Por Tiago Miranda Costa em Dicas, Novidade e Notícias | Postado em 23 de março de 2020
Sabemos que este momento atual de pandemia é difícil e estamos focando em gerar valor de alguma forma para as clínicas e para a sociedade (Desenvolvemos por exemplo, um robô com inteligencia artificial que tira as duvidas dos cidadãos sobre a pandemia e sugere o que você pode fazer gratuitamente da sua casa no período de quarentena).
Para a odontologia, o CRO recomenda que limitem o atendimento à população, atendendo apenas os casos de urgência e emergência.
A conscientização da importância desse assunto é fundamental para que o Brasil reaja o mais rápido possível.
Neste post, vamos recomendar algumas boas práticas nas configurações de sua assistente virtual Cloudia enquanto a pandemia durar para evitar o contágio e para que os pacientes se sintam mais seguros para realizar os procedimentos em sua clínica.
Leia o post até o final.
Caso realmente você esteja fazendo tudo isso, é importante que comunique aos pacientes. Você pode deixar isso o mais claro possível configurando no menu “Minha Cloudia” > campo “Mensagem inicial” a seguinte mensagem:
“A nossa clínica está atenta a propagação dos casos do Coronavirus e implementou as orientações recomendadas pelo Ministério da Saúde em prol de segurança e bem estar da nossa equipe e dos nossos pacientes.”
Caso você fique fechado por alguns dias, informe isso também na mensagem inicial e anote um lembrete na sua agenda para retirar depois que este período passar.
Todas as respostas do paciente podem ser acessadas ao consultar sua Google agenda e clicar no agendamento, bem como ao clicar no nome do paciente no menu “meus pacientes” conforme as duas imagens a seguir.
(detalhes do agendamento na google agenda)
(detalhes do agendamento no menu meus pacientes)
É importante também sempre medir a temperatura do paciente antes da consulta.
Se o paciente respondeu “não” para todas as questões e sua temperatura corporal está abaixo de 37,3 °C, pode realizar o tratamento odontológico com medidas extras de proteção e de forma a evitar borrifos ou procedimentos que gerem aerossóis.
Se respondeu “não” a todas as questões, porém apresentou temperatura acima de 37,3 graus C, deverá procurar o serviço de saúde para cuidados médicos adicionais e não deverá ser atendido.
A temperatura deverá ser aferida, preferencialmente, com termômetro de testa e deve ser rotina nos atendimentos ao paciente e acompanhante.
Se o paciente respondeu “sim” a alguma das perguntas, a recomendação é não fazer o atendimento no momento, mas remarcar a consulta para datas futuras.
Em caso de suspeita e com base no relato febre, coriza, tosse e problemas respiratórios, a(o) cirurgiã(o)-dentista deve encaminhar imediatamente o paciente para avaliação médica com o descritivo dos sintomas observados para a realização de exames laboratoriais por biologia molecular para diagnóstico do Covid-2019.
Nos próximos dias, inclua em sua rotina diária a consulta ao site e às redes sociais do CRO. Qualquer nova determinação de condutas, por parte do Ministério da Saúde, será prontamente divulgada aos profissionais da saúde bucal.
O CROSP também aconselha aos profissionais da saúde bucal a se imunizarem contra a gripe. A campanha nacional de vacinação contra a Influenza (tipos A, B e C) foi antecipada pelo Ministério da Saúde como estratégia para não sobrecarregar os atendimentos hospitalares em casos de gripe e auxiliar os profissionais de saúde a acelerarem o diagnóstico para o coronavírus. A campanha terá início no dia 23 de março.
Vamos escrever mais alguns conteúdos que ajude os dentistas a passarem por esta pandemia da melhor forma possível.