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6 dicas para criar logotipo de clínica de estética

Por Adriele Amaral em Marketing para Clínica de Estética | Postado em 3 de maio de 2022

6 dicas para criar logotipo de clínica de estética

Na hora de pensar na comunicação da sua clínica de estética, são vários os pontos que merecem cuidado, e um muito importante é a identidade visual, da qual faz parte o logotipo de clínica de estética.

Muitas pessoas pensam que esse é um fato “meramente decorativo”, mas a verdade não é bem assim. O logotipo tem a responsabilidade de definir e resumir os principais pontos da sua marca, dialogando diretamente com seu público, passando mais credibilidade e confiança.

Não sabe como criar o logotipo de clínica de estética para seu negócio? Veja as dicas que separamos!

Qual a importância do logotipo e da identidade visual?

Primeiro, é preciso diferenciar identidade visual e logotipo. A identidade visual é um conceito mais amplo, porque engloba todos os itens visuais que ajudam os consumidores a identificarem sua marca, como o próprio logotipo e também as cores, desenhos, símbolos, fonte, mascotes etc.

Já o logotipo é a representação gráfica da sua marca. Ele pode ser composto de símbolos e frases ou palavras, apenas palavras, desenhos etc. 

Assim, a identidade visual é a responsável por transmitir ao consumidor quem é a sua empresa. Ou seja, sua missão, visão e valores, os serviços que presta e também por despertar sentimentos nas pessoas, transmitindo mais confiança e credibilidade.

Se a identidade visual é feita de qualquer jeito, você acabará transmitindo a ideia de que não é profissional, o que pode gerar insegurança nas pessoas – e reduzir o poder de atratividade do seu negócio (ou até os preços que você consegue cobrar).

Além disso, a identidade visual e o logotipo diferenciam o seu negócio diante da concorrência. Pois, quando seus clientes vêem as cores e o logo da sua marca, eles associam a bons sentimentos e sensações, transformando a forma como se relacionam com o seu negócio.

Como criar um logotipo de clínica de estética?

Por ser tão importante, criar o logotipo de clínica de estética exige muito cuidado e atenção. Os dois principais pontos são: conhecer a sua empresa e entender quem são seus clientes. Somente dessa maneira você será capaz de criar uma identidade visual que faça sentido e atinja os objetivos da sua marca.

1 – Faça um bom planejamento

Para criar o logotipo de clínica de estética, você deve começar planejando. Isso significa entender a missão, visão e valores do seu negócio, seus diferenciais e também as características do público que deseja atrair. Isso porque, todos esses pontos precisam estar refletidos na identidade visual da sua marca.

Então, comece colocando no papel as principais características da sua marca. Pense, se ela fosse uma pessoa, quais qualidades teria? Por exemplo: aconchegante, inovadora, intimista, luxuosa, acolhedora, plural, conservadora etc. 

Essas características, é claro, precisam estar ligadas com os serviços que você presta e com o público que atende. Não adianta, por exemplo, dizer que sua marca é inovadora e não investir em tratamentos recentes ou tecnologia, pois sua identidade não será condizente com o que a sua empresa entrega.

Avalie também quais são seus diferenciais e os valores que formam o seu negócio.

Depois, estude o seu público. Levante as principais características das pessoas que você atende, como: idade, estilo de vida, renda, localização, desejos, sonhos etc. Pense em dados demográficos, mas também comportamentais. Entenda como a sua marca se sintoniza com as características dessas pessoas.

2 – Busque referências

Depois de fazer a “lição de casa” e planejar muito bem a sua marca e as pessoas que deseja atrair, é hora de avaliar a concorrência e também se inspirar. Pesquise para entender o que as outras clínicas de estética do seu setor ou cidade têm feito e avalie como pode se diferenciar. 

Na sequência, pesquise por referências para criar seu próprio logotipo de clínica de estética. Você não precisa focar apenas na região onde atua, podendo se inspirar inclusive com logos internacionais, de marcas que aprecia e que tenham relação com o tipo de público que atende.

Avalie como é o logotipo de marcas de outros serviços que seu público consome e analise quais itens têm relação com as características dessas pessoas. Pense em detalhes como cores, tipo de fonte usada, símbolos e outros detalhes.

Nesse ponto, use a internet a seu favor. O Pinterest é um grande recurso, assim como o Instagram e o próprio Google (navegando no site das marcas). Ainda é possível usar sites específicos como o Behance ou o Dribbble. Se você não sabe quais marcas avaliar, pense em quais empresas têm se destacado com seu público-alvo, analisando as marcas que essas pessoas seguem nas redes sociais ou usam no seu dia a dia.

logotipo de clínica de estética

3 – Pontue itens importantes

Fechada a parte de pesquisa, é hora de você começar a tomar algumas decisões importantes, como:

  • cor;
  • estilo;
  • tipo de fonte;
  • o que é importante e deve estar presente no seu logotipo;
  • itens a evitar;
  • sentimentos que deseja despertar.

Essas informações serão essenciais para guiar o designer quando ele começar a produzir o seu logotipo de clínica de estética. Inclusive, você pode levar para o profissional as inspirações que separou, explicando porque selecionou esses logos.

Cor

A escolha da cor é um dos detalhes mais essenciais. Afinal, além do logotipo, essas tonalidades deverão ser usadas em toda a comunicação da sua empresa, como nas paredes da sua clínica, nos folders, sites, redes sociais etc.

Uma dica é usar a psicologia das cores, entendendo quais sentimentos e emoções determinada tonalidade é capaz de despertar nas pessoas (e escolhendo as que estão mais próximas do seu público e da sua marca).

As cores mais usadas no segmento da estética são roxo e rosa, nas inúmeras nuances que essas tonalidades apresentam. O roxo está relacionado à nobreza e à realeza, trazendo um toque de luxuosidade. Também se associa à calma, respeito e sabedoria. Já o rosa é a cor do feminino, do amor, da inocência, da felicidade, delicadeza e charme.

Outras opções legais são:

  • vermelho: paixão, excitação, energia, força e calor;
  • amarelo: comunicação, sabedoria, relaxamento, alegria, otimismo e verão;
  • verde: cura, calma, natureza, autoconsciência, renovação, juventude e boa sorte;
  • azul: espiritualidade, tranquilidade, estabilidade, harmonia e confiança;
  • branco: proteção, respeito, pureza, limpeza, paz e simplicidade;
  • prata: riqueza, glamour, tecnologia e elegância;
  • dourado: riqueza, extravagância, opulência, prosperidade e grandeza.

Você pode criar uma opção monocromática (com várias tonalidades diferentes da mesma cor) ou fazer uma combinação de 2 ou 3 tons. Nesse caso, tome cuidado para escolher uma opção mais neutra e suave, trazendo harmonia.

Fonte

A fonte é um ponto central da identidade visual e deve ser escolhida com muito cuidado. Você pode usar o Google Fonts, por exemplo, para fazer alguns testes.

Lembre-se que o estilo da fonte deve comunicar a filosofia da sua marca. Algumas fontes transmitem elegância, outras são mais informais e existem as mais tradicionais e conservadoras. Basicamente, as fontes podem ser divididas em:

  • Serif: as fontes serifadas têm pequenos traços e prolongamentos nas hastes de cada letra, transmitindo a ideia de tradição e de algo clássico, são ideais para marcas que desejam transmitir sentimentos de autoridade, confiança e respeitabilidade. As mais conhecidas nesse estilo são Baskerville, Garamond, Calson e Palatino;
  • Sans Serif: são as fontes sem serifa, com uma aparência limpa, simples e moderna, ideais para empresas inovadoras. As mais conhecidas são: Helvetica, Avenir, Arial e Futura;
  • Script: são as fontes cursivas que denotam feminilidade, elegância, criatividade e simpatia;
  • Novelty: são fontes sutis, divertidas, atraentes e sempre usadas em negrito. Se for combinar fontes, use essas com moderação e sempre junto de uma fonte minimalista;
  • Decorativas: as fontes que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores são chamadas de decorativas. Elas têm mais personalidade e é possível encontrar opções futuristas, góticas, românticas etc. Como carregam personalidade, podem ser usadas em logotipos, dependendo do que deseja expressar. Também podem ser combinadas com fontes simples, san serif.

Quando escolher as fontes, garanta que elas sejam fáceis de ler, possam ser entendidas facilmente pelo seu público, funcionem com diferentes tamanhos de logo (já que ele será aplicado em inúmeras comunicações) e tenham relevância para a sua marca.

4 – Evite o exagero

Ao pesquisar referências, você já deve ter notado que a máxima do “menos é mais” também pode ser aplicada na criação de logotipos e identidade visual, não é mesmo? Exagerar nas cores, misturar várias fontes e incluir muitas informações fará apenas com que seu logotipo de clínica de estética fique confuso e traga um efeito controverso com seu público. Prefira opções mais clean, com poucas cores e só os elementos necessários para transmitir a mensagem que deseja. Assim, você conseguirá uma identidade visual mais elegante e profissional. Além disso, será mais fácil criar diferentes versões para usos diversos, como nas redes sociais, na decoração da clínica, em uniformes etc.

5 – Escolha um bom profissional

Embora existam diferentes aplicativos que permitem a criação de logotipos, é muito interessante contar com a ajuda de um profissional. Afinal, essa será a primeira impressão que você passará aos seus futuros clientes e você não deseja que as pessoas vejam sua marca como amadora ou pouco confiável, não é mesmo?

Se a ideia é fazer com que sua clínica seja vista de forma diferente perante a concorrência, transmitindo confiança e segurança ao seu público, é muito importante escolher um designer profissional para isso.

Na hora de avaliar, analise se o profissional ou a agência tem familiaridade com o setor de estética, peça para ver os trabalhos já realizados, analise se o profissional irá lhe pedir um briefing, faça uma reunião antes passando todos os pontos que você separou e as informações do seu negócio e do seu público e entenda como funciona a produção de identidade visual.

Normalmente, após um briefing inicial, o designer fará suas próprias pesquisas e criará um esboço para sua aprovação. Após esse acerto, o logotipo e a identidade visual será produzida, já com as possibilidades de aplicação.

6 – Faça o manual da marca

Um ponto importante a conversar com o profissional é sobre o manual da marca. Este é um documento que indica todos os possíveis usos da sua identidade visual e aplicações, indicando como poderá ser feita a redução do logotipo, quais cores podem ser substituídas, incluindo o logotipo em preto e branco e assim por diante. 

O manual da marca é crucial para padronizar a sua comunicação, assegurando que todas as aplicações da sua identidade visual sigam a mesma ideia e expressem a mesma mensagem. Além disso, traz mais funcionalidade, ao contar com diferentes aplicações do logotipo de clínica de estética para o uso no dia a dia do marketing e da publicidade da clínica.

Assim, quando for, por exemplo, criar os uniformes, você pode usar o manual da marca para bordar o seu logotipo. Ou quando for fazer o site da clínica, poderá usar as aplicações e indicações do manual para seguir o mesmo esquema de cores, fontes e outras decisões tomadas na identidade visual, mantendo uma correlação entre todos os materiais de comunicação e divulgação da sua empresa.

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