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Planejamento para clínicas de estética: como fazer o seu para 2022?

A melhor maneira de fazer o seu negócio crescer em 2022 é realizando, agora, um planejamento para clínicas de estética. Dessa forma, você poderá prever diferentes cenários e desenvolver estratégias para lidar com cada um deles, bem como ações que permitirão atingir suas metas.

Não é novidade para ninguém que a base de uma gestão de sucesso é o planejamento. Apesar disso, ainda são poucos os empresários que realizam a “lição de casa”.  Um levantamento realizado pela consultoria Falconi mostrou que entre as médias empresas brasileiras, apenas 10% possuem um planejamento estratégico para os próximos anos.

Portanto, se você deseja se destacar, sem dúvida investir em um planejamento para clínicas de estética é um diferencial importante. Confira as dicas que separamos para fazer o seu!

Saiba o que pode ser melhorado

Antes de começar a traçar suas metas, olhe para 2021 e entenda o que foi positivo e o que pode ser melhorado. Analise como foi o seu faturamento, os processos, os resultados alcançados (e as metas que não foram atingidas), o percentual de crescimento, novos clientes atraídos e fidelizados, a opinião dos clientes e outros pontos.

Assim você conseguirá ter uma visão clara do que precisa ser otimizado dentro da sua clínica de estética – e poderá definir metas mais objetivas e que façam sentido para a sua realidade.

Analise o seu mercado

Não perca de vista o seu setor. Avalie quais são as novidades em termos de tratamentos e tecnologias, as principais tendências, o comportamento dos consumidores, o que está acontecendo em outros países e pode ser trazido de novidade para cá, como os concorrentes têm agido e também possíveis alterações econômicas ou políticas que resvalem no seu negócio – como crise econômica, alta de preços de insumos, alta da inflação etc.

Essa análise mais profunda ajuda você a identificar oportunidades de negócio e também pensar em pontos que podem estar afetando a sua clientela, definindo ações para essas situações.

Você pode, por exemplo, analisar que a inflação tem diminuído o poder de compra dos brasileiros – e os clientes têm reduzido a quantidade de tratamentos estéticos. Assim, uma solução poderia ser desenvolver pacotes ou tratamentos com custos mais acessíveis ou com opções de parcelamento no cartão de crédito em mais vezes.

Avalie o comportamento do consumidor

Outro ponto muito importante, antes de definir suas metas, é entender o comportamento do seu público. Pense em todos os pontos que podem influenciá-lo, como novas tendências, tecnologias, economia etc.

A pandemia modificou drasticamente o padrão de consumo e a forma como as pessoas consomem no geral. As novas tecnologias se tornaram mais presentes e muitos consumidores estão em busca de praticidade. Como essas alterações interferiram no seu negócio em 2021? E quais foram as lições aprendidas que podem ser usadas em 2022?

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Pense nas suas finanças

Nunca deixe a questão financeira de fora do seu plano. Na verdade, essa é uma das questões mais importantes do planejamento para clínicas de estética. Faça um balanço de 2021, entendendo: quais serviços foram mais lucrativos, a margem de contribuição de cada serviço prestado, os custos mês a mês, os meses com mais e menos demanda, o custo para prestar cada serviço, entre outros pontos.

Projete diferentes cenários baseados nos seus resultados mensais em 2021. Analise quais são os meses de baixa e programe ações para eles, como promoções. Pense em cenários com mais e menos clientes – e defina quais ações devem ser tomadas em cada uma dessas situações, precavendo-se e antevendo-as, evitando ser pego de surpresa.

Outro ponto importante é definir o orçamento disponível para suas metas, de modo que suas ações e estratégias sejam compatíveis com essa quantia.

Trace metas claras

Depois de fazer uma análise profunda da sua empresa, do seu mercado e do seu público, é hora de traçar metas. Elas devem ser claras, atingíveis, terem um tempo para acontecerem e serem fáceis de metrificar.

Alguns exemplos de metas são:

  • diminuir em X% o número de clientes inadimplentes em 6 meses;
  • aumentar o número de clientes em X% em 3 meses;
  • reduzir os custos operacionais em X% dentro de 6 meses.

Essas metas devem estar em sintonia com todas as análises que você realizou anteriormente. É importante definir metas no curto, médio e longo prazo. E também evitar o excesso de metas, pois pode ser mais difícil de realizá-las. Foque nas que são mais importantes para seu negócio – e possíveis de serem alcançadas de acordo com os seus recursos humanos e financeiros.

Crie um cronograma de ações

Na sequência, é hora de planejar as ações que serão tomadas para atingir as suas metas. Para isso, a dica é criar um cronograma, indicando quais passos devem ser tomados, em qual prazo, quais são as responsabilidades de cada colaborador e quais as métricas e indicadores serão usados para monitorar a evolução dessas ações.

Esse cronograma deve ser fácil de ser visualizado e compreendido, de forma que todos os colaboradores consigam entender quais são suas tarefas e como eles contribuem para o todo.

Pense nos melhores indicadores

É muito importante definir quais indicadores serão usados, assim você conseguirá acompanhar se as suas estratégias estão trazendo os resultados esperados – e caso não estejam é possível fazer as alterações necessárias a tempo.

São vários os indicadores que podem ser usados, dependendo dos seus objetivos, como: ROI (retorno sobre o investimento), taxa de novos clientes, taxa de clientes fidelizados, vendas por canal, leads gerados por canal, CAC (custo de aquisição de clientes), entre outros.

Envolva sua equipe

Para que o planejamento para clínicas de estética não seja apenas um documento, mas traga resultados reais, é muito importante que todos os colaboradores sejam envolvidos no processo.

Eles devem entender quais são as metas de curto, médio e longo prazo, o que você espera deles, como eles contribuem para alcançar esses objetivos, porque essas metas são importantes e como você medirá a evolução das ações.

Por isso, não crie um planejamento muito longo ou complexo. Um documento de uma página é suficiente para que todos consigam entender o que será feito e de que forma. Converse com cada colaborador e mostre o quanto ele é importante para que as metas sejam atingidas. E, claro, bonifique sua equipe por meta batida, assim eles se sentirão ainda mais motivados e engajados.

Lembre-se, ainda, que o planejamento para clínicas de estética não é um documento imutável, mas algo em constante aperfeiçoamento. Por isso, ao longo dos meses, você deverá analisá-lo, conferir os indicadores e modificar o que for necessário. Pode ser preciso corrigir o curso do caminho algumas vezes – e não há problema nenhum nisso, desde que tudo seja feito de maneira estratégica e embasada.

Agora ficou mais fácil montar o planejamento para clínicas de estética de 2022? Uma das formas de atingir várias metas importantes é investindo em divulgação. Para lhe ajudar, montamos um e-book completo com as principais dicas de marketing para clínicas de estética. Baixe agora e comece 2022 com o pé direito!

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