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5 melhores softwares de chat online para sites de clínicas

Por Tiago Miranda Costa em Chatbot para Clínicas | Postado em 10 de abril de 2019

5 melhores softwares de chat online para sites de clínicas

Os softwares de chat online têm sido muito usados em estratégias de marketing digital.

Apesar desse crescimento expressivo, nem todos os sites de clínicas médicas e odontológicas contam com esse recurso – deixando de aproveitar uma oportunidade excelente para encantar os visitantes e agendar mais consultas.

É o seu caso? Continue a leitura e entenda melhor como funcionam esses softwares de chat online e quais são os melhores para a sua clínica!

Softwares de chat online: como funcionam e quais as vantagens?

Os chats online são uma maneira rápida de colocar a sua empresa em contato com o cliente ou visitante do seu site.

Hoje em dia existem basicamente dois tipos: os softwares tradicionais que contam com o atendimento humano e os chatbots, que são robôs com inteligência artificial capazes de substituir parcialmente a presença humana em alguns casos.

Os softwares tradicionais ainda são os mais comuns, justamente porque oferecem uma possibilidade a mais de personalização do atendimento, ajudando no esclarecimento de dúvidas sobre produtos, serviços, preços, procedimentos, realizar o agendamento de consultas e outras necessidades que o visitante tiver ao interagir com o seu site.

Para escolher o melhor software, é importante pensar em quais usos a ferramenta terá e assim definir as funcionalidades mais adequadas.

Ainda não está convencido das vantagens dos softwares de chat online para clínicas? Veja alguns motivos de começar a pensar nessa solução.

Baixo custo

Os softwares de chat online permitem que a sua clínica preste um atendimento exclusivo, rápido e de qualidade – tudo isso sem impactar o seu financeiro. Afinal, a maioria das soluções tem um custo bastante acessível e são bem fáceis de serem instaladas e implementadas. Além disso, é possível treinar os recepcionistas da sua clínica para também realizarem esse tipo de atendimento virtual.

É claro que, quanto mais qualificado for o seu time de atendimento, melhor será o suporte prestado aos pacientes e melhor será o retorno que a ferramenta lhe trará. Apesar disso, o custo de aquisição dos softwares e implementação é bem inferior quando comparado a outras tecnologias.

Mensuração de dados

Com um bom software de chat online, você poderá gravar todas as conversas que mantiver com seus pacientes e visitantes do seu site. Algumas soluções, ainda, oferecem possibilidades extras, como: localização do usuário, IP e outras informações.

De posse desses dados, fica mais fácil entender quem tem acessado o seu site, o perfil dos seus clientes e até as dúvidas mais comuns que eles possuem.

Isso tudo facilita na hora de prestar um atendimento ainda mais personalizado e ágil e tornar as suas estratégias de marketing, captação e fidelização de pacientes mais precisas.

Atendimentos simultâneos

Pessoalment0e, é difícil para as suas recepcionistas atenderem mais de um paciente por vez.

O mesmo ocorre com o atendimento telefônico (lembrando que as linhas constantemente ocupadas podem fazer você perder possíveis pacientes).

Mas, com o chat online nada disso acontece.

Um mesmo atendente poderá responder as solicitações de várias pessoas ao mesmo tempo, trazendo mais dinamismo ao seu atendimento.

É claro que o bom senso é muito importante, evitando sobrecarregar seus atendentes, o que pode comprometer a qualidade do serviço prestado.

Melhora a imagem da sua clínica

Ser bem atendido é o desejo de todos os pacientes, não é mesmo?

Por isso, nada melhor do que oferecer várias opções para que o visitante entre em contato com a sua clínica.

Além do telefone e da visita ao ponto físico, ele também pode tirar dúvidas e agendar consultas da sua casa ou por meio do seu smartphone.

Isso traz mais facilidade aos seus pacientes e, claro, uma melhora significativa na forma como enxergam a sua marca, que passa a ser vista como moderna, parceira e amiga, sempre se importando com o bem-estar de quem atende.

Pontos que favorecem à fidelização e à diferenciação em um mercado cada vez mais competitivo.

Quais os melhores softwares de chat online para clínicas?

Já está convencido do quanto os softwares de chat online são importantes nas suas estratégias de marketing?

Veja algumas sugestões para a sua clínica!

#1- Drift

Drift é um software de chat online que funciona como uma plataforma de marketing, já que conta com várias opções de usos. Ele possui duas versões: para os times de vendas e para os setores de marketing.

No primeiro caso, é possível iniciar conversas com os seus leads via e-mail, site ou redes sociais. E ele ainda conta com a opção “Drift Assistant for Sales” que realiza uma série de funções dependendo das suas necessidades, como: notificações de reuniões, envio automático de e-mail pós-reuniões, entre outros.

Já a versão para o time de marketing ajuda a gerar mais leads, qualificá-los e agendar mais reuniões para vendas. Assim como o anterior, essa versão pode ser usada no site da empresa ou nas redes sociais.

Como essa é uma solução estrangeira, os preços cobrados são em dólares e podem variar de 50 a até 1500 dólares por mês.

Também existe uma versão gratuita para testar a plataforma.

A desvantagem é que essa é uma solução “genérica”, ou seja, ela não é focada nas necessidades das clínicas.

#2- Tawk.to

Se você está em busca de uma solução mais simples, o Tawk.to é uma excelente ferramenta. O software funciona ajudando a interagir com os visitantes do seu site, do seu aplicativo ou de uma página customizada.

Depois de criar uma conta e copiar o código para o seu site, é possível personalizar a solução, modificando o posicionamento no layout, as saudações iniciais, entre outras ações.

As equipes podem analisar os dados gerados pelos atendentes e assim identificar como a solução tem auxiliado nas estratégias de marketing, captação de novos leads ou agendamentos.

O software, que está disponível em 27 idiomas, permite o uso de emojis, envio de mensagens em grupo, transferências de arquivos, agendamento, análise de informações dos visitantes e muitas outras funcionalidades.

Porém, assim como o anterior, não é uma solução específica para sites de clínicas – e seu uso poderá ficar mais restrito dependendo das suas necessidades.

#3- Live Help Center

Carinhosamente apelidado de LHC, essa é uma das soluções mais conhecidas do mercado.

O LHC é gratuito e possui várias possibilidades de personalização, sendo reconhecido por permitir que grandes equipes realizem atendimentos múltiplos.

Ainda é possível registrar as conversas em um banco de dados, realizar a troca de arquivos entre atendente e cliente e enviar capturas de tela nos atendimentos, comprovante de pagamentos e documentos. Outra vantagem é a facilidade para alterar o design, que pode ser mais agradável e próximo do usado no seu site. Porém, também é uma solução mais “genérica”.

#4-LiveZilla

De origem alemã, o LiveZilla é um software de chat online que conta com várias funcionalidades, como fila de espera de atendimento, envio das conversar por e-mail, contador de tempo, monitoramento dos usuários online no site etc.

Assim como o anterior, ele também permite a customização do layout para ficar mais adequado à sua marca e o ambiente administrativo pode ser configurado com diferentes níveis de acesso, o que evita que determinados colaboradores tenham acesso às configurações do sistema.

#5- Cloudia

Ao contrário das soluções anteriores, a Cloudia é uma plataforma brasileira focada exclusivamente no setor da saúde e que conta com uma excelente solução de chat online que funciona no Facebook, Instagram, WhatsApp e no seu site.

Além de ser exclusiva para o setor de saúde, outro grande diferencial da Cloudia é que ela funciona como um chatbot. Ou seja, dispensa a necessidade de atendentes humanos, já que toda a interação com os usuários é realizada por meio de um robô com inteligência virtual que funciona como uma assistente virtual.

Com ela, é possível:

  • enviar lembretes automáticos para os seus pacientes via Messenger e e-mail, reduzindo o número de faltas por esquecimento;
  • agendar consultas via aplicativos de mensagem e pelo seu site. De forma intuitiva os próprios pacientes podem escolher agendar, verificar ou cancelar uma consulta no horário que lhes for mais conveniente;
  • prospectar novos pacientes respondendo de forma automática os comentários nas suas publicações no Facebook e no Instagram, com uma mensagem que você mesmo poderá definir, direcionando esses usuários para interagirem com a assistente virtual;
  • responder as perguntas mais frequentes dos seus pacientes. Para isso, basta cadastrar as perguntas e respostas e a Cloudia responderá tudo automaticamente.

Todas as consultas marcadas são enviadas diariamente para a agenda gratuita do Google Agenda. A Cloudia também pode ser usada por profissionais que atendem por ordem de chegada ou que queiram agendar mais de um paciente em um mesmo horário.

Os valores dos planos dependem do tipo da quantidade de usuários atendidos no mês.

Conclusões

Como você viu, um software de chat online é uma excelente maneira de otimizar o seu atendimento, captar novos pacientes e diferenciar a sua marca.  Porém, se você busca aumentar sua receita ao oferecer a comodidade do atendimento imediato, 24h por dia, 7 dias por semana para os seus pacientes, um chatbot como a Cloudia é uma ótima alternativa.

Depois de ler este post, você já está convencido de que contar com um software de chat online é a melhor maneira de destacar a sua clínica? Entenda mais como funciona a Cloudia e descubra porque ela é a solução perfeita para o seu consultório!

Créditos da imagem de capa deste post: https://writix.co.uk/.