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A importância dos depoimentos de pacientes

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 6 de maio de 2019

A importância dos depoimentos de pacientes

Os depoimentos de pacientes têm se tornado cada dia mais fundamental para os pacientes levarem o seu serviço em consideração na hora que precisar.

A forma como as pessoas consomem está se modificando.

Se antes éramos mais passivos e não tínhamos meios de conferir se a publicidade estava de acordo com a realidade das empresas, hoje a situação é bem diferente. Em especial graças à internet.

E essas alterações, é claro, também foram sentidas no ramo da saúde.

Tanto é verdade que os depoimentos de pacientes se tornam, para muitas pessoas, um critério crucial de seleção dos profissionais a qual querem contratar seus serviços.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Doctoralia, 91% dos pesquisados disseram usar a internet para encontrar profissionais e mais da metade dos usuários considerou a opinião de outros pacientes como um fator decisivo na hora de agendar a consulta.

Ainda não utiliza essa estratégia de marketing nas suas comunicações oficiais? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância dos depoimentos de pacientes?

A concorrência está cada vez maior – e no ramo da saúde isso não é diferente.

Só para se ter uma ideia, em termos de odontologia, o Brasil é hoje o país que mais possui dentistas em todo o mundo!

E com tantas possibilidades de escolha, o que difere um profissional do outro?

Para os pacientes, com certeza, são as experiências positivas que outras pessoas já vivenciariam.

No ramo da saúde, assim como em toda a área de serviços, é muito difícil medir a qualidade do que é comercializado.

Isso porque, diferente de um produto que pode ser padronizado, os serviços dependem da avaliação subjetiva de cada pessoa.

Por isso, na hora de contratar esses itens, muitos sentem-se receosos. Afinal, eles não sabem o que vão receber e nem com qual nível de qualidade.

Mas quando outras pessoas que já experimentaram determinado tipo de atendimento ou tratamento afirmam a qualidade da empresa, é mais fácil reduzir essa apreensão e diminuir os riscos.

Um profissional de saúde bem avaliado mostra que é preparado, possui competência técnica e ainda sabe tratar adequadamente os pacientes.

Essa troca de experiências reduz o risco da contratação do serviço – e consequentemente de investir em algo que não vá suprir as expectativas do paciente.

Se ainda não está convencido, basta pensar em você mesmo como cliente. Você prefere fazer negócio com empresas que possuem reviews positivos e boas indicações ou com aquelas marcas completamente desconhecidas?

Agora pense em um tratamento de saúde para você ou sua família. Seria melhor se consultar com um especialista indicado por amigos e por outras pessoas ou por algum que você não sabe o que esperar?

Com os seus pacientes acontece o mesmo.

Se outras pessoas corroboram sua idoneidade e competência, fica mais fácil para eles escolherem a sua clínica.

E se formos pensar bem, essa prática nem é tão nova assim, afinal a propaganda boca a boca sempre existiu, o que mudou foram apenas os meios onde ela passou a ser divulgada.

Como colher e incentivar esses depoimentos de pacientes?

Já está convencido da importância dos depoimentos de pacientes para alavancar o seu marketing?

Pois saiba que consegui-los não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

Mesmo porque se você possui uma rede de pacientes satisfeitos com o seu trabalho, dificilmente eles se negariam a depor a favor da sua excelência.

Algumas maneiras de incentivar essa prática é:

  • enviando e-mail no pós-consulta, reforçando as orientações em relação a medicação e retornos e aproveitando para solicitar um review sobre o atendimento, já com link específico para que o paciente escreva a avaliação no seu Facebook ou no site;
  • enviando SMS para os pacientes, lembrando das consultas, retornos periódicos e solicitando o depoimento e avaliação em redes sociais;
  • enviando mensagens via Facebook Messenger ou WhatsApp de modo a estreitar o relacionamento com os pacientes e solicitando, gentilmente, um depoimento sobre a clínica ou o profissional de saúde em questão;
  • compartilhando imagens e posts nas redes sociais solicitando aos pacientes que deem suas opiniões sobre a clínica.

Para que não ocorra nenhum mal entendido, é fundamental deixar claro se o paciente autoriza ou não o uso do depoimento em ações de marketing, redes sociais, sites e outros locais.

Em alguns casos, o paciente pode autorizar o uso do seu nome e em outros pode desejar manter-se anônimo.

É claro que você não poderá divulgar o CID e nem questões confidenciais sobre o tratamento de cada paciente.

Nem “forjar” depoimentos, que podem ser descobertos e acabar comprometendo a imagem do seu consultório e a sua como profissional.

Opiniões negativas

Um receio de muitos profissionais é receber muitas opiniões negativas – e isso acabar mais prejudicando do que favorecendo a sua imagem.

Lembre-se, contudo, que os pacientes que reclamam ainda se importam com a sua marca, por isso essa é uma excelente forma de melhorar o seu atendimento e fidelizar mais pessoas.

Por exemplo, se você começar a receber muitos reviews negativos sobre o tempo de espera para a consulta, isso pode sinalizar uma necessidade urgente de mudança.

Aproveite essa oportunidade para fazer melhorias na sua agenda e oferecer atrativos aos pacientes que se sentiram lesados.

Assim, você não estará negando que o problema existe e passará a imagem de que está disposto a melhorar. Uma maneira excelente de reconquistar essas pessoas e reverter uma imagem negativa.

Mas é claro que você deve se empenhar em realmente oferecer um serviço de excelência desde o princípio, corrigir os erros quando houverem reclamações e sempre responder com cordialidade às críticas.

depoimentos de pacientes

Onde posso usar os depoimentos de pacientes?

Dentro da sua estratégia de marketing, os depoimentos de pacientes podem ser usados de diversas maneiras, como:

  • na página principal do seu site;
  • no perfil de redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn);
  • na sua comunicação off-line (panfletos, páginas de vendas, comunicados à imprensa etc.);
  • em páginas específicas de saúde, como Doctoralia, Consulta Click, Doutor 123 etc.
  • nas suas páginas pessoais das redes sociais, compartilhando os depoimentos recebidos e agradecendo as mensagens.

Além dos depoimentos tradicionais escritos, também é possível colher essas experiências em vídeo, que costumam ter ainda maior impacto no público. Embora eles demandem mais tempo e trabalho, são excelentes formas de publicidade.

Você pode pensar em convidar seus melhores pacientes para juntos gravarem seus depoimentos contando a experiência que tiveram com a clínica ou os profissionais. Depois de editado, esse vídeo pode ser usado em comerciais de TV, anúncios na internet, no seu site, em versões reduzidas para as redes sociais e até em campanhas específicas, como landing pages.

Como você pode notar, os depoimentos de pacientes são cruciais para atrair um número maior de interessados na sua clínica e nos seus serviços. Afinal, eles ajudam a fazer com que mais pessoas confiem no seu trabalho, conquistando principalmente aqueles que estão indecisos ou que levam um tempo maior para se decidirem por agendarem uma consulta.

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