Como aumentar a visibilidade do seu consultório

Muitos dentistas ao se formarem possuem uma preocupação muito grande em relação a abrir uma nova clínica dentária. Isso ocorre, principalmente, porque apesar dos longos anos na graduação, não se tem uma aula sobre gestão de clínicas.

Por conta disso, os recém graduados enfrentam alguns problemas desde a construção da sua clínica, até por conta da gestão, da responsabilidade do faturamento e da prospecção de novos pacientes e até mesmo a fidelização dos antigos.

Apesar de ser, no Brasil, uma das profissões mais rentáveis, ainda é necessário lidar com um alto número de concorrência, principalmente por ser quase 300 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Odontologia, o maior número de dentistas em todo o mundo.

Lidar com a gestão de uma clínica odontológica logo após a conclusão do curso pode ser algo complicado. Quer entender um pouco mais sobre como aumentar a visibilidade do seu consultório e ter os resultados que você espera? Confira!

Quais são as dificuldades iniciais?

As principais dificuldades se resumem ao capital financeiro que é necessário ao abrir uma nova clínica e, principalmente, em mantê-la nos primeiros meses com os poucos pacientes que podem aparecer no local.

Além disso, é sempre importante ter toda a equipe preparada e, principalmente, bem treinada, para que esses poucos pacientes sintam-se confortáveis no ambiente, pois essa é uma das principais maneiras de trazer novas pessoas para dentro da clínicaatravés da indicação gratuita desses pacientes fidelizados.

Como aumentar a visibilidade?

Atualmente, existem diferentes formas de aumentar a visibilidade da sua clínica dentária. O importante é pensar junto ao gestor e com todos os sócios, a respeito da viabilidade dessas estratégias, assim como entendê-las como um investimento.

Muitas vezes, para se ter o retorno que é esperado, é necessário investirfinanceiramente e também com o tempopara que essas estratégias sejam bem sucedidas, assim como é também importante ter paciência, pois nada acontece de um dia para o outro.

 

Além disso, atualmente é possível contar com o Marketing Odontológico. Essa é uma das principais maneiras de garantir uma autoridade para a sua clínica odontológica, assim como para a prospecção de novos clientes.

Ofereça um atendimento humanizado

Uma das principais reclamações de pacientes a respeito dos atendimentos é pela falta de um atendimento humanizado. Isso porque, quando o paciente chega àclínica dentária, normalmente é por sentirem dores e desconfortos.

Por conta disso, eles precisam de um atendimento de excelência, a partir do momento que entram no consultório, garantindo que todos os cuidados necessários sejam tomados para garantir a satisfação do paciente, ao mesmo tempo que o seu problema seja resolvido.

Caso o atendimento não condiza com as necessidades do paciente, é possível que ele troque de clínica ou de profissional caso a primeira impressão não tenha sido boa, o que acaba sendo prejudicial para o consultório.

Além disso, o paciente vai apenas passar da consulta para os outros procedimentos, como o tratamento de gengivite oupreenchimento labial, por exemplo, caso sentir-se confortável com o profissional. Para isso, é essencial que ocirurgião dentistadê ao paciente a confiança necessária para dar continuidade no tratamento.

Por esse motivo, prestar um bom atendimento dentro do consultório é essencial para que os pacientes continuem voltando e, principalmente, tragam novas pessoas junto a eles.

Tenha um software de gestão

Muitas clínicas acabam perdendo pacientes por conta do tempo que ficam na sala de espera. Se uma consulta está marcada para às 9h da manhã, por exemplo, não existem motivos para que o paciente tenha que esperar até as 10h para ser atendido.

Afinal, muitas vezes os pacientes apenas vão à clínica dentária quando estão com algum desconforto ou sentindo dores extremas. Nessas situações, ninguém quer ficar esperando por um atendimento que já foi previamente marcado.

Por conta disso, é importante que as clínicas invistam em um software de gestão. Através dele, é possível definir as agendas de cada profissional, assim como abrir a agenda de acordo com as especificidades de cada um.

Através deste software também é possível especificar a forma de pagamento do paciente. Isso significa especificar se o atendimento é particular ou por algumplano dentista, podendo inclusive detalhar a operadora do convênio, assim como o plano.

Essa é uma das maneiras de fazer com que os seus pacientes não fiquem um grande tempo esperando por atendimento, o que acaba sendo uma das maneiras mais eficientes de fazer com que eles retornem.

Invista em marketing odontológico

Atualmente, é muito difícil um consultório se manter fora das mídias sociais, principalmente se o seu objetivo é crescer, atingir novos públicos e trazer novos pacientes. Por esse motivo, muitas clínicas têm investido emmarketing na odontologia.

Para isso, é essencial facilitar a vida dos pacientes, de maneira que consigam encontrar o que precisam logo de primeiro. Isso envolve tanto a localidade, como também as principais formas de contato, seja por telefone, WhatsApp ou e-mail.

É importante, entretanto, que as clínicas tenham atenção em relação ao Código de Ética da Odontologia, criada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO). Esse código é uma das maneiras de deixar as estratégias de marketing padronizadas, para que os pacientes se sintam mais seguros ao escolher um deles.

Esse código pode sofrer diversas alterações durante os anos e, por esse motivo, é sempre importante estar atento a cada uma delas:

  • é obrigatório divulgar informações a respeito de um responsável pela clínica dentária nas principais páginas de mídia digital;
  • é obrigatório o dentista ter autorização prévia dos pacientes para tirar fotos e divulgá-las;
  • é ilegal a divulgação de preços e formas de pagamento diretamente nas plataformas digitais;
  • é ilegal a divulgação de procedimentos que ainda não foram cientificamente provados.

Por conta disso, é muito importante que a pessoa responsável pela divulgação e manipulação das mídias digitais da clínica dentária tomem cuidado e sigam esse Código de Ética, para garantir uma maior segurança para todos os pacientes que cheguem até você, através dessas estratégias.

Essas são as principais dicas para fazer com que o seu consultório tenha mais visibilidade, garantindo a atração de novos pacientes através do marketing odontológico e de conteúdo, o que pode trazer mais pacientes para a sua clínica.

Comentários