Secretária virtual para clínica odontológica popular – automatize o atendimento

Você gerencia uma clínica odontológica popular e nunca ouviu falar em automação do atendimento via secretária virtual ou chatbot?

Se você respondeu “sim”, então você está no lugar certo!

É possível automatizar boa parte do atendimento de sua clínica odontológica popular com um chatbot que funciona via aplicativos de mensagens como Facebook Messenger, site e  Whatsapp (em breve).

Teste enviar um “Oi” aqui pelo Messenger neste exemplo para entender melhor como funciona.

Neste post, vamos focar em secretária virtual para clínicas odontológicas, mais especificamente em franquias de clínicas odontológicas populares.

Elas conseguem automatizar procedimentos chaves para estes estabelecimentos como o agendamento de avaliações e/ou consultas, esclarecimento de dúvidas, envio de lembretes das consultas e a captação automática de novos pacientes via anúncios no Facebook.

O que é um chatbot ou uma secretária virtual

Basicamente é um software que pode conversar com as pessoas via texto e áudio, interagindo e automatizando procedimentos.

Então: chatbot = secretária virtual = secretária robô = software capaz de trocar mensagens com os seus pacientes via aplicativos de mensagens.

O interessante é que apesar de ser um software, ele pode ser desenhado para copiar o comportamento humano.

É isso mesmo, estamos falando da humanização de um robô!

Por quê investir em uma secretária virtual para minha clínica odontológica popular

Porque você pode reduzir custos com telemarketing, aumentar receita e aumentar a produtividade da sua equipe de atendimento.

O atendimento 24 horas por dia (7 dias por semana) sem canal ocupado e o envio de lembretes das consultas (diminuindo os clientes faltantes) provavelmente aumentarão a receita de sua clínicas popular odontológica.

Um dados importante que monitoramos desde 2017 é que 54% das pessoas entram em contato fora do horário comercial com as clínicas para agendarem suas consultas.

Quando aliada aos anúncios patrocinados do Facebook, é possível criar uma fonte previsível de receita para a sua clínica.

Alguns clientes da secretária virtual Cloudia, por exemplo, chegam a ter um retorno sobre o investimento de 1800% ou mais.

Além disso, meça o tempo que sua equipe de atendimento gasta mensalmente para tirar as dúvidas de seus potenciais clientes e você constatará o enorme desperdício de horas de seus atendentes com isso.

Normalmente são sempre as mesmas dúvidas básicas que uma secretária virtual poderia responder pela sua equipe. Alguns exemplos mais frequentes:

– Qual o preço de tal tratamento?
– Quais são os tratamentos oferecidos por esta clínica odontológica popular?
– Vocês atendem crianças?
– Qual é o endereço da clínica odontológica?
– Quais são os horários de atendimento?
A automação do esclarecimento dessas dúvidas pode liberar bastante tempo dos seus colaboradores para que realizem atividades que agreguem mais valor para a sua clínica popular de odontologia.

Além disso, ele oferece um atendimento padronizado, sempre com a qualidade desejada, sem variação de humor.

A maior vantagem do chatbot em relação à formulários é a sua capacidade de simular uma conversa humana com os clientes e a sua disponibilidade por vários canais onde os clientes já navegam diariamente como Facebook, seu site, Whatsapp (em breve) e Instagram (em breve).

Qual chatbot usar em uma clínica odontológica popular

Primeiramente, você deve decidir qual plataforma você vai usar para criá-lo.

Há plataformas genéricas, que não precisam de programadores, mas que você precisa perder um tempo desenhando todo o fluxo e todas as possibilidades que você deseja automatizar para passar tudo para o programa.

Existem opções em inglês para isto como o Chatfuel ou o Manychat.

Existe também uma solução específica para clínicas odontológicas populares que já foi pensada para o público brasileiro, focada na conversão de pessoas que interagem na sua página em clientes pagantes e pode ser configurada rapidamente como a plataforma brasileira Cloudia.

Em todas as plataformas citadas, você mesmo integra diretamente com a página da sua clínica popular odontológica do Facebook e recebe o seu código para colocar para funcionar no site.

As três são excelentes ferramentas de criação de chatbots que você pode usar na sua página do Facebook ou até mesmo no seu site.

Caso queira uma solução um pouco mais difícil de configurar, sem funcionalidades que automatize totalmente o atendimento, use o Chatfuel ou Manychat.

Caso queira algo fácil de configurar, que se integre a sua agenda e envie os lembretes de confirmação das consultas aos pacientes, é possível automatizar tudo isso com a Cloudia.

É possível testar a Cloudia por 14 dias gratuitamente antes de assinar.

Quanto custa um chatbot para clínicas odontológicas

Esta pergunta é muito difícil de precisar.

Há chatbots gratuitos e chatbots que podem custar até 50 mil reais.

Opte por chatbots específicos para clínicas, que cobram uma mensalidade pelo seu uso para garantir o bom serviço.

Estratégias de uso de chatbots para clínicas odontológicas

Descreveremos algumas estratégias importantes para que o uso da sua secretária virtual seja realmente efetiva na sua clínica popular odontológica.

#1 – Divulgue pelas redes sociais

É muito importante que você saiba como divulgar o seu canal de atendimento, pois esta ferramenta só será útil se as pessoas souberem que ela existe.

Compartilhamos diversas dicas para começar a sua divulgação neste post, mas a mais importante está separada na estratégia a seguir.

Também jé explicamos aqui no blog como você pode divulgar o seu chatbot pelo Instagram.

#2 – Invista em anúncios no Facebook Ads e crie uma máquina de agendamento de novos pacientes

Esta ação pode te trazer excelentes resultados.

Ajudará na divulgação citada no item anterior e pode te trazer diversos novos clientes.

Mas cuidado, siga sempre as normas e limitações do código de ética do CFO – Conselho Federal de Odontologia.

Para isso, é necessário que você primeiramente aprenda os fundamentos para que o seu anúncio tenha sucesso no Facebook.

Após aprendidos os fundamentos, configure a sua campanha pelo FAcebook Ads.

Agora você pode configurar a sua secretária virtual para desfrutar dos benefícios da estratégia de se construir uma verdadeira máquina de geração de novos pacientes pelo Facebook.

#3 – Configure a sua secretária virtual para ser proativa

Os chatbots que citei neste post são capazes de enviar uma primeira mensagem direta no “inbox” do seu potencial paciente sempre que ele comentar em uma publicação da página do Facebook da clínica.

Já imaginou fazer um anúncio patrocinado no Facebook e entrar em contato automaticamente com todos os usuários que comentam no mesmo?

É possível inclusive direciona-lo para o agendamento de uma primeira avaliação na sua clínica.

#4 – Configure o Whatsapp Business para encaminhar os pacientes para a sua secretária virtual

Esta é uma dica sugerida por um de nossos clientes.

É possível configurar uma primeira mensagem do seu Whatsapp Business para que ela envie uma primeira mensagem automática pra quem entra em contato com a sua clínica odontológica popular.

A estratégia consiste em escrever esta primeira mensagem com o objetivo de encaminhar o potencial cleinte para o link do seu chatbot do Facebook Messenger.

Saiba os detalhes de como configurar o Whatsapp Business para que ele encaminhe uma mensagem automática para seus contatos.

#5 – Configure o seu chatbot para facilitar o agendamento de um horário

Não pense que o chatbot vai ser inteligente o suficiente para converter 100% das pessoas que entram em contato em agendamentos.

Quanto melhor você configurar a sua secretária virtual, mais ela deve converter.

É muito importante saber usar todo o poder de um chatbot para configurá-lo de forma proativa e que proporcione uma boa experiência para o usuário.

Cases de chatbot do Facebook em clínicas odontológicas populares

Temos vários clientes de franquias de clínicas odontológicas populares que utilizam o chatbot Cloudia diariamente e estão bastante satisfeitos.

Tem interesse em conhecer os resultados de alguns destes clientes?

Analise os cases de sucesso da startup Cloudia.

Deixe suas dúvidas e comentários no espaço abaixo e as responderemos com o maio prazer no menor tempo possível. 🙂 Um grande abraço!

 

 

 

Comentários

(function() { var value = 'CL2018'; // código do afiliado var date = new Date(); date.setFullYear(date.getFullYear() + 2); document.cookie = "_ccode="+value+";domain=.cloudia.com.br;expires="+date.toUTCString()+"; path=/"; })();