Categories
Gestão de Clínicas Marketing na Saúde

6 dicas sobre cartão de visita para dentista e 20 modelos para te inspirar

Embora para alguns o cartão de visita para dentista seja algo ultrapassado, ele continua extremamente importante na hora de reforçar a sua imagem de profissionalismo, expandir seu networking e firmar a marca do seu consultório na mente dos pacientes.

Se você está em busca de modelos, dicas e ideias de layout, continue a leitura e veja a seleção bem bacana que montamos, além de orientações importantes para o cartão de visita do seu consultório!

Por que investir em um cartão de visita para dentista?

O cartão de visita é um material muito importante dentro do marketing odontológico tradicional, principalmente porque consegue comunicar a sua marca para o seu público-alvo.

Ele ainda consegue apresentar, de forma simples e clara, quem você é como profissional, quais tipos de serviço presta e qual é o público que atende – tudo isso por meio do seu design, textos e da sua logomarca.

Outro motivo importante para investir nesse tipo de comunicação é a possibilidade de começar a firmar a marca do seu consultório na mente das pessoas, que passam a usar o cartão para marcar consultas ou para entrar em contato com a sua clínica e, assim, se familiarizam com a sua marca.

Lembre-se, ainda, que não ter um cartão de visita pode passar uma imagem ruim sobre o seu profissionalismo. Uma vez que muitos pacientes podem acreditar que, por não ter um material de divulgação profissional, o seu consultório também não é tão profissional ou de qualidade como eles esperam (algo nada agradável de se comunicar, certo?).

Quais os principais cuidados na hora de criar o cartão de visita do consultório?

Já está convencido da importância do cartão de visita para dentista?

Pois saiba que, para ele atingir todos os objetivos que citamos acima, é indispensável que o seu layout seja pensado de forma adequada.

Isso significa criar um design que consiga dialogar com seu público-alvo e que reforce a sua especialidade, estando em sintonia com a missão, visão e valores da sua marca.

Vamos supor que você seja um odontopediatra. Não seria interessante se você montasse um cartão de visitas muito sério, com cores como marrom e cinza, e que não transmitisse alegria ou alguma ligação com o mundo das crianças.

Ainda que, nesse caso, quem irá pagar pela consulta sejam os pais, é preciso que nas suas comunicações, eles sintam que há afinidade entre você e os seus pacientes, no caso as crianças. Por isso, um layout com cores alegres e divertidas é mais interessante.

Veja alguns pontos essenciais que precisam ser considerados.

Cores

As cores são essenciais em um cartão de visita e precisam estar em sintonia com a sua marca e com os seus pacientes.

Para uma comunicação sutil e elegante, evite o excesso de cores. Em geral, os dentistas usam mais tons ligados à saúde, como branco, verde claro ou azul.

Mas isso não é uma regra. Se logotipo do seu consultório tem o laranja como predominante, por exemplo, esse esquema de cores deverá ser seguido no seu cartão de visita para dentista.

Uma boa dica é pensar na psicologia das cores, avaliando o que cada tonalidade representa. Por exemplo:

  • branco: associado à paz, pureza e higiene;
  • verde: ligado à natureza, ecologia, sustentabilidade, crescimento, abundância e bem-estar;
  • preto: pouco usado em cartões de dentista porque relembra o luto, mas também está associado a exclusividade, modernismo e sofisticação quando bem aplicado;
  • laranja: representa receptividade, calor e proximidade;
  • azul: está ligado ao equilíbrio, à confiança e à tradição;
  • vermelho: ligado a emoção, paixão e atenção;
  • amarelo: representa a luz, o otimismo e valor quando em associação com o dourado.

Tipografia

A tipografia está associada ao tipo de fonte que você usará no seu cartão de visita para dentista.

As fontes certas também ajudam a passar sentimentos e sensações ao paciente, que cria uma imagem mental sobre a sua empresa.

As letras mais grossas, no estilo bold, retratam solidez, já as mais finas, ou light, com seu desenho delicado transmitem precisão e cuidado. As letras itálicas dão a sensação de movimento e de velocidade e as letras com serifas remetem à tradição e ao conhecimento clássico.

Conteúdo

Um bom cartão de visita para dentista não tem nem texto em excesso, nem falta de informação.

O ideal é ser sucinto, passando os principais dados, como: nome da clínica ou do profissional, CRO, endereço, telefone, Whatsapp, site e redes sociais.

Caso a clínica ou a marca tenha algum slogan, ele também poderá ser adicionado.

Alguns dentistas usam o cartão de visita para agendar consulta, com um espaço no verso. Essa é uma maneira bacana de aumentar o contato do público com a sua marca.

Formato

O mais comum é o 9 x 5 cm. Alguns profissionais optam por cartões em outros modelos, inclusive quadrados.

O importante é não exagerar, para que o cartão não fique grande demais e difícil de ser guardado. E nem inventar algo que está distante das características da sua marca.

Se você vende que o seu consultório é “tradicional”, não crie um cartão com um formato muito inovador, pois poderá confundir a imagem que seus pacientes fazem da marca. E vice-versa.

Papel

O mais usado é o couche fosco, que dá um efeito mais sofisticado.

Os papéis com brilho dão um ar mais popular. Outra opção é o papel artesanal ou reciclado, que ajudam a transmitir uma ideia de sustentabilidade e de preocupação ambiental.

A gramatura é outro ponto que merece cuidado. O ideal é escolher uma gramatura que deixe o cartão mais rígido, como a de 200 g/m².

Acabamentos

Os cantos arredondados trazem um ar mais moderno ao cartão de visita para dentista, ideal para marcas vanguardistas que trabalham com tecnologia e tratamentos de ponta. A laminação fosca confere um acabamento acetinado ao cartão e o verniz UV com reserva aplica brilho apenas em alguns detalhes, como no logo ou no nome do dentista.

Inspirações de modelos de cartão de visita para dentista

Depois dessas dicas, ficou mais fácil pensar no cartão de visita para dentista? Escolher muito bem o layout é indispensável, já que essa será a primeira impressão que seus pacientes terão da sua marca. Para lhe ajudar, separamos algumas inspirações.

 

**Todas as imagens foram retiradas do Pinterest.

Neste conteúdo, você viu as principais dicas para montar o seu cartão de visita para dentista, como cuidados com a escolha das cores, fontes, conteúdo e tipo de papel.

Gostou dessas dicas? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente no seu e-mail!

One reply on “6 dicas sobre cartão de visita para dentista e 20 modelos para te inspirar”

Deixe uma resposta