fbpx

Cloudia

5 dicas para melhorar a gestão da sua clínica

Por Lucca Campardo em Gestão de Clínicas | Postado em 16 de agosto de 2022

5 dicas para melhorar a gestão da sua clínica

Todo gestor deseja melhorar a gestão da sua clínica, ter mais pacientes, ganhar mais, melhorar a imagem da sua marca no mercado e ter sucesso nos negócios.

É claro que, em mercados competitivos como o da saúde, todo mundo está buscando o seu lugar ao sol. O que vai diferenciar o melhor do mediano é a vontade de crescer e a tomada das melhores decisões, aplicando as estratégias certas.

Por isso, acompanhe algumas dicas que trouxemos para melhorar a gestão da sua clínica e fazer com que você tenha mais resultados, aumento de performance e, consequentemente, maior lucratividade.

Acompanhe o conteúdo e fique por dentro do assunto!

Automatizar os processos

Um dos caminhos que você pode trafegar para melhorar a gestão da sua clínica é justamente torná-la mais automatizada. É claro que a humanização é o que há de mais importante, mas algumas tarefas podem e devem ser automatizadas.

Um exemplo é o envio automático de mensagens para os pacientes, lembrando das consultas agendadas. Isso é algo que pode ser feito por SMS, e-mail ou WhatsApp, dependendo de qual canal de comunicação o cliente utilize.

chatbot funciona pelo whatsapp

Além disso, também é possível melhorar a gestão da sua clínica ao automatizar com a utilização de um software médico, que, graças às funcionalidades que possui, oferece muitos benefícios para a administração, como a redução em até 50% no número de pacientes faltantes.

Treinar a equipe

Uma equipe bem treinada faz toda a diferença quando o assunto é melhorar a gestão da sua clínica. O cálculo é simples, quanto melhor for seu time, melhores resultados ele vai conquistar.

Por isso, é importante que todos os profissionais passem por treinamentos de tempos em tempos para que possam se aperfeiçoar constantemente em sua área de atuação.

Além disso, os pacientes percebem quando estão diante de um profissional bem treinado, que sabe o que está fazendo, que sabe como tratar as pessoas e conduzir os eventos da maneira mais assertiva possível. E quando eles percebem isso, a chance de fidelização, com certeza, aumenta.

Ouvir o feedback dos pacientes

Achar que a condução da sua clínica está sendo perfeita porque você está lucrando, não é a única e, talvez, nem a melhor maneira de medir a temperatura do seu ambiente de trabalho.

Resultados podem despencar rapidamente quando não se sabe quais pontos estão sendo acertados. É por isso que você deve sempre ouvir seus pacientes, para que eles lhe passem um feedback do que pensam da clínica, como são tratados, quais situações poderiam ser melhoradas, entre outras coisas.

Só assim, acompanhando o retorno, os conselhos e informações que os pacientes dão, você vai poder melhorar o dia a dia de trabalho na clínica e alterar processos que não estão sendo assertivos. 

Resumindo, nunca subestime a importância do feedback dos seus pacientes. É isso que precisa ficar na sua mente, para que o desempenho na sua clínica seja o mais eficiente.

melhorar a gestão da sua clínica

Acompanhar os resultados gerados

Então você se dedica ao máximo, coloca a equipe treinada para trabalhar da melhor maneira possível, estrutura sua clínica para oferecer o melhor atendimento aos pacientes, divulga a clínica de forma inteligente… Ótimo, muito bem!

Agora, você mede os resultados de tudo isso?

De nada adianta realizar grandes ações se você não tem um sistema e uma equipe preparada para medir os resultados e poder identificar onde está sendo acertado e onde há falhas.

Dessa forma, é importante ficar de olho nos resultados gerados por todas as ações realizadas na clínica. Só assim, é possível saber, por exemplo, se o atendimento aos pacientes está sendo realizado com precisão ou se está havendo muito tempo de espera para que esse atendimento seja realizado. 

Por meio dessas análises, a gestão da clínica se torna muito mais assertiva e os resultados melhoram ainda mais.

Contar com softwares eficientes

Não dá mais para uma clínica moderna, dinâmica e inteligente, trabalhar sem bons softwares ajudando a elevar o status do negócio. Isso já é elementar em qualquer cenário profissional.

Hoje, os softwares fazem parte da rotina de milhões de empresas, nas mais diversas áreas de atuação. E, obviamente, também precisam estar inseridos no universo da saúde.

Por isso, trabalhe com um software de gestão que lhe ajude a crescer, que integre todas as áreas da sua clínica, que seja 100% online e ofereça todas as ferramentas que você precisa para sua clínica ter muito mais sucesso.