fbpx

Cloudia

Seu chatbot funciona no WhatsApp?

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 7 de agosto de 2017

Seu chatbot funciona no WhatsApp?

“Seu chatbot funciona no WhatsApp?”

Essa é uma pergunta que muita gente nos faz e já te adianto a resposta: hoje, em maio de 2020: SIM, a Cloudia funciona por WhatsApp, PORÉM a gente só funciona via solução oficial do WhatsApp, o WhatsApp Business Solution API, que atualmente está viável para pequenas empresas, mas possui um custo e algumas regras no funcionamento que o difere do WhatsApp tradicional que você está acostumado.

Atenção: cuidado com soluções de custos muito baixos, pois você está correndo sério risco de bloqueio do seu número, fazendo com que o seu WhatsApp de atendimento aos clientes pare de funcionar sem motivos aparentes.

Vou também esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao WhatsApp e como você pode usá-lo como aliado na sua estratégia de automação dos atendimentos da sua clínica ou consultório.

chatbot funciona pelo whatsapp

Leia este post para saber tudo sobre chatbot para Whatsapp.

“Quais os riscos de usar um chatbot no WhatsApp não-oficial?”

Seu número do WhatsApp pode ser banido e o seu chatbot pode parar de funcionar sem aviso prévio.

“Gostaria de contratar os serviços da Cloudia, mas meus pacientes já entram em contato por WhatsApp”

Ok! A boa notícia é que já estamos funcionando via WhatsApp também! 🙂

Se você usa principalmente o Facebook para captação de pacientes, recomendamos que você faça a automação pelo próprio Messenger, por ser um canal com menor custo, com mais funcionalidades (como lembretes da consulta, mensagem de reagendamento, pesquisa de satisfação do paciente) e que inclusive costuma dar melhores resultados para este objetivo.

Caso costume captar por outros canais como Google Ads, Instagram, você pode contratar a solução pelo Messenger e site ou pelo WhatsApp, ficando a seu critério.

Ao criar uma página no Facebook, você terá um endereço da página do Facebook que terá o formato www.facebook.com/nomedapagina.

Isso você já sabe.

O que muita gente não sabe é que há também um link do Facebook Messenger da sua página profissional acessível por qualquer navegador  que tem o seguinte formato: m.me/nomedapagina. A nossa página aqui da Cloudia por exemplo é facebook.com/cloudiabot e o nosso messenger é m.me/cloudiabot.

Este link pode ser usado por exemplo na BIO do Instagram para que os pacientes agendem pelo Messenger, enquanto o Instagram não libera o uso de chatbots pelo Direct. Pode inclusive ser usado na primeira mensagem automática do WhatsApp Business também.

Caso os seus clientes recorrentes já estiverem acostumados a agendar pelo WhatsApp e já exista um tráfego constante de pacientes interagindo por alí, a solução no WhatsApp é a mais adequada para você.

Conclusão se chatbot funciona no WhatsApp ou não

Sabemos que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do Brasil, porém com custos mais elevados.

Já o Facebook Messenger funciona muito bem para estratégias de captação de pacientes através de marketing digital, consegue se integrar com diversas plataformas que tornarão a sua operacionalização no dia-dia muito mais fácil e barata. Além disso, tem mais funcionalidades do que um chatbot via WhatsApp por causa das limitações da própria plataforma.

Leia este post para saber tudo sobre chatbot para WhatsApp.