Comunicação em saúde – Como divulgar seu consultório online

A correta comunicação em saúde no ambiente online vem se tornando cada vez mais necessária para a sobrevivência de clínicas e consultórios.

No mundo todo, cerca de 3,2 bilhões (43%) de pessoas têm acesso à internet.

No Brasil, 58% da população (116 milhões de habitantes) já estão conectados à rede.

A internet se tornou, ao longo das duas últimas décadas, um mundo à parte.

E o seu estabelecimento de saúde, já está se comunicando com seus pacientes neste ambiente?

Quem estiver fora deste mundo, mesmo que tenha um ponto físico há anos, sentirá dificuldade ao tentar expandir a sua clínica ou consultório.

Para fazer comunicação em saúde com excelência para o crescimento do estabelecimento, a divulgação online de um consultório exige alguns passos que, cedo ou tarde, precisam ser dados. O primeiro é o chamado planejamento em marketing.

Planejamento do marketing de sua clínica

O primeiro passo para uma comunicação em saúde efetiva consiste na identificação do público alvo, para criação de campanhas.

Você deve estabelecer quem serão seus pacientes e dividi-los em “personas de Marketing” para então saber qual a estratégia, as ferramentas e os canais utilizados para obter êxito.

Por exemplo, um consultório odontológico, que atenda a jovens, crianças, adultos e idosos de uma determinada região, deve focar suas campanhas para cada tipo de público: uma campanha de implante odontológico ou restauração não cabe para um público infantil, cujo tratamento e prevenção de cáries seria o mais lógico.

Determinada a estratégia para divulgar o consultório na internet, é preciso pensar em um site com blog para a produção de conteúdo. E fazê-lo o quanto antes.

Estude as regras do seu conselho de classe

Antes de começar a fazer qualquer trabalho de marketing, estude as regras de publicidade e código de ética do seu conselho de classe.

Para facilitar a sua vida, já separei os links do documento que regulamenta a publicidade em cada uma das profissões da saúde:

Deixaremos este debate sobre essas documentações para um próximo post.

Site ou Blog para estratégia de marketing de conteúdo

A estrutura e o conteúdo deste site determinarão o sucesso do consultório na rede, o que vai resultar no decorrer da campanha, em uma maior frequência de pacientes no consultório ou clínica.

É bom pensar em conteúdos como pequenos artigos que ajudem, por exemplo, a esclarecer seus pacientes das dúvidas mais recorrentes na área onde você atua.

No Erro #2 do post do nosso blog sobre os 12 erros que os profissionais da saúde mais cometem nas redes sociais, nós damos algumas sugestões de posts que você pode escrever pro seu blog.

Uma boa dica para impulsionar a comunicação em saúde de um estabelecimento é fazer do site um serviço de utilidade pública, que possa ser curtido e compartilhado por todos. (Para a produção de conteúdo você pode contar com os serviços da RedaWeb, por exemplo).

Técnicas e ferramentas para atrair pacientes pro seu consultório

Mas para atrair público a este site ou blog, basta produzir conteúdo e simplesmente postar?

Não! É necessário fazer uso de técnicas e ferramentas como SEO – otimização para sites de busca – por meio de palavras chaves que serão publicadas em cada texto, foto, e estrutura do site.

O SEO é importante até mesmo na hora de promover o consultório nos anúncios do Google, os chamados “links patrocinados”, o qual você pagará por cada clique no link. Com um site bem otimizado e estruturado, você pagará um valor menor por cada clique.

Além do site, do SEO e dos links patrocinados em sites de busca, há ainda outras três ações para turbinar a divulgação do negócio na rede:

– Ações de e-mail marketing: encaminhe a todos os seus clientes, os seus artigos, dicas e sugestões sobre o atendimento que você presta a eles. Isto certamente vai ajudar a cativar o seu público alvo.

– Ações de marketing nas redes sociais: Crie uma página no Facebook e compartilhe o conteúdo do site ou blog nesta página, convide um número cada vez maior de pessoas a curtirem, e crie uma promoção impulsionada pelo Facebook Ads.

– Contratação de um serviço de atendimento automático dos pacientes via aplicativos de mensagens como a Cloudia, capaz de atendê-los quando entram em contato com a sua clínica e direciona-lo para a marcação de uma consulta com um dos profissionais do estabelecimento.

Para finalizar, recomende que você estude com bastante atenção o nosso guia do marketing digital para profissionais da saúde.

Seguindo estes passos, será muito mais fácil aumentar a projeção e o retorno do seu consultório.

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