A partir outubro de 2018, o chatbot para clínicas Cloudia lançou uma funcionalidade que possibilidade a automação de respostas automáticas aos comentários do Instagram.
É importante frisar que esta funcionalidade apenas responde ao comentário, mas não envia mensagens via inbox pelo Direct (mensageiro do Instagram) e nem pelo Messenger (mensageiro do Facebook).
O objetivo principal é que você responda com uma mensagem com o link que o leve a entrar em contato com o seu robô do messenger do Facebook.
Mostraremos a seguir como você deve configurar e uma sugestão de mensagem.
Clique em adicionar uma resposta no Instagram.
Será aberta a seguinte tela:
Você pode personalizar a mensagem conforme desejar, a sugestão de mensagem padrão no comentário é: Oi! Obrigado pelo seu comentário. Se quiser tirar dúvidas ou marcar um horário, entre em contato via https://m.me/<nome da sua página> ou https://www.instagram.com/<nome da sua conta>
Esta mensagem teria o objetivo de levar a pessoa que comentar a interagir com o seu atendimento automático do Facebook Messenger ou Instagram Direct.
A partir daqui você tem duas escolhas: Ativar as respostas automáticas em todos os posts (deixando marcada a caixa de “Todas as publicações”) ou ativá-la apenas em algumas postagens do Instagram, clicando no botão azul “Adicionar publicações” e selecionando os posts desejados.
Lembre-se sempre de clicar no botão “Salvar” ao término de suas configurações.