estatísticas sobre os atendimentos (convênios, valor médio das consultas e tempo médio de espera), notificação de agendamento, bloqueio de horário e programação dos horários.
Um diferencial interessante do HiDoctor é que ele possui fichas personalizáveis, que permite que você crie ou importe formulários produzidos por outros médicos da sua especialidade.
O prontuário eletrônico deste software permite um registro completo com ficha, foto, anamnese, prescrições e histórico de consultas, além de poder anexar os exames em PDF, Word ou outros formatos.
Também conta com calculadoras médicas, prescrição facilitada, tabela TUSS e CID, biblioteca (com modelos de declarações, recomendações e outros textos padrões), assinatura digital e impressos personalizados.
A função teleconsulta funciona de maneira bem simples no HiDoctor: o médico cria uma sala de conferência pelo próprio software e envia o link para o paciente por WhatsApp, e-mail, SMS ou outro meio de contato.
Com o link recebido, o paciente entra na sala virtual no horário agendado da consulta. E pronto, você poderá realizar a consulta e acessar todos os dados do paciente incluídos no prontuário eletrônico do HiDoctor ou adicionar informações graças à integração com o software.
O módulo financeiro do Hi Doctor oferece uma série de funcionalidades interessantes, como: geração de estatísticas financeiras sobre sua clínica, pagamentos pendentes para saber as próximas contas a pagar e os lançamentos que faltam receber no mês e fluxo de caixa, inclusive com projeção dos lançamentos dos próximos meses.
O HiDoctor possui um módulo exclusivo de marketing onde o médico pode enviar cartões de aniversários ou datas comemorativas para os pacientes, bem como campanhas personalizadas.
Além disso, o médico conta com um site onde ele pode publicar facilmente suas informações de atendimento, publicar textos, artigos, fotos, gráficos e ainda fazer a divulgação para os pacientes.
Ainda conta com o módulo área do paciente, no qual é possível enviar mensagens e documentos aos pacientes de forma personalizada, segura e automatizada.
Para melhorar o contato com os pacientes, o software tem a possibilidade de automatizar o envio de mensagens via WhatsApp, usando os textos disponíveis na biblioteca. E para melhorar a comunicação interna, conta com chat interno entre médico e secretárias.
O plano básico tem o custo promocional de R$ 325 para implantação e mais R$ 110 mensais da assinatura. Em caso de clínicas com vários médicos os valores são diferenciados.
A ProDoctor se vende como um software médico totalmente diferente, sendo alinhado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e com atualizações constantes alinhadas às ultimas tendências.
A agenda na ProDoctor é separada por profissional, permite fácil navegação entre os dias, envia confirmação de consultas por WhatsApp e SMS, possui assistente para localização de agendamentos, histórico das ações dos usuários e permite o agendamento em sessões.
Também conta com agenda de salas e equipamentos, agenda de filas e outras funcionalidades.
O prontuário eletrônico da ProDoctor é personalizável e possui assinatura digital que garante validade legal, da mesma forma oferece: identificação completa do paciente com foto, impressão de pulseira e etiqueta de identificação do paciente.
Do mesmo modo, possui prontuário assinado digitalmente no padrão ICP-Brasil, prescrições eletrônicas, atestados, laudos e textos diversos assinados digitalmente e que podem ser acessados via QR Code e módulo de telemedicina unificado.
É um módulo à parte (chamado ProDoctor Telemedicina) que tem um custo de R$2,95 por teleconsulta. Em outras palavras, a diferença é que você não precisará compartilhar as informações do paciente com soluções terceirizadas, porque o ProDoctor Telemedicina é uma solução própria do software.
Então, você não precisará sair do software para fazer a tele-consulta, acessar o prontuário eletrônico do paciente, emitir laudos, receitas ou atestados.
A solução funciona assim: o paciente recebe as informações e instruções por e-mail e WhatsaApp. Na hora marcada, ele acessa o link e aguarda na sala de espera virtual até que a tele-consulta inicie.
Do mesmo modo, o paciente não precisa instalar nada, pois fará o acesso pelo browser, apenas terá que ter microfone e câmera no próprio computador ou celular.
O ProDoctor possui um módulo dedicado exclusivamente ao faturamento e repasses, sempre atualizado com a última versão da TISS, com os valores dos procedimentos parametrizáveis e permitindo a geração e impressão das guias físicas no padrão TISS, além de permitir a realização de repasses para cada profissional, já integrados ao financeiro.
No módulo financeiro conta com: controle de caixa unificado ao prontuário, lançamento e controle de contas a pagar e a receber, unificado ao faturamento e ao controle de estoque, permite a criação de diversas formas de pagamento (inclusive com parcelamento) e assistente para localizar facilmente os lançamentos no contas a pagar e receber.
O ProDoctor não possui um módulo exclusivo para a função, mas conta com adicionais interessantes como chat interno para envio de mensagens entre usuários ou grupo de usuários.
O plano mais básico (ProDoctor Cloud) tem preços a partir de R$ 75 mensais, enquanto o mais completo custa a partir de R$ 195 mensais.
O iMedicina é um dos softwares médicos mais conhecidos e possui um plano gratuito para clínicas de todos os tamanhos, sem data de expiração.
Antes de tudo, no iMedicina, cada profissional da clínica tem uma agenda separada e personalizada – mas elas podem ser visualizadas em conjunto pelas secretárias.
No modelo multi-agendas, possui ferramenta de agendamento online de acordo com os turnos configurados. Além disso, oferece busca rápida de horários disponíveis, sincronização com o Google Agenda e disparo de lembretes de consultas por e-mail ou SMS.
O prontuário eletrônico do iMedicina permite o acesso no modelo em Timeline. Nele é possível incluir dados do atendimento, notas, arquivos e comunicações enviadas pelo sistema.
Tem integração com banco de dados Memed e permite pesquisar preços, acessar bulário e fazer prescrições medicamentos. Todo o processo é feito de maneira simples e dinâmica, diretamente na tela de atendimento.
É possível adicionar arquivos em imagem e PDF e configurar modelos pré-prontos de atestados, prescrição, anamnese etc. Além disso, o software realiza o salvamento automático de dados a cada 10 segundos e os servidores passam por backups 2 vezes ao dia.
O módulo de telemedicina é novo e a plataforma é integrada com o prontuário e o agendamento online.
Além de ser uma ferramenta totalmente gratuita com criptografia na conexão de vídeo. Essa funcionalidade dá controle total do médico que precisa autorizar o acesso à sala e acesso ao vídeo por dentro do prontuário.
Não há cobrança por atendimento e nem teste com tempo limitado.
O módulo financeiro é bastante completo, permitindo validar os lançamentos das receitas e avaliar todas as despesas da clínica. Além de contar com fluxo de caixa, extratos de movimentação financeira por período, análise de custos e emissão de relatórios personalizados.
O iMedicina conta com um módulo exclusivo dedicado ao marketing médico. O serviço possui configuração do Google Meu Negócio e sites personalizados com blog. Além disso, tem anúncios no Google, criação de peças para redes sociais e fluxos de e-mail personalizados.
O iMedicina possui o planos Essencial, Plus e Premium. Começando com R$129/mês, até R$459/mês.
O 4Medic é um dos softwares médicos mais usados, capaz de organizar e agilizar os processos da clínica de forma mais simples. Ele é um software mais simples, porém com um custo mais acessível, dependendo das necessidades da sua clínica.
A agenda do 4Medic possui confirmação de consulta via WhatsApp e SMS, além de ser fácil de usar e intuitiva. Também dispõe de controle de atendimentos, mostrando o tempo que seus pacientes estão aguardando consulta.
O prontuário eletrônico é personalizável e o 4Medic conta com um módulo específico para diferentes especialidades.
É possível incluir uma anamnese customizável e ter acesso a receituário inteligente. Bem como módulos de impressos prontos e assinatura digital para receitas, atestados e encaminhamento de pedido de exames.
O 4Medic também possui um módulo para telemedicina, de acordo com as normativas da Portaria nº 467 do CFM. Com ele é possível realizar a assinatura digital de receitas, atestados, encaminhamentos e pedidos de exame.
Possui controle de contas a pagar e a receber, relatórios de faturamento semanal, quinzenal ou mensal e diversos filtros que ajudam a pesquisar sobre os procedimentos realizados, convênios mais usados, entre outras informações.
O 4Medic não possui um módulo exclusivo, porém permite automatizar algumas ações de comunicação com o paciente.
O acesso ao sistema completo custa R$99,90 mensal por profissional de saúde.
Um dos softwares médicos mais usados está o Doctor Max, ele possui um sistema completo de gestão com diversas funcionalidades.
A agenda no Doctor Max é separada por profissional e unidade e você pode configurar uma cor diferente para cada status, como: confirmado, cancelado, atendendo, atendido etc.
O Doctor Max possui 2 funções nesse sentido, a ficha de pacientes e o prontuário eletrônico. Na ficha, você poderá incluir os dados pessoais dos pacientes, ficha de anamnese, receituário, atestados, anotações, imagens e documentos.
No prontuário, é possível incluir orçamento integrado para cobrança de consultas e procedimentos.
Ainda há integração com a plataforma Memed para a prescrição digital.
O Doctor Max conta com módulo exclusivo para teleconsulta, que permite a integração com as demais funcionalidades do software.
Dentro da gestão financeira, há o módulo Guia TISS, para emissão de guias de consulta com arquivo XML de acordo com as normas da ANS. Também há outras ferramentas importantes, como fluxo de caixa, receitas e despesas, controle de cartões e cheques, emissão de boletos e maquininha de cartão.
O software, ainda, possui a função comissionamento, que permite realizar facilmente o comissionamento dos profissionais da clínica por produção ou recebimento dos atendimentos.
O Doctor Max possui um módulo exclusivo ao marketing, com a possibilidade de criação de campanhas e disparo de e-mail marketing e SMS.
O plano mais barato é o Light, por R$79,90 mensais, com 2 usuários. Já o plano mais completo é o Pro, por R$139,90 mensais e 5 usuários.
O Consultório Live é um software médico para gestão de clínicas e consultórios médicos, projetado para simplificar e otimizar o dia a dia de profissionais da saúde.
A agenda é uma ferramenta indispensável para clínicas e consultórios, com benefícios para os profissionais de saúde, secretárias e pacientes. No Consultório Live, as agendas possuem flexibilidade para lidar com as mais diversas situações e manter seu dia organizado.
Você poderá personalizar os dias e horários de atendimentos, fazer encaixes, trancar horários, dias ou períodos. A cada agendamento é atribuído um status, para que você possa diferenciar facilmente os que confirmaram, compareceram, faltaram ou desmarcaram.
Com o sistema gerador de sites, você poderá criar uma página personalizada para sua clínica ou consultório onde o paciente pode fazer agendamento online. Nessa tela, serão exibidos os horários disponíveis e o paciente poderá escolher a melhor opção, sem a necessidade de realizar uma ligação telefônica.
O sistema ainda oferece confirmação de consulta por WhatsApp, SMS e E-mail, reduzindo significativamente as faltas. A confirmação automatizada por WhatsApp é cobrada de acordo com o consumo, mas por SMS e e-mail é totalmente gratuita.
Além disso, o sistema oferece controle de Sala de Espera, incluindo Painel de Chamada com possibilidade de anunciar o próximo paciente pelo nome com voz sintetizada. Também há funcionalidade de Lista de Espera para registrar os pacientes que desejam marcar caso um horário se torne disponível.
A agenda pode ser visualizada e editada através do aplicativo do Consultório Live para celular.
Tenha um cadastro completo com os dados de seus pacientes, incluindo fotos e anexos. Cadastre seus próprios modelos de anamnese e documentos, registre a evolução e faça prescrições eletrônicas com assinatura digital.
O cadastro do paciente é completo, incluindo dados de identificação, foto de perfil, dados para contato, quem indicou e muito mais. Você pode pesquisar o paciente por nome ou CPF e o sistema conta com o recurso Pacientes Recentes.
O sistema possui integração com a Memed, que oferece um banco de dados completo de medicamentos para realizar a prescrição digital. Com isso, você também pode assinar as receitas digitalmente e enviá-las direto para o celular do paciente.
O prontuário conta com espaço para Anamneses, Evolução, Tabelas de Acompanhamento, Hipótese Diagnóstica (integrado com a CID-10), Prescrições, Pedidos de Exames, Emissão de Documentos (como Atestados e Declarações), Anexos, Gráficos de IMC, Curvas da OMS e mais.
Os dados do prontuário, assim como os demais dados do sistema, ficam armazenados em servidores seguros e seguindo as normas da LGPD. Apenas profissionais com o devido nível de permissão podem acessar dados sensíveis.
Os prontuários também podem ser visualizados e ter novas consultas inseridas via aplicativo para celular.
O Consultório Live possui seu próprio sistema de Teleconsulta. Feito para facilitar o atendimento, a ferramenta de Teleconsulta do sistema exibe o vídeo do paciente lado a lado com seu prontuário, para que o profissional de saúde tenha livre acesso ao seu histórico enquanto realiza o atendimento.
Um link para iniciar a Teleconsulta é enviada para o WhatsApp do paciente quando o profissional acionar essa função.
Usando os recursos de transmissão de vídeo mais avançados, com boa qualidade de transmissão de imagem e tempo de resposta, o Consultório Live cobra as teleconsultas por créditos, que são consumidos conforme o uso.
Colocar as finanças em ordem é fundamental para o crescimento de sua clínica ou consultório. Deste modo, o Módulo Financeiro é um dos principais recursos do Consultório Live.
Com integração total com o prontuário e com a agenda, você terá os pagamentos recebidos fortemente vinculados ao cadastro do paciente que o efetuou e à referida consulta.
O sistema oferece Fluxo de Caixa, Contas a Pagar e Receber, Emissão de Recibos com sua logo, cadastro de Procedimentos, Comissões por Profissional, Relatórios e Gráficos.
Também oferece a emissão de Guias de Consulta e Guias SP/SADT no padrão TISS. Os lotes de guias são gerados e baixados facilmente no formato XML e você pode escolher a versão do TISS a ser usada.
O sistema oferece um módulo de marketing, onde você pode criar gratuitamente um site para sua clínica ou consultório e acompanhar as estatísticas de acesso. Além disso, possui recursos para pós-consulta, como a possibilidade de pedir feedback dos pacientes.
Além disso, há integração com a API do MailChimp, em que você pode sincronizar suas listas de e-mail com uma das plataformas de E-mail Marketing mais usadas do mundo.
O Consultório Live é comercializado de acordo com o número de usuários. Todos os planos têm todas as funções disponíveis. Para 1 usuário, custa a partir de R$ 66,00 mensais, com faturamento anual.
Quanto maior a quantidade de usuários, maior o desconto e os bônus oferecidos. Por exemplo, o plano Premium para 8 usuários, com valor mensal de R$ 235,00, oferece 2 licenças extras de cortesia e 50 créditos de teleconsulta.
O App Health é um dos softwares médicos brasileiros mais completos e integrados, com foco na gestão inteligente de clínicas, consultórios e hospitais. Desde 2018, a plataforma já atendeu mais de 5 mil profissionais, com 4 milhões de pacientes registrados e mais de 5 milhões de agendamentos realizados em todo o Brasil.
A agenda do App Health é online, inteligente e multiprofissional, permitindo organizar os atendimentos com visão por especialidade e agendamentos recorrentes. Um dos grandes diferenciais é a integração com o Vizi Saúde, que oferece agendamento 24 horas por dia diretamente pelo perfil do profissional.
Além disso, o paciente pode realizar o pagamento online no ato do agendamento, mesmo fora do horário comercial. O sistema ainda permite acompanhar todos os compromissos da semana via aplicativo (Android e iOS) e realizar a gestão de encaixes e faltas.
A confirmação de consultas pode ser feita automaticamente via WhatsApp, o que ajuda a reduzir em até 70% o índice de no-show, além de liberar a secretária das confirmações manuais.
O prontuário eletrônico do App Health oferece histórico completo e personalizado por especialidade médica. É acessível de qualquer lugar via app e permite:
Tudo com armazenamento seguro e 100% digital, em conformidade com a LGPD.
A partir do plano Plus, o App Health disponibiliza telemedicina integrada sem necessidade de instalar programas adicionais. O agendamento é feito online e o paciente pode receber:
O atendimento remoto pode ser feito via navegador ou aplicativo, com segurança dos dados e acesso total ao prontuário durante a consulta.
O módulo financeiro do App Health é robusto e permite:
Essas ferramentas garantem controle em tempo real das finanças da clínica ou consultório, reduzindo inadimplência e melhorando o fluxo de caixa.
O plano Vizi oferece recursos voltados à visibilidade online da clínica, como:
Esses diferenciais ajudam a clínica a conquistar mais pacientes e melhorar a jornada de atendimento com automação e autonomia.
O App Health disponibiliza três modelos de contratação:
A GestãoDS é um dos softwares médicos mais adotados no Brasil, com mais de 15 mil profissionais da saúde, 22 milhões de agendamentos e 40 milhões de atendimentos registrados. Seu diferencial está na combinação de tecnologia com educação médica e uma metodologia própria para aumentar agendamentos e fidelizar pacientes.
A agenda médica da GestãoDS é moderna, integrada e acessível via celular. Permite agendamento online 24h com confirmação automática via WhatsApp, além de oferecer um sistema sincronizado que organiza o dia a dia de clínicas e consultórios com agilidade.
A plataforma também disponibiliza agenda de salas e equipamentos, além de ranking de pacientes, pré-consulta e envio de lembretes — funcionalidades que otimizam o tempo da equipe e reduzem faltas. O paciente pode realizar pré-cadastro online, via link, QR Code, e-mail ou WhatsApp.
O prontuário eletrônico é totalmente personalizável, com possibilidade de usar modelos salvos para preenchimento rápido, inclusive durante a teleconsulta. Está integrado à plataforma da Memed para prescrição digital e oferece suporte a assinaturas eletrônicas com validade jurídica.
Também inclui histórico clínico, curva de crescimento (OMS), acompanhamento pré-natal e evolução de pacientes, tudo com armazenamento em nuvem seguro, acessível de qualquer lugar.
A GestãoDS oferece telemedicina gratuita em todos os planos, com tecnologia própria e gravação de chamadas. O sistema possui certificação HIPAA Compliance, garantindo segurança e conformidade legal.
Durante a consulta, o médico pode acessar o prontuário, utilizar o chat interno com a equipe e enviar documentos digitalmente. O agendamento pode ser feito com pagamento online e envio de anamnese antecipada ao paciente.
O módulo financeiro da GestãoDS proporciona controle total das finanças, com funcionalidades como:
O sistema também pode ser integrado ao Nibo, otimizando ainda mais o controle contábil e fiscal da clínica.
A GestãoDS vai além da gestão clínica: oferece uma abordagem estratégica para marketing e fidelização. Os módulos incluem:
A plataforma ainda conta com NPS, facilitando a avaliação da experiência do paciente.
A GestãoDS oferece três planos principais:
Os planos têm descontos para contratos semestrais ou anuais, e a plataforma oferece migração gratuita de dados, suporte humanizado com tempo médio de resposta inferior a 1 minuto, e hospedagem 100% em nuvem via Amazon AWS.
O Shosp é um dos softwares médicos mais completos do mercado, projetado para atender desde pequenos consultórios até clínicas multiespecialidades e redes com múltiplas unidades. Com foco em segurança, eficiência e atendimento humanizado, o sistema oferece funcionalidades robustas para transformar a gestão e a experiência dos pacientes.
A agenda do Shosp é inteligente, intuitiva e pode ser acessada via app (iOS e Android). Entre os principais recursos estão:
Tudo isso facilita o fluxo da recepção, reduz faltas e aumenta a taxa de comparecimento.
O prontuário eletrônico do Shosp é completo, com personalização por especialidade médica e estrutura compatível com as exigências do CFM e da SBIS. As funcionalidades incluem:
O médico tem total liberdade para adaptar o prontuário à sua prática e acessar os dados de qualquer lugar, com segurança em nuvem.
A telemedicina do Shosp é nativa e está integrada à agenda e ao prontuário, com:
A solução atende todas as exigências do Conselho Federal de Medicina, sem necessidade de instalar programas adicionais.
O módulo financeiro do Shosp proporciona controle total do fluxo de caixa, incluindo:
As funcionalidades são ideais para clínicas que desejam acompanhar indicadores em tempo real e evitar glosas ou falhas de faturamento.
Com um foco claro na fidelização e relacionamento com o paciente, o Shosp oferece:
O objetivo é reduzir faltas, aumentar a retenção e melhorar a percepção de valor da clínica.
O Shosp não divulga abertamente os valores dos planos, mas trabalha com modelos personalizáveis, adaptados ao porte e às necessidades da clínica. A solução inclui:
Além disso, o Shosp é compatível com diferentes versões do padrão TISS, com geração automática de XML, controle de glosas e autorização de procedimentos via Webservice, tornando o sistema ideal para clínicas que atuam com convênios.
Com mais de 35 mil profissionais da saúde utilizando a plataforma e presença em mais de 3 mil clínicas no Brasil, o Clínica nas Nuvens é um dos softwares médicos mais completos do mercado. Oferece funcionalidades voltadas à gestão eficiente, atendimento humanizado e automações que reduzem custos e aumentam a produtividade das equipes.
A agenda médica do Clínica nas Nuvens é online, flexível e sincronizada com múltiplos usuários. Com ela, é possível:
A plataforma promete reduzir em até 50% as faltas, além de aumentar em 20% a receita com agendamentos online.
O prontuário eletrônico da Clínica nas Nuvens é totalmente personalizável e pode ser ajustado por especialidade. Entre os recursos oferecidos estão:
Além disso, possui recursos odontológicos avançados, como plano de tratamento integrado à agenda, controle de imagens faciais e avaliação estética.
A funcionalidade de telemedicina é integrada e segura, com acesso via computador ou celular. O sistema oferece:
Tudo pode ser configurado para clínicas médicas, odontológicas ou de estética.
O módulo financeiro do Clínica nas Nuvens é robusto, permitindo:
Indicadores financeiros são exibidos em tempo real via dashboard, permitindo análises rápidas e decisões assertivas.
O software também inclui um módulo completo de marketing com:
Além disso, permite o acompanhamento da jornada do paciente e oferece um módulo exclusivo para clínicas-escola.
O plano Essencial custa R$ 499/mês e inclui:
Já o plano Enterprise é ideal para clínicas maiores, redes ou universidades, com:
Ambos os planos incluem migração gratuita de dados, armazenamento em nuvem, conformidade com a LGPD e integração com diversos sistemas.
O Amigo Clinic é uma solução all-in-one desenvolvida pela Amigo Tech, voltada para médicos autônomos, consultórios e clínicas em todas as fases da jornada profissional. Com mais de 40 milhões de atendimentos realizados e 35 mil profissionais ativos, a plataforma integra ferramentas administrativas, clínicas, contábeis e de relacionamento, com o objetivo de simplificar a gestão e potencializar o atendimento.
A agenda do Amigo Clinic oferece gestão completa e prática da rotina de consultas:
Com isso, a plataforma permite aumentar o número de atendimentos sem comprometer a qualidade do serviço.
O prontuário eletrônico do Amigo Clinic é personalizável e segue padrões técnicos de segurança:
O sistema também oferece edição de documentos com agilidade e centralização de todas as informações clínicas do paciente em um único lugar.
A telemedicina é nativa da plataforma, com funcionalidades completas:
A solução permite atendimento remoto eficiente, com experiência fluida tanto para o profissional quanto para o paciente.
O Amigo Clinic inclui um sistema financeiro robusto, ideal para clínicas que precisam de controle sobre receitas e despesas:
Tudo pode ser acessado e operado a partir do painel principal, com transações seguras e automatizadas.
A plataforma disponibiliza recursos para atração, engajamento e fidelização de pacientes:
Esses recursos contribuem diretamente para a retenção e o aumento da base de pacientes, otimizando a comunicação com o público.
Os planos do Amigo Clinic são personalizados conforme a estrutura e as necessidades da clínica. A contratação inclui:
A empresa oferece atendimento para recém-formados, autônomos, clínicas e profissionais sêniores, com soluções escaláveis e ajustadas para cada etapa da carreira médica.
O QuarkClinic é um software médico completo, desenvolvido para consultórios, clínicas e policlínicas que desejam otimizar processos, aumentar o faturamento e oferecer uma experiência de atendimento mais eficiente. Com mais de 4,4 milhões de pacientes impactados, 7.500 usuários ativos e 210 funcionalidades, o sistema é ideal para profissionais de saúde, gestores e empreendedores da área médica.
A agenda médica do QuarkClinic é flexível, moderna e pensada para facilitar o atendimento:
Essas funcionalidades contribuem diretamente para a redução de faltas e aumento de produtividade da recepção.
O prontuário eletrônico do QuarkClinic é altamente personalizável, atendendo diversas especialidades. Entre os destaques:
Todos os dados são armazenados com segurança e sigilo, respeitando as normas da LGPD.
A plataforma de telemedicina do QuarkClinic é robusta e permite teleconsultas ilimitadas, com:
É uma solução prática para ampliar o acesso ao cuidado, sem comprometer a segurança das informações.
O QuarkClinic conta com um módulo financeiro completo, integrado com os demais sistemas da clínica:
Essas ferramentas otimizam o controle econômico da clínica, facilitando tomadas de decisão.
A plataforma também oferece recursos de marketing e relacionamento com o paciente:
Além disso, integra-se com ferramentas externas como RD Station e Pipedrive, ampliando o potencial de atração e fidelização.
O QuarkClinic trabalha com três planos principais, todos sem fidelidade:
Todos os planos oferecem desconto progressivo a partir de 6 profissionais e incluem migração gratuita de dados, com suporte contínuo e operação 100% em nuvem.
O RealClinic, desenvolvido pela TDSA, é um software médico robusto, focado na profissionalização da gestão de clínicas, com soluções completas que vão da recepção ao faturamento e da organização de tarefas à emissão de notas fiscais. Com módulos inteligentes e personalizáveis, é ideal para clínicas que desejam elevar seu nível de eficiência e atendimento.
A agenda do RealClinic é inteligente e altamente personalizável, com foco na produtividade da equipe e no fluxo de pacientes. Entre as funcionalidades estão:
Além disso, conta com painel de senhas e totem de autoatendimento, otimizando o fluxo na recepção.
O prontuário eletrônico do RealClinic é online, com prescrição digital integrada e recursos avançados:
A plataforma ainda oferece captura de imagens para exames como ultrassonografia e endoscopia, integradas diretamente ao prontuário.
A telemedicina está incluída sem custo adicional, com:
Essa funcionalidade permite que médicos atendam com comodidade e agilidade, mantendo a confidencialidade e rastreabilidade dos atendimentos.
O módulo financeiro do RealClinic é completo e adaptável à realidade de clínicas de todos os portes. Oferece:
Além disso, o sistema emite XMLs de recursos de glosa, facilitando o relacionamento com convênios.
O RealClinic também inclui funcionalidades para relacionamento com pacientes e estratégia de fidelização:
Essas ferramentas auxiliam na retenção de pacientes e na percepção de valor da clínica.
O sistema conta com módulos adicionais conforme a necessidade de cada clínica, como:
Integra-se ainda com ferramentas como RD Station, PagSeguro, Nina Tecnologia e diversas APIs.
A plataforma é hospedada em servidores de alta capacidade, realiza backups diários e oferece suporte via chat, central de chamados e consultoria especializada.
Por fim, como você viu neste comparativo, existem vários softwares médicos disponíveis. Embora eles tenham funcionalidades comuns, alguns são voltados para clínicas maiores e com mais demandas, enquanto outros funcionam perfeitamente para clínicas menores e sem tantos profissionais de saúde.
Contudo, na hora de escolher o melhor software de gestão, busque entender quais pontos precisam ser melhorados na sua clínica.
Saber as funções mais importantes a serem automatizadas é fundamental. Ao mesmo tempo que não se deve esquecer de avaliar a facilidade de uso da solução, de acordo com a sua rotina e realidade.
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Última atualização em 25 de maio de 2025 por lisiane mossmann