8 Palestras TED que todo médico que gosta de inovação e tecnologia para saúde deve ver

Se você trabalha com saúde, precisa estar atualizado sobre as tendências, inovações e tecnologias do setor.

Pensando em te ajudar a escolher os melhores conteúdos gratuitos, selecionamos algumas palestras fantásticas  dos TEDs, TEDXs e TEDMEDs mundo afora sobre temas como: a robótica na cirurgia, impressão do próprio medicamento, fabricação de órgãos, compartilhamento de dados médicos dos pacientes para melhor precisão em diagnósticos, etc.

As palestras são ministradas por pessoas de diversas áreas de atuações que explicam e comentam tecnologias que têm evoluído nos últimos anos e que estarão disponíveis e viáveis no curto prazo para a sociedade.

Caso não apareçam as legendas, clique no ícone indicado na imagem logo abaixo ao abrir no youtube.

Prepare a pipoca e assista esses conteúdos riquíssimos que escolhemos! 🙂

#1 – Thomas Goetz: É hora de reformular os dados médicos

Seu prontuário médico é difícil de acessar, impossível de ler e cheio de informações que lhe tornariam mais saudável (se você soubesse como usá-lo). Nesta palestra do TEDMED, Thomas Goetz analisa os dados médicos, fazendo um apelo corajoso para reformulá-los e obter mais informação dos mesmos.
 

#2 – Catherine Mohr: O passado, presente e futuro robótico da cirurgia

A cirurgiã e inventora Catherine Mohr nos guia pela história da cirurgia (e seu passado pré-anestesia e pré-antissepsia), e depois demonstra algumas das mais novas ferramentas para cirurgias realizadas através de pequenas incisões, usando ágeis mãos robóticas.
 

#3 – Anders Ynnerman: Visualizando a explosão de dados médicos

Hoje, exames diagnósticos médicos produzem milhares de imagens e terabytes de dados para um único paciente em questão de segundos, mas como os médicos analisam essas informações e determinam o que é útil? Neste TEDx, o especialista em visualização científica Anders Ynnerman nos mostra novas ferramentas sofisticadas – como autópsias visuais – para analisar esses incontáveis dados, e um pouco das tecnologias médicas em desenvolvimento que soam como ficção científica.

#4 – Daniel Kraft: O futuro da Medicina? Existe um aplicativo para isto.

No TEDX Maastricht, Daniel Kaft apresenta um olhar em ritmo acelerado das inovações da medicina nos próximos anos dinamizadas por novas ferramentas, testes e aplicativos que trazem a informação do diagnóstico direto às mãos do paciente.

  

#5 – Lee Cronin: Imprima seu próprio medicamento

O químico Lee Cronin está trabalhando em uma impressora 3D que, em vez de objetos, é capaz de imprimir moléculas. Uma aplicação potencial de longo prazo entusiasmante: imprimir seus próprios medicamentos usando tintas com substâncias químicas.

#6 – Anthony Atala: sobre cultivar novos órgãos

O laboratório estado da arte de Anthony Atala cultiva órgãos humanos – de músculos e vasos sanguíneos a bexigas e ainda mais. No TEDMED, ele mostra cenas de seus bio-engenheiros trabalhando com algumas dessas engenhocas de ficção científica, incluindo um bio-reator semelhante a um forno e uma máquina que “imprime” tecidos humanos.

#7 – Talithia Williams: Seja dono de seus dados corporais

A nova leva de auto-monitores de alta tecnologia (medindo frequência cardíaca, sono, passos por dia) pode parecer feita para atletas de competição, mas Talithia Williams, uma estatística renomada, defende de maneira convincente que todos nós deveríamos medir e registrar dados simples sobre nossos corpos todos os dias. Nossos dados podem revelar muito mais do que nossos médicos possam saber.

 

#8 – John Wilbanks: Vamos compartilhar nossos dados médicos

Quando passamos por um tratamento médico, ou fazemos parte de uma experiência médica, a privacidade é importante; leis rígidas limitam o que os pesquisadores podem ver e conhecer sobre você. Mas e se seus dados médicos pudessem ser utilizados – anonimamente – por alguém que procura testar uma hipótese? John Wilbanks quer saber se o desejo de proteger nossa privacidade está atrasando a pesquisa, e se a revelação dos dados médicos pode levar a uma onda de abertura à inovação do sistema de saúde.

Fonte: https://www.youtube.com/user/TEDtalksDirector

Considerações finais

Se você gosta de tecnologia, inovação e marketing para saúde e quer se manter atualizado, baixe os nossos materiais educativos.

Clique no banner abaixo e fique por dentro do assunto.

Um grande abraço. 🙂

 

Comentários