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Integração entre chatbot para clínicas e software médico

Por Tiago Miranda Costa em Gestão de Clínicas | Postado em 5 de abril de 2022

Integração entre chatbot para clínicas e software médico

Por que fazer a integração entre chatbot para clínicas e software médico?

Todo profissional da saúde sabe da importância de oferecer um bom atendimento aos pacientes. Esse detalhe é essencial na hora de se destacar da concorrência e também para a fidelização do cliente. Felizmente, hoje existem ferramentas tecnológicas que facilitam esse processo. Entre elas, está o chatbot para clínicas, também chamado de assistente virtual, e o software médico.

Quando essas duas ferramentas são integradas, a gestão da clínica e o atendimento ao paciente ficam ainda melhores, graças às funcionalidades que ambas oferecem para o dia a dia e à possibilidade de unificar todas as funcionalidades em um único lugar.

Se você já conta com uma dessas ferramentas na sua clínica, saiba quais os benefícios de integrá-la ao outro sistema. Continue lendo e confira!

Atendimento imediato em qualquer horário

Nos dias de hoje os canais para os clientes contactarem uma clínica são muitos. Além do telefone, há também o Facebook, Instagram, WhatsApp, e-mail e website. Em muitos casos, esses locais são os mais utilizados e onde se recebem o maior número de mensagens diárias de clientes, com diferentes dúvidas e solicitações. 

Por conta disso, administrar todas as mensagens recebidas diariamente não é uma tarefa fácil e fica muito mais complicada quando as mensagens são enviadas fora do horário de expediente. 

É nesse cenário que surge a importância do uso de sistemas automatizados. Ao integrar um chatbot para clínicas e software médico, é possível oferecer um atendimento online 24 horas por dia, através das principais ferramentas de troca de mensagens utilizados na empresa.

Ou seja, caso um cliente envie uma mensagem para o WhatsApp da empresa no domingo, o sistema responderá automaticamente à solicitação, sem ter de esperar que um colaborador da clínica retorne na segunda-feira, em horário de expediente, para retornar a mensagem. 

Além disso, um atendimento feito por meio de um assistente virtual, vinculado aos recursos de gestão disponíveis em um software médico, consegue utilizar informações cadastradas sobre os pacientes para oferecer um atendimento totalmente personalizado. 

Atualização automática da agenda

A integração entre chatbot para clínicas e software médico permite também uma melhor gestão das consultas marcadas, pois os agendamentos gerados aparecem automaticamente na agenda médica digital da clínica

Por exemplo, a Gabriela entrou em contato pelo WhatsApp e agendou, por meio das funcionalidades do assistente virtual, uma consulta para o próximo mês. De forma automatizada, o chatbot para clínicas e software médico atualizará essa informação na agenda do sistema, informando o médico responsável. 

Assim, a equipe perde menos tempo realizando tarefas operacionais e pode focar nos trabalhos estratégicos de atendimento ao paciente. Ou seja, todo mundo sai ganhando.

Melhora na gestão da clínica

Imagine poder otimizar todos os processos da clínica, economizando o tempo da equipe, que normalmente é gasto em trabalhos burocráticos e demorados. Com a integração de um chatbot para clínicas e software médico isso é possível.

Dessa forma, a secretária não precisa perder horas organizando a agenda, marcando e remarcando horários dos clientes, ao mesmo tempo que responde individualmente mensagens nas redes sociais da clínica e atende o telefone. A tecnologia toma conta de tudo.

Além disso, todos os processos, tanto de atendimento como de gestão, ficam centralizados em um único lugar. Assim, o gestor tem visão sobre tudo que acontece na empresa sem depender de várias ferramentas distintas. Tudo pode ser monitorado de forma unificada. 

Mas, afinal, como escolher os melhores sistemas para a clínica?

Bom, o primeiro passo é pesquisar. Hoje, existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas apenas algumas delas realmente cumprem com o que é prometido. 

Durante a pesquisa, confira todas as funcionalidades oferecidas pelo chatbot para clínicas e software médico, e tenha certeza que elas atenderão às necessidades da empresa. Também, certifique-se que elas aceitam integração de outros sistemas e como isso pode ser feito.

Se surgir mais dúvidas, entre em contato com as empresas responsáveis pelos sistemas e obtenha todas as informações desejadas.

Investindo nessas funcionalidades para a clínica, com certeza, grandes resultados serão alcançados!

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