5 clínicas odontológicas que encantam pelas suas arquiteturas e interiores

Não é novidade para ninguém que um bom projeto arquitetônico e de decoração é capaz de atrair mais pacientes, melhorar o nível de aconchego e até ajudar na fidelização.

Apesar disso, nem todos os dentistas se atentam para esse detalhe na hora de conceberem suas clínicas odontológicas.

Esse é o seu caso?

Então confira essa seleção dos melhores projetos de interior de consultórios de dentista do mundo e se inspire!

1- Aglomerado de Nuvens

Do Japão vem um dos mais bonitos projetos arquitetônicos para clínicas odontológicas.

Desenhado pelo escritório Eleven Nine, a ideia foi criar uma fachada que representasse, de forma contemporânea, o que seria o tradicional mosquiteiro japonês.

Porém, para garantir mais privacidade aos pacientes, as salas de tratamento foram localizadas na parte posterior do prédio.

Dentro da clínica, um pé direito de 4,5 metros ajuda a criar um espaço aberto super moderno.

Na fachada, a inspiração de um aglomerado de nuvens torna a clínica surpreendente.

Para isso, os arquitetos usaram um tecido com desenhos preso ao vidro exterior e o mesmo desenho impresso em uma película de PC no interior.

Dessa forma, ao usar uma iluminação indireta entre as duas camadas, é obtida uma imagem com perspectivas mágicas que torna o local ainda mais convidativo.

A mesma inspiração de nuvens é usada na parte interna, com lâmpadas ovais penduradas em locais estratégicos, como se estivessem flutuando.

Veja algumas imagens desse consultório incrivelmente moderno e ousado:

 

Fonte: ArchDaily

2- Toque de modernidade

Quem prefere os projetos arquitetônicos modernos e com uma pegada mais clean, vai adorar essa inspiração vinda de Barcelona, na Espanha e desenvolvida pelo escritório YLAB Arquitectos.

Quando idealizou o consultório “Dental Angels”, a proprietária desejava uma clínica odontológica moderna e funcional capaz de transmitir encanto aos pacientes.

Para isso, os arquitetos tiveram que lidar com um ambiente estreito e ainda conseguir criar uma imagem que fosse elegante, diferenciada e ao mesmo tempo acessível, atual e profissional.

Assim, a equipe desenvolveu um projeto orgânico com um layout que alojasse todas as funções em um só espaço contínuo – sugerindo dinamismo e amplitude.

Para criar uma ilusão de movimento, vários detalhes foram pensados e posicionados de maneira estratégica, convidando os pacientes a entrarem na clínica e desvendarem seus espaços.

A base foi feita na cor branca e pincelada tonalidades de azul e dourado. A iluminação escolhida foi linear em leds RGB.

Veja imagens para se inspirar:

 Fonte: ArchDaily

3- Inspiração moderna e ousada

A modernidade é a “bola da vez” nos projetos arquitetônicos voltados à área da saúde.

Justamente por isso muitas inspirações contam com essa “pegada”, com espaços abertos e vistas mais amplas.

Essa também é a ideia dessa clínica no Tennessee, nos Estados Unidos, desenvolvida pelo escritório Barber Mc Murry.

A Hicks Ortodontia nasceu buscando criar uma instalação moderna em contraste com a localização rural onde se situava.

O cliente solicitou aos arquitetos que, embora tivesse essa pegada mais contemporânea, o projeto respeitasse o calor da área rural, mas conseguisse criar uma imagem progressiva, alinhada com a visão da empresa.

Para isso, os arquitetos se aproveitaram da vista privilegiada onde a clínica seria instalada, criando cenários que ajudassem os pacientes a relaxarem durante os tratamentos ou o período de espera.

Além disso, a questão da funcionalidade foi muito bem planejada, com um corredor único de 2,5m de altura conectando a área de espera e os consultórios.

Na sala de espera, existe uma grande porta de vidro que permite capturar muita luz natural e na outra extremidade estão os consultórios com vistas para a vegetação e sensação de espaço flutuante.

Trazendo mais modernidade ao projeto, foram usados materiais industriais como o piso de concreto polido, as paredes de concreto aparente, além do vidro, do metal e do tijolo.

Veja as imagens desse projeto inspirador:

Fonte: ArchDaily

4- Vista impressionante

Transformar a vista de dentro dos consultórios, conectando-os com o exterior, é outra tendência arquitetônica importante para as clínicas odontológicas.

E é justamente essa a premissa desse consultório holandês com projeto assinado pela Shift Architecture Urbanism.

A tarefa da equipe era transformar uma casa histórica no centro da cidade em uma clínica que abrigasse 4 salas de tratamento, aproveitando a área verde do terreno.

Para isso, os arquitetos expandiram a casa, de modo a alocar as salas de tratamento em um prédio que imita e ao mesmo tempo contrasta com a construção histórica.

Nos consultórios, uma grande janela ajuda a iluminar o ambiente com muita luz natural e ainda oferece aos dentistas e aos pacientes uma vista incrível do entorno natural.

As funções secundárias foram posicionadas na casa antiga de maneira a não prejudicar nem a sua estrutura e nem as suas características que datavam da década de 1930.

Assim, ao entrar no consultório, o paciente aguarda a sua consulta em uma atmosfera aconchegante e familiar e então passa a ser atendido em um consultório com uma vista reconfortante que torna a experiência mais agradável e tranquilizadora.

Gostou da ideia? Veja como ficou o projeto:

Fonte: ArchDaily

5- Simplicidade e modernidade

Está achando esses projetos arquitetônicos muito ousados?

Veja que legal essa ideia de uma clínica portuguesa, assinada pelo arquiteto Paulo Merlini.

A principal dificuldade encontrada foi a forma incomum do prédio, que é bastante estreito. Para isso, o arquiteto resolveu brincar com as formas e com a amplitude vertical do ambiente.

Na recepção, uma série de lâmpadas pende do teto como se estivessem flutuando no ar, preenchendo o espaço com mais luz e ainda trazendo uma sensação de aconchego maior.

Para a escada, foi criada uma parede com espelho que cria a sensação de um ambiente mais amplo, melhorando o estreitamento. Subindo a escada, no pavimento superior, o paciente poderá adentrar em uma sala de descanso com uma janela na altura do chão que cria uma forte relação visual com o térreo.

Na sala de tratamento, o paciente é posicionado de frente a uma cortina de vegetação, criando uma distração e ajudando a relaxar durante a consulta.

Veja as imagens inspiradoras:

Fonte: ArchDaily

 

Já deu para notar que é possível criar e projetar espaços totalmente diferenciados e inovadores para a sua clínica odontológica, não é mesmo? Assim, você consegue comunicar melhor a visão da sua marca e ainda criar um ambiente muito mais aconchegante e acolhedor para os seus pacientes.

Você gostou deste conteúdo? Compartilhe o nosso post com os seus amigos nas suas redes sociais!

Comentários