fbpx

Atendimento nas redes sociais: como melhorar o seu tempo de resposta

As redes sociais são, hoje, uma importante fonte de captação de pacientes para os dentistas e profissionais de saúde em geral. Afinal, é por lá que muitos conseguem se relacionar de maneira diferenciada com os pacientes, interagindo, passando dicas e se destacando perante a concorrência. Mas na hora de realizar o atendimento nas redes sociais, […]

4 clínicas médicas com arquitetura que encantam

A arquitetura para clínicas médicas é um assunto extremamente importante. Afinal, é ela a responsável por trazer mais aconchego aos pacientes, além de transmitir segurança, profissionalismo e bem-estar. Para que o projeto seja bem elaborado, ele precisa ter sintonia com a especialidade dos profissionais da clínica e com o perfil do público atendido. Precisando de […]

Médico pode ser MEI?

Na hora de formalizar a atuação, uma dúvida muito comum é se médico pode ser MEI. Após concluir a formação e a especialização, muitos profissionais acreditam que essa é a melhor saída para abrir o consultório próprio. Para entender melhor essa possibilidade e definir o enquadramento, atuando dentro da lei, é fundamental analisar quais profissões […]

Como automatizar o atendimento em clínicas? 6 dicas indispensáveis!

Quando o assunto é automatizar o atendimento em clínicas, muitos profissionais da saúde ficam perdidos – e outros acreditam que o tema é muito complicado de ser colocado em prática. Na verdade, existem tecnologias simples e muito eficientes para implementar em consultórios de todos os portes e tamanhos. A automação do atendimento em clínicas traz […]

Auxiliar odontológico: o que faz, salário e como contratar

É claro que, dentro do consultório, a figura principal é o dentista. Mas ele não precisa trabalhar sozinho. O auxiliar odontológico tem uma função muito importante, ajudando em diferentes procedimentos e tornando o dia a dia mais prático. Quer entender melhor qual a função desse profissional e suas responsabilidades? Continue a leitura! Quais as funções […]

Como montar um consultório odontológico: os 7 principais cuidados

Decidir abrir uma nova clínica odontológica é algo que exige preparo dos dentistas e não é incomum encontrarmos profissionais com dúvidas sobre como montar um consultório odontológico. Afinal, é preciso considerar diversos pontos para que o empreendimento tenha sucesso, como definição exata do local, questões legais e referentes à Vigilância Sanitária e também os aspectos […]

40 materiais odontológicos fundamentais

Na hora de equipar o consultório novo, existem alguns materiais odontológicos que não podem ficar de fora. Eles são essenciais em vários procedimentos e ajudam a deixar o dia a dia do dentista mais simples. É claro que, cada especialidade, terá sua própria lista de materiais odontológicos. Contudo, alguns são comuns a vários especialistas. Continue […]

5 vantagens do coworking odontológico

O coworking odontológico é um espaço compartilhado no qual vários dentistas atuam atendendo individualmente seus pacientes. Eles estão em alta em várias cidades, ganhando a preferência dos profissionais liberais, autônomos e microempreendedores. Normalmente, esse é um prédio composto por várias salas com todos ou alguns dos equipamentos necessários para que cada profissional realize seu trabalho. […]

Case Cloudia no Facebook for Startups internacional

A Cloudia está muito feliz por ter virado case de sucesso internacional do Facebook. :)))) No artigo, que saiu no portal para desenvolvedores do Facebook, o Facebook for Developers, eles falam sobre a nossa história e como o programa de aceleração de Startups do Facebook ajudou a nossa empresa a crescer. Leia todos os detalhes […]

35 ideias de posts para dentistas

As redes sociais e o blog corporativo são extremamente importantes para as estratégias de marketing digital das clínicas de odontologia. Mas uma dúvida bem comum é sobre os posts para dentistas. Afinal, sobre o que postar? Quais dúvidas tirar dos pacientes? Como tornar essas postagens interessantes e estratégicas? Para lhe ajudar, separamos as principais ideias […]

A Cloudia é um aplicativo para celular?

Não, a Cloudia não é um aplicativo para celular.

Esse é justamente o seu grande diferencial: os seus pacientes não precisam baixar nenhum aplicativo extra para agendar pela Cloudia. 🙂

Trata-se de uma assistente virtual inteligente (chatbot) para clínicas que funciona via Facebook Messenger, Site e Whatsapp, conversando com os pacientes por mensagens de texto como se fosse um ser humano. Caso seja marcada alguma consulta, ela marca em sua Google agenda e/ou outros sistemas de gestão da clínica que possuem a API para integração.

Teste como se fosse um paciente pelo messenger em m.me/cloudiabot.

 

Como consultar os agendamentos feitos através da Cloudia?

Você vai precisar verificar os agendamentos na sua agenda no Google Calendar diariamente.

Caso não queira que ela se integre com a Google Calendar, a Cloudia já se integra com alguns sistemas de gestão de clínicas.

Caso você opte pelo plano que integra com o sistema de sua clínica, acesse o calendário do seu sistema para ter acesso aos agendamentos feitos via Cloudia.

O profissional da saúde pode também optar por receber mensagens diárias pelo Facebook Messenger pessoal com a lista dos compromissos que ele tem no dia seguinte.

Quer saber mais? Acesse o site da nossa assistente virtual Cloudia.

Como faço para ver os dados dos pacientes que marcam uma consulta comigo através da Cloudia?

Nos detalhes do compromisso que a Cloudia marcar entre você e o seu paciente na sua Google Agenda, haverá o nome, o e-mail e o telefone do seu paciente.

Preciso instalar algum software no meu computador ou aplicativo adicional no meu celular para a Cloudia funcionar? E os meus pacientes?

Não. A Cloudia funciona na nuvem.

Você não vai precisar de nenhum software ou aplicativos extras.

No entanto, uma vez que a Cloudia marca consultas na sua agenda do Google Calendar, é importante que você instale o app do Google Calendar ou sincronize a agenda do seu celular com o Google Calendar, para receber notificações ao vivo quando os pacientes marcarem consultas.

Também é possível acompanhar a sua agenda no Google Calendar web em qualquer computador com internet, no endereço https://calendar.google.com.

Quanto aos seus pacientes, eles poderão usar aplicativos que provavelmente já estão instalados nos seus respectivos smartphones (Facebook, Facebook Messenger, Telegram) ou acessar o site ou página profissional do Facebook do seu consultório para marcar a consulta.

Como proceder se eu tenho um assistente ou secretária que marca consultas?

Se você já tem uma secretária, isso é bom!

A Cloudia foi feita pensando em coexistir com a sua secretária. Neste caso, você ou a sua secretária podem utilizar uma das duas abordagens a seguir:

1. Oriente os pacientes a contactar a Cloudia utilizando o seu site, Facebook, Facebook Messenger ou Telegram

Orientamos para sempre pedir para que o paciente marque a consulta ou tire dúvidas por estes canais, para eles se habituarem e já usarem os mesmos nas próximas oportunidades.

Anuncie esta novidade para todos que ligam pro telefone do seu consultório.

É importante ficar claro para a secretária que o sistema simplifica a vida de todos: a dos pacientes (pois ganham liberdade para marcar a qualquer hora e não enfrentam mais telefone ocupado) e a dela (secretária), pois as deixam mais livres para fazer outras coisas mais importantes.

Em casos extremos de pacientes que tenham muita dificuldade com a tecnologia, principalmente pessoas idosas ou pessoas que simplesmente não têm um perfil nos aplicativos de mensagens e redes sociais citadas, recomendamos que seja feita a próxima abordagem que vamos descrever.

2. Se os seus pacientes só podem ou preferem marcar consulta diretamente pelo telefone

Nestes casos, a sua secretária ou você mesmo devem marcar a consulta para este paciente diretamente na mesma agenda do Google Calendar que a Cloudia utiliza.

Dessa forma, a Cloudia não vai oferecer horários já ocupados por pacientes marcados pela sua secretária. E a sua secretária não vai oferecer aos pacientes horários que já estão ocupados pelos pacientes que marcaram via Cloudia.

É importante ressaltar que consultas marcadas diretamente no calendário não serão controladas pela Cloudia, isto é, ela não irá enviar mensagens de alerta para os pacientes antes da consulta e os pacientes não poderão cancelar ou visualizar essas consultas via o atendimento da Cloudia no Facebook Messenger ou Telegram.

A Cloudia funciona no WhatsApp?

Sim! Já é possível que a Cloudia funcione no Whatsapp através do uso da Whatsapp Business API (solução oficial do Whatsapp).

Veja planos, preços e regras de funcionamento no Whatsapp aqui.

 

Menu “Perguntas Frequentes”

Quando a sua assistente virtual manda a primeira mensagem, fica disponível para o seu paciente o botão “tirar dúvidas”. É justamente aí que entram os botões de dúvidas e suas respectivas respostas da seção de “Perguntas Frequentes”.

Para configurar a sua sessão de “Perguntas Frequentes” na Área de membros da Cloudia, por favor siga o procedimento a seguir.

Veja um exemplo de configuração no vídeo abaixo e depois continue lendo para configurar o seu chatbot.

Procedimento passo a passo

O menu “Perguntas frequentes” contempla a seguinte tela.

Vamos explicar cada um dos campos deste menu a seguir.

Mensagem inicial

Por padrão a cloudia apresenta o texto “A sua dúvida está relacionada com qual dos aspectos abaixo?”

Você pode altera-lo preenchendo o Campo de “Mensagem Inicial” com o texto que você deseja que seja mostrado assim que o paciente clicar no botão “tirar dúvidas” da sua assistente virtual. Neste exemplo em que não editamos a mensagem padrão, a sua secretária robô apresentará a seguinte mensagem:

 

Palavras-chave e sinônimos

Para tornar o seu atendimento automático mais inteligente e poderoso, você vai ter que cadastrar palavras-chave e seus respectivo sinônimos para que, quando detectadas em alguma afirmação do paciente, a Cloudia o direcione para a resposta correta.

Você irá aprender como ligar cada palavra chave e seus sinônimos a uma resposta nos próximos passos.

Por enquanto apenas cadastre as palavras-chave mais importantes que você deseja que, quando detectada em uma mensagem do paciente, leve a alguma resposta que você vai configurar nos proximos passos.

Para adicioná-las, clique no botão Azul “+Adicionar”.

Após clicado, abrirá a seguinte tela:
Adicione uma palavra chave que o usuario poderá escrever para chegar em uma de suas respostas e em seguida adicione os vários sinônimos ou expressões que indicam uma mesma intenção do paciente.
Por exemplo: Muitos pacientes perguntam sobre preços de uma consulta ou avaliação, para isso, podemos configurar para que ao paciente digitar uma mensagem com palavras como “preço”, “valor” ou “quanto custa”, a Cloudia detecte que corresponde à palavra chave “preço” e o encaminhe para a resposta correta que indicaremos nos próximos passos.
Atenção: sempre deve ser cadastrada a palavra-chave também no campo sinônimo para que a mesma seja reconhecida pelo chatbot, conforme exemplo da imagem acima.
Neste exemplo, a deixaremos pronta para quando o paciente digitar: “qual é o preço?” ou “Quanto custa a consulta?” , ou “Qual o valor da avaliação?”, a levarmos para a resposta correta sobre preços que configuraremos nos próximos passos deste tutorial.
Observe que as palavras chaves destacadas indicam a intenção de saber o preço de um serviço da clínica e estas mensagens apenas serão entendidas se configurarmos os próximos passos.
Observação: Os sinônimos podem ser escritos de um em um, pressionando o “enter” (opção 1 da imagem abaixo) ou escrevendo todas de uma vez e deixando um ponto e vírgula “;” entre elas (opção 2 da imagem abaixo).

Esta dica é importante porque no final deste post vamos te passar sugestões das principais palavras-chave já com diversos sinônimos ao lado para facilitar a sua configuração. Você vai observar que os diversos sinônimos estarão separados por “;” para que você apenas copie-os e cole-os no campo de sinônimos apenas uma vez.

Depois de criada a palavra chave com seus sinônimos, chegou a hora de atrela-la à resposta correspondente a quando for detectado um texto com esta palavra chave e seus sinônimos.

Dúvidas, respostas e Palavras-chave

Agora vamos criar os botões do menu “tirar dúvidas”, as respostas que serão apresentadas aos pacientes ao se clicar em cada botão e indicar as palavras-chave que devem levar a cada uma destas respostas.

Clique no botão “Adicionar nova dúvida e resposta e palavras-chave” para adicionar este conjunto no primeiro nível.

Será aberta a seguinte tela:

O campo “Tópico (botão)” corresponde ao texto do botão que será apresentado ao paciente no chat, depois que ele clicar em “Tirar dúvidas”. Este campo é limitado pelos próprio aplicativo de troca de mensagens a ter até 20 caracteres.

O campo “Imagem da resposta” é opcional, corresponde a uma imagem que você deseja apresentar quando alguém clicar no botão da dúvida referente a este tópico em específico. Caso não queira apresentar uma imagem na resposta, não escolha nenhum arquivo neste passo. Veja um exemplo de resposta para o paciente com imagem:

O campo “Mensagem da resposta” corresponde ao texto da resposta que será apresentada ao paciente no chat, quando ele clicar no botão do tópico correspondente. Evite mensagens muitos longas aqui.

O campo “Palavras-chave” corresponde às palavras-chave e seus respectivos sinônimos que você cadastrou no passo anterior, que você deseja que, quando detectada na mensagem do paciente pelo chat, leve o paciente à resposta que você acabou de cadastrar.

Por fim, clique no botão azul “Salvar”.

Adicionando Dúvidas, respostas e Palavras-chave no segundo e terceiro nível

Ao adicionar uma “Dúvidas, respostas e Palavras-chave” da forma que explicamos no passo anterior, você a está adicionando em um primeiro nível, ou seja, são os tópicos que aparecem lado a lado em forma de botões quando o paciente simplesmente clicar em “Tirar dúvidas”.

É possível cadastrarmos outros tópicos(botões)  com seus respetivos textos de respostas e palavras-chave dentro destes tópicos de primeiro nível.

Para isso, você tem que passar o mouse sobre a “Dúvidas, respostas e Palavras-chave” cadastrada e visualizar o botão com o simbolo de “+” na cor verde conforme imagem abaixo.

O procedimento de cadastro destas “Dúvidas, respostas e Palavras-chave” é idêntico ao procedimento para cadastro das mesmas no primeiro nível explicado anteriormente.

É possível ainda se cadastrar um terceiro nível, apenas mudando que você vai passar o mouse sobre um item de segundo nível para cadastrar um terceiro nível dentro deste.

Importante: A inteligência artificial apenas funcionará se forem ligadas palavras-chave às perguntas, funcionando inclusive nos demais passos do fluxo, onde a equipe Cloudia já treinou a sua secretária para entender mensagens como “Quero marcar uma consulta”, “Quero cancelar”, “Preciso agendar agora”, entre centenas de outras mensagens.

Muito cuidado: É fundamental que as palavras-chave e seus sinônimos sejam bem configurados para melhorar a experiência do paciente, caso contrário, pode inclusive piorá-la. Se tiver dúvidas, não hesite em pedir ajuda, pois esta configuração é crucial para o sucesso do seu chatbot.

Exemplo 1

Este é um passo a passo do exemplo do vídeo do incío do post.

Imagine uma clínica odontológica, onde os pacientes perguntam muito sobre preços, principalmente sobre os preços do implante e do aparelho.

Neste caso, deve ser cadastrada 3 palavras-chave (preço, aparelho e implante) com seus respectivos sinônimos. Ao cadastrá-las aparecerá o seguinte:

Agora vamos clicar em “Adicionar nova dúvida, resposta e palavras-chave” e criar no primeiro nível o Tópico “Preço/Valores”, da seguinte forma:

No segundo nível deste item, vamos cadastrar agora os tópicos “Implante” e “Aparelho” das seguintes formas:

Neste caso, ficaria a seguinte apresentação nos itens do “Dúvidas, respostas e Palavras-chave”:

Desta forma, se o usuário clicar no “Tirar dúvidas” e depois no botão de “Preço/Valores”, ou se o usuário simplesmente digitar algo como “Quais são os valores?”. Será impressa a resposta cadastrada no campo “texto” do item “Preços/Valores” e serão ainda apresentados os botões de segundo nível cadastrados “Implante” e “Aparelho”:

Se já no início da conversa, o usuário digitar algo como “Quero saber o preço do aparelho”, ele já deve cair na resposta cadastrada no item “Aparelho”. Da mesma forma, se ele digitar algo como “Quanto custa o implante?”, deve cair na resposta cadastrada no item “Implante”. Veja  as imagens a seguir:

 

Dicas extras e sugestões

#1 – Cadastre em “sinônimos” as mesmas palavras escritas da forma errada

Sempre cadastre as mesmas palavras e expressões com acento, sem acento e inclusive sendo digitadas de forma errada também. Já existe uma certa inteligência no nosso sistema que detecta entende algumas palavras digitadas pelos pacientes erroneamente, porém é interessante sempre escrever também as formas erradas que o pessoal pode digitar.

Infelizmente a taxa de erros gramaticais em chats é muito alta.

Por exemplo: Se você for cadastrar “implante”, você também deve cadastrar: emplante; inplante; imprante; inplrante
Exemplo 2: “endereço”, também cadastre: endereco; enderesso; endereso
Exemplo 3: “horário”, também cadastre: horario; horarios; horários

#2 – Dúvidas mais frequentes em estabelecimentos de saúde

Pela experiência de mais de 2 milhões de mensagens trocadas pelo sistema Cloudia e por sermos específicos para atendimentos em estabelecimentos da saúde, já constatamos que a maioria das dúvidas que os pacientes possuem são relacionadas aos seguintes tópicos:

– Como funciona?
– Preços/Valores
– Convênios/Planos
– Tratamentos oferecidos ou Serviços oferecidos
– Agendar p/ Terceiros (parentes ou amigos)
– Atende crianças?
– Endereço e Horários
– Falar com atendente
Sugerimos que você contemple todos eles.
Caso prefira, reúna com sua equipe de atendimento e  escolha as perguntas certas, ou seja, aquelas que realmente são mais frequentemente feitas pelos seus pacientes.

#3 – Sugestões de palavras chaves com seus respectivos sinônimos

Estas sugestões são baseadas em mais de 10 mil mensagens analisadas manualmente pela nossa equipe.

Acreditamos que podem te ajudar. Use-as caso deseje.

Você pode apenas copiar e colar todos os sinônimos nos campos de “sinônimos” da palavra chave correspondente da forma que está escrito a seguir (separados por ponto e vírgula “;”) e apenas pressionar enter uma vez.

Palavra-chave: preço

Sinônimos: preço; valor; quanto custa; quanto fica; custo; preco; presso; pressu; preçu; valores; paga; preços; é quanto; pagamento; quanto seria; pago; cobram; cobrar; cobra; quanto que é; quanto é; quanto custam; de graça; de graca; gratuita; gratis; e quanto; qanto fica; orçamento; orcamento; quanto tá; quanto ta; pagar; quanto sai; quanto está; quanto esta; qaunto esta; qaunto está; é caro; e caro; avaliação paga; valo; Quantos ficar; quanto ficar; tem que pagar; gratuito; cuanto ta; quanto custam; cobrado; cobrada; custa; quanto e; a partir de quanto; apartir de quanto; quanto que fica; qt que fica; qt q fica; é qt; qt fica; qt custa; quanto q é; pagando por mês; pagando por mes; fica caro; muito caro; grátis; ta de quanto; tá quanto; ta quanto; quanto está; está quanto; reais; quantos é; quanto er; ta de quanto; qto tá; qto ta; sai em media qto; sai em média qto; sai em média quanto; sai por quanto; sai quanto; sai qto; qto sai; custar quanto; custos

Palavra-chave: endereço

Sinônimos: endereço; aonde; onde fica; fica onde; qual é a rua; qual a rua; fica situado; endeço; onde ficar; tem aqui em; moro em; moro aqui; aqui tem uma; atende em; atendem em; so tem em; é em; enderço; perto de; qual andar; tem clinica em; sou de; perto de que; onde vc está; onde você está; onde voce está; onde vc esta; onde você esta; onde voce esta; fica aqui em; Ponto de referência; ponto de referencia; tem aqui em; vcs tem clínica em; vocês tem clinica em; voces tem clinica em; Onde vc fica; que cidade; qual o local; qual é o local; localização; tem em; vc tem aqui em; que lugar de; como chegar aí; endereso; sou aqui do; sou aqui de; sou aqui da; endereco;localidade; onde vcs atende; onde vcs atendem; fica perto; perto de onde; nome da rua; qual rua; a onde; endereços; enderecos; perto da onde; onde que fica; tem na; tem no; aqui perto do; aqui perto da; aqui perto de; moro depois; outro lugar; tem clínica em; tem clínica na; tem clínica no; tem clinica em; tem clinica no; tem clinica na; tem unidade em; tem unidade na; tem unidade no; qual bairro; eu só de; localizacao; atende aqui na; tem aqui na; tem aqui no; próximo de; próxima de; nome do bairro; atendem aqui; onde é a; onde é o; onde é que; ponto referência; rua fica; próximo a; longe; eu moro; próximo da; próximo do; fica em; faço para chegar; onde vcs ficam; onde vcs fica; qual cidade; fca onde; onde fca; tem a clínica em; onde e; onde é isso; onde é isto; estão localizados; está localizada; ta localizada; esta localizada; onde vocês se encontram; onde vcs se encontram; onde encontro vcs; moro no; moro na; em que local; em q local

Palavra-chave: horário

Sinônimos: horário; hora de trabalho; até que horas; horario; ate que horas; horários; sábado tem; tem no sábado; fecham que horas; sabado pode; sábado pode; que horas; atender no sábado; atender no sabado; tem pra noite; atende dia de sábado; trabalham de sábado; trabalham no sábado; trabalham no sabado; funciona no sabado; abre no sabado; atende no sabado; funciona no sábado; atende no sábado; abre no sábado; abrem no sabado; abrem no sábado; Vcs atendem aos sabados; qual é o horário; atendem no sábado; horarios; atende de noite; atendem a noite; atende a noite; atentem de noite; sábado funciona; funciona sábado; sabado funciona; funciona sabado; sabado disponivel; sábado disponível; dia disponível; dia disponivel; dias disponíveis; dias disponiveis; atendem aos sabados; atendem aos sábados; atende aos sábados; atende ao sábado; atende aos sabados; atende ao sabado; dia de sábado; dia de sabado; sábado vocês atendem; sabado voces atendem; sábado vcs atendem; sábado vc atende; sabado vc atende; sabado vcs atendem; atendem sábado; atendem sabado; atende sabado; atende sábado; atendem sábado; posso de sábado; posso de sabado; faz no sábado; faz no sabado; avaliação no sábado; avaliacao no sabado; consulta no sabado; consulta no sábado; posso aos sábados; posso aos sabados; disponível nos sabados; disponível nos sábados; disponível no sábado; disponivel no sabado; sábado não atende; sabado nao atende; ser de sábado; ser de sabado; trabalha de sábado; quando pode marcar; quando posso marcar; preciso de sábado; fica aberto; em que dia; quais os dias; em quais dias; em que dias; quais são os dias; funciona ao sábado; funciona aos sábados; trabalho o dia todo;

Palavra-chave: forma de pagamento

Sinônimos: forma de pagamento; a vista fica quanto; aceitam cartao; aceitam cartão; aceita cartão; aceita cartao; avista; boleto; boletos; carnê; carne; Como funciona o pagamento; como pagar; Condições de pagamento; Condições pagamento; em 12 x; em 12 vezes; em quantas vezes; em quantos meses; facilitam pagamento; forma de pagamenti; forma di pagamento; forma pagamento; formas de pagamentos; levar dinheiro; opções de pagamento; opções de pagamentos; opcoes de pagamento; opcoes de pagamentos; opçoes de pagamento; opçoes de pagamentos; paga a vista; pagto dinheiro; parcela; pacela; parcelamento; parcelado;  quantas vezes; parcelam; a vista; em dinheiro; formas de pagamento; entrada; cartão de crédito; cartao de credito; cartão de credito; cartao de crédito; cartão de débito; cartão de debito; cartao de débito; cartao de debito; cheque; carnês; carnes; como é o pagamento; como faz o pagamento; é o pagamento; desconto; condições de pagamentos; como posso pagar; xeque; condição de pagamento; condição de pgto; cond de pagto; cond de pgto; condição pagamento; condição pgto; condição pagto

Palavra-chave: como funciona

Sinônimos: como funciona; como funcionar; como é que funciona; primeiro passo; primeiros passos

Palavra-chave: telefone

Sinônimos: zap; whatsapp; zapzap; telefone de contato; telefone para contato; telefone pra contato; what; whatt; wat; watt; gostaria de entrar em contato; vou ligar; whats; wats; entro em contato; marcar por telefone; entro em contato; Eu ligo; Depois retorno ligação; Passa teu número; número daí; numero dai; Qual numero; Qual o telefone; Ver telefone; telefone pra ligar; telefone para ligar; vou ligar; depois eu ligo; ligo para vocês; ligo para você; ligo pra você; ligo pra vocês; ligo pra vc; ligo para vc; prefiro ligar; passe o número; número de telefone; números de telefone; numero de telefone; numeros de telefones; por telefone; prefiro telefone; passe o telefone; passa o telefone; passa telefone; passe telefone; um telefone; manda o phone; manda o fone; manda o telefone; vou telefonar; phone para ligar; passe phone; passe o phone; qual é o telefone; qual e o telefone; qual eh o telefone

Palavra-chave: serviços

Sinônimos: serviços; procedimento; serviço; servicos; servico; procedimentos; tratamentos; tipo de tratamento; tipos de tratamentos; tipo de tratamentos; tipos de tratamento; o tratamento; tratamento de; especialista

Palavra-chave: convênio

Sinônimos: convênio; convenio; plano; aceita o plano; convênios; convenios; planos

Palavra-chave: parente

Sinônimos: parente; filho; filha; marido; esposo; esposa; pai; mae; mulher; sogra; sogro; netinho; neto; neta; netinha; não é pra mim; nao é para mim; nao e p mim; não é p mim; mãe; nora; genro; filhos; sobrinho; sobrinha; n é pra mim; n é para mim

Palavra-chave: criança

Sinônimos: criança; menino; menina; kids; crianca; criancas; crianças; 5 anos; 6 anos; 7 anos; 8 anos; 9 anos; 10 anos; 11 anos; 12 anos; cinco anos; seis anos; sete anos; oito anos; nove anos; dez anos; onze anos; doze anos; pediatra; pediatria; odontopediatria; odontopediatra

Palavra-chave: planos aceitos

Sinônimos: planos aceitos; atende o plano; atende o convenio; amil; unimed; sus; bradesco; só particular; so particular; quais planos; Voces trabalham com; aceita o plano; aceita plano; caixa; amex; planserv; união médica; apivida; hapivida; appvida; sulamérica; sul américa; sulamerica; sul america

Palavra-chave: implante

Sinônimos: implante; emplante; emprante; imprante; enprante; inprante; inplante; enplante; implantes; emplantes; emprantes; imprantes; enprantes; inprantes; inplantes; enplantes; enplant; implant; emprati; implantação

Palavra-chave: prótese

Sinônimos: prótese; chapa; dentadura; protece; protese; proteses; próteses; protex; protice; plotis; plotes; protis; protes; prostisi; protesi; protezes; próteze; proteze; prótezes; prosta; protise; prótise; perereca; perereka; dente suposto; bride

Palavra-chave: aparelho

Sinônimos: aparelho; apareio; aparei; aparelho; aparelhos; ortodontia; ortodôntia; ortodôntico; ortodontico

Palavra-chave: invisalign

Sinônimos: invisalight; invisalign; invisaligh; invisível; inivisíveis; invisivel; inivisiveis; invisiveu; invisiveo; invisives

Palavra-chave: clareamento

Sinônimos: branqueamento;clareamento;branqueia;branquiamento;clariamento;clareiamento;clareia;clarear;clarea;claria;clariar;mas brancos; mais brancos; mais branco; mas branco

Palavra-chave: manutenção

Sinônimos: manutenção; manunteçao; manunteção; manuntenção; manuntençao; manuntencao

Palavra-chave: vaga de emprego

Sinônimos: emprego; recepcionista; curriculo; curriculum; precisando de secretaria; precisando de secretária; vaga de emprego; tem oportunidade para; estão precisando de Técnico; precisando de secretaria; currículo; pessoa para trabalhar; pessoas pra trabalhar; cv

Palavra-chave: urgência

Sinônimos: urgência; emergência; urgencia; emergencia; Urgenteee

Palavra-chave: contrato

Sinônimos: contrato; documentação; documentacao; documento

Palavra-chave: lentes de contato dental

Sinônimos: lentes; laminados; lente; laminado; contato dental; faceta; facetas; fasseta; fassetas

Palavra-chave: canal

Sinônimos: canal; canais; microscópio; endodontia; endodôntico; canau

Palavra-chave: clínica geral

Sinônimos: cinica geral; clinico geral; revisão; clínica geral; clinica geral; clínico geral; limpeza; restauração;  restauracao; limpesa

Palavra-chave: botox

Sinônimos: botox; toxina botulínica; toxina botulinica; butox; botoz

Palavra-chave: Harmonização facial

Sinônimos: harmonização facial; hamonização; armonização; armonizacao; hamonizacao; harmonizar; harmizacao;

Palavra-chave: Especialidade medica:

nutri;especialidades;especialidade;Clinica Geral;Dermatologia;endocrinologia;Ginecologia;Nutrição;Obstetrícia;Pediatria;Urologia;Cardiologia;Gastroenterologia;Psiquiatria;Psicologia;Oftalmologia;Ortopedia;Medicina do Trabalho;espeacialidades;especialistas;cardiologista;Clínico geral;Endocrinologista;Dermatologista;Fonoaudiólogo;Ginecologista;Gastroenterologista;Neurologista;Ortopedista;Proctologista;Vascular;Psicólogo;Psiquiatra;Reumatologista;Urologista;espeacialidades;especialistas;gastro;oftalmo; oftalmologista;oculista;orto;Pneumologia;hematologia;infectologia;pneumologista;hematologista;infectologia;infectologista;pneumo;pneumopediatria;pneumopediatra;gastropediatria;gastropediatra;cardiopedriatra;cardiopedriatia;mastologista;mastologia;oncologista;oncologia;nutrólogo;reumatologia;geriatria;geriatra

 

 

Palavra-chave: Odontologia

odonto;odontologíca;dentista;odontologista;odontóloog;ododontólogo;odontologo

Palavra-chave: Medicina

médico;medicina;medico;medica;médica

Palavra-chave: Corpo clínica

corpo clínico;equipe;profissionais;médicos;medicos

Palavra-chave: Exames

exame; exames; ezame; ezames; exami; izame; ixame; ixami; isame; izame

 

Considerações finais

É possível cadastrar até 8 botões em cada nível e é possível criar até 3 níveis de botões com tópicos e respectivas respostas.

É possível escrever apenas até 20 caracteres em cada botão de “Tópico” e até 320 caracteres em cada “texto” de resposta.

 

Como criar uma agenda no Google Calendar?

Primeiramente entre no site https://www.google.com/calendar e faça o seu login.

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google, entre no site acima e cadastre-se em “mais opções” e “criar conta”.

Ao fazer o seu login, clique no símbolo “+” que fica ao lado do campo “Adicionar outras agendas” e clique em “Nova Agenda”.

Esta será a agenda que você criará para integrar com a Assistente virtual Cloudia na nossa Área de login.

Preencha o nome da agenda com um nome de sua preferência e escolha o fuso horário do local da clínica. Depois clique em “criar agenda”.

Fizemos um vídeo com o passo a passo:

 

Como configurar a minha agenda no Google Calendar para se integrar com a Cloudia?

Se você não sabe como criar uma Agenda no Google, veja aqui como criar.

Ao entrar no seu ambiente da Agenda do Google, o primeiro passo é criar os “eventos” ou “marcadores” que a sua assistente virtual deve reconhecer como horários para marcação de consultas.

Por que devo criar estes eventos na Google Agenda?

É através destes eventos que você indicará os horários que a sua atendente virtual deve disponibilizar para os seus clientes. Você fará mais adiante esta integração na configuração do menu “Tipos de consultas”.

Como criar os eventos para indicar os horários de atendimento para cada tipo de consulta?

No restante do post, usaremos um exemplo de uma profissional que atende de segunda a sexta das 8:00 as 18:00 em uma mesma clínica.

Primeiramente, selecionamos apenas a agenda que desejamos usar para integração com a Cloudia. Basta clicar nos 3 pontos que aparecem ao lado da agenda e depois em “Exibir apenas esta”.

Após selecionada a agenda, criamos o evento da segunda-feira que vai das 8:00 as 18:00, conforme imagem abaixo.

Você pode fazer isso segurando com o botão esquerdo do mouse e arrastando o mouse pela faixa de horário do dia ou editando os horários na janela que se abrirá.

Obs.: Não leve em conta ainda os intervalos de almoço ou qualquer outro intervalo por enquanto, veremos como indicaremos isso para a secretária virtual mais adiante neste post.

Nomeio o “Evento”(Esse nome que você vai dar ao evento é o que chamamos de “marcador” quando você cria um tipo de consulta no menu “Tipos de consultas”) e edite os horários de limite se necessário.

Depois clique em “Mais opções”.

Sempre escolha ou verifique se o fuso horário está correto clicando em “Fuso horário” ao lados dos horários escolhidos na janela que se abrirá. (veja imagem abaixo)

Para não precisarmos fazer este mesmo procedimento nos demais dias da semana, podemos facilitar esta atividade clicando na opção de “Não repetir”, onde vai abrir um leque de opções para repetir o evento.

Neste exemplo, como o atendimento acontece de segunda a sexta nestes mesmos horários, selecionamos “Todos os dias da semana (segunda a sexta-feira)”.

Há inúmeras possibilidades de repetições dos eventos, basta clicas em “Personalizar…” no passo anterior e explorar as alternativas.

Obs.: Se você atende diferentes tipos de consultas que só acontecem alguns dias da semana ou com durações diferentes, explicaremos mais adiante no último vídeo deste post como você deve configurar a sua Google Agenda.

Como configurar para não oferecer os horários de intervalo de almoço para os pacientes agendaram

Explicamos no vídeo a seguir como você pode fazer para criar intervalos de almoço onde sua equipe não atende. Segue procedimento em vídeo:

Como configurar para não oferecer os feriados para os paciente agendarem

Feito isso, também deixe indisponível todos feriados da sua cidade, exclua os eventos destes dias de feriados. Para isso, basta clicar no evento no dia do feriado(1) e clicar em “excluir” clicando no ícone da lixeira(2) e depois em “Este evento”(3) conforme imagem.

Você fará o mesmo procedimento para os dias em que você for tirar férias, fazer cursos ou não for atender por qualquer outro motivo, fazendo com que a sua secretária virtual reconheça que aqueles horários não estão disponíveis para marcação de horários.

Você também pode criar um evento de nome “bloqueio” (com letras minúsculas e sem aspas) no período onde você não poderá atender ou em feriados, assim a sua secretária virtual já entenderá e não passará a disponibilizar estes horários. Veja o vídeo abaixo explicando este procedimento.

 

Como configuro minha agenda do Google se eu tenho consultas que só atendo em alguns dias da semana ou com durações de consultas diferentes?

No vídeo a seguir, foi feito tudo isso levando em conta um exemplo fictício mais complexo em que o profissional faz três diferentes tipos de consultas com os seguintes detalhes:

  • A primeira consulta de cada paciente é sempre mais demorada, levando 1 hora e 30 minutos, e é feita apenas de segunda a quinta-feira.
  • As demais consultas levam apenas 1 hora para serem realizadas e também são realizadas de segunda a quinta-feira.
  • Os Retornos ocorrem apenas nas sextas-feiras e levam 30 minutos.

Como alterar os horários que deixo disponíveis para o pessoal marcar a consulta na Cloudia?

Neste caso, escrevemos um post sobre isso. Leia aqui.

Por favor, se tiver qualquer dúvida entre em contato, teremos prazer em te ajudar. 🙂

 

Como consigo acessar a minha agenda pelo celular, smartphone ou tablet?

Recomendamos fortemente deixar a sua agenda sempre acessível no seu dispositivo portátil que esteja sempre com você.

Idealmente, você deve sincronizar a sua google agenda com o seu dispositivo.

No caso de dispositivos com sistema operacional Android, você pode baixar o app do Google Agenda.

No caso do iPhone ou outros dispositivos da Apple, você pode tanto fazer o download do app do Google Agenda quanto sincronizar a sua agenda com o aplicativo de calendário nativo do seu dispositivo.

Dessa forma, caso deseje, você pode configurar para quando algum cliente marcar alguma consulta (via Cloudia ou via sua secretária), você já ser notificado no dispositivo móvel.

Como criar uma página profissional no Facebook?

Entre no facebook e crie a sua página profissional. Se você já tiver a sua página profissional, você não precisa fazer esse passo.

Ao cria-la é muito importante que você configure corretamente a sua página do Facebook conforme explicamos aqui neste outro post.

Preciso ter internet no meu consultório?

Não! Você não precisa ter internet no seu consultório para a Cloudia funcionar.

Porém é importante que você tenha internet, pelo menos no seu dispositivo móvel, para acompanhar do seu aparelho as marcações que estão sendo feitas pelos pacientes na sua Google agenda, tanto daquelas marcadas através da Cloudia, quanto das marcadas pelas suas secretárias.

Posso cancelar uma consulta marcada pela Cloudia diretamente pela minha Google Agenda?

Nós não recomendamos que isso seja feito, porque o seu paciente não será avisado sobre esse cancelamento.

A forma ideal de fazer isso é editar esta consulta pela propria Cloudia, conforme video abaixo.

Para deletar, basta clicar no botão vermelho do “lixo” desta consulta, ao invés do botão cinza do “lápis de edição” do vídeo.

 

Por que o nome Cloudia?

O nome Cloudia foi criado da fusão cloud + inteligência artificial.

A palavra cloud significa nuvem em inglês e é utilizada para designar a tecnologia de computação distribuída pela internet que torna possível a virtualização de máquinas em redes com alta velocidade de conexão à internet.

A inteligência artificial é o que permite a Cloudia oferecer opções inteligentes nas conversas que os seus pacientes tiverem com ela. Com o passar do tempo, a inteligência da Cloudia vai aumentar ainda mais.

O que é e como funciona a Cloudia?

A assistente virtual Cloudia não é uma secretária humana remota.

Muitas empresas dizem ter um serviço de assistente virtual, mas na verdade fornecem humanos para atender aos seus clientes, gerando um custo enorme. Na verdade, o que essas empresas fornecem é o serviço de assistente remota ou secretária compartilhada.

No caso da Cloudia, ela é um chatbot (robô) com inteligência artificial que funciona via Facebook Messenger, WhatsApp e site, enviando mensagens e respondendo às perguntas dos usuários automaticamente, aumentando o faturamento da clínica pelo fato de 68% dos pacientes que querem agendar interagem pelos aplicativos de mensagens em horários não comerciais e são muito imediatistas.

Ela automatiza o atendimento (agendamento, esclarecimento de dúvidas, envio de lembretes de consulta) da clínica 24h por dia, 7 dias por semana. Além disso, tem diversas outras funcionalidades que vai simplificar muito a sua vida se a sua clínica fizer um trabalho de marketing digital para atração de pacientes. 🙂

A melhor forma de entender seria testando em menos de 1 minuto aqui pelo Messenger como se você fosse um paciente interagindo com um exemplo de teste: http://m.me/cloudiabot .

 

No que a Cloudia pode me ajudar?

Um chatbot como a Cloudia pode te ajudar em todo o processo de marcação de consultas do seu cliente, esclarecimento de dúvidas e envio de lembretes antes do horário agendado.

Além disso, é capaz também de entrar em contato automaticamente com pessoas que comentam as suas postagens do Facebook e direciona-lo para que agendem uma consulta e virem pacientes.

O principal benefício é o de gerar menos interrupções e mais tempo para focar no que é realmente importante para os profissionais da saúde e suas secretárias.

Como posso ter a minha assistente virtual no Facebook?
Você precisa ter uma página no Facebook e ser um dos administradores.
Caso deseje ter a funcionalidade de agendamento, é necessário contratar um serviço de agendamento via chatbot como a Cloudia, que se integra com uma Google Agenda ou com o seu sistema de gestão.
É necessário ter também uma conta no Google para criarmos uma agenda no Google Agenda.
Cadastre-se na nossa plataforma para integrar o chatbot à sua página e em 2 minutos você já pode vê-lo funcionando.
Não é necessário entender sobre códigos de programação, já simplificamos tudo isso para você.
Saiba mais em nosso site.
Preciso saber de alguma linguagem de programação para usar a Cloudia?

Não é necessário entender sobre códigos ou linguagens de programação, já simplificamos tudo isso para você!

Ao se cadastrar, você só precisa configurar a Google Agenda e preencher nosso formulários disponíveis na área de login. Cadastre-se agora mesmo e veja como é simples!

Menu “Contas Integradas”

No menu “Contas Integradas” você vai integrar suas contas do Facebook e do Google.

Antes de qualquer integração, se você ainda não tiver uma página profissional, aprenda como criar uma página profissional no Facebook aqui.

É opcional que você otimize a sua página do Facebook conforme explicamos aqui neste outro post.

As integrações que vamos te explicar a seguir são necessárias para que o sistema entenda por qual página do Facebook a secretária deve responder e em qual conta do Google Agenda ela deve sinalizar as consultas agendadas futuramente.

Integração com a conta do Facebook

Clique em “Conectar ao Facebook”.

Faça o seu login no Facebook pelo navegador e permita que a cloudia tenha acesso a algumas informações que serão pedidas.

Selecione uma das páginas a qual você deseja que a secretária robô responda.

Atenção: se a sua página não aparece na lista é porque esta sua conta do Facebook não é um perfil administrador da página. Caso queira saber como se tornar administrador da página, peça para um dos administradores da página seguir este procedimento.

Recomendamos que você crie uma página inicialmente apenas para fazer testes, antes de ativar a Cloudia para rodar na sua página do Facebook oficial.

Pronto, agora você integrou a sua atendente virtual Cloudia com a sua página, porém ela ainda não estará ativada. A ativação será feita no menu “Minha Cloudia”.

Integração com a conta do Google

Clique em “Conectar ao Google”

Será aberta uma nova janela para ser preenchida com seus dados de login do próprio Google, ou seja, sua conta que você costuma usar para fazer login em algum dos serviços do Google como Gmail, Google Drive, Google Agenda, etc.

Caso você não tenha conta no Google, clique em “mais opções” e depois em “criar conta”, daí basta preencher o formulário com os dados solicitados.

Caso você já tenha um conta no Google, preencha primeiramente o seu email, clique em “próxima” e digite a sua senha e clique em “próxima” novamente.

Se tudo tiver dado certo, aparecerá na seção de integração com o Google da sua área de membros a mensagem que a sua conta está conectada.

MUITA ATENÇÃO: se a sua conta do Google ou Gmail não for gratuita, ou seja, é uma conta corporativa (GSuite), o vídeo mais abaixo explica uma configuração extra que você precisa fazer para conseguir realizar a integração com a Cloudia.

Observação: você tem que ser um administrador da sua conta Google do seu site ou não vai funcionar.

Primeiramente você deve entrar no https://admin.google.com, fazer o login e clicar em apps.

Clique em “G Suite”.

Clique em “Agenda” ou “Calendar”.

Clique em “Configurações de compartilhamento”.

Deixe marcada a opção de “Compartilhar todas as informações e permitir que usuários externos alterem agendas”.

Em seguida, na mesma tela, baixe mais a barra de rolagem, clique em “Condigurações Gerais” e deixe marcada a opção de “Compartilhar todas as informações e permitir que usuários extenos alterem agendas”.

Pronto, agora sua conta Gsuite está pronta para se integrar à Cloudia.

Segue tutorial, caso deseje ver o procedimento em vídeo:

Configuração extra para contas Gsuite

 

Menu “Minha Cloudia”

Leia o post completo para entender todos os campos deste menu.

Importante: sempre que alterar algum dos campos, lembre-se de salvá-lo no botão “Salvar configurações”.

Ativar a sua Cloudia

Este é o botão onde você deve ativar a Cloudia após fazer as configurações da conta e integrar com a sua página do Facebook e Google.

O botão deve ficar vermelho para que a sua assistente virtual funcione na página do Facebook que você integrou no menu “Contas integradas”.

Esta ativação deve ser feita sempre que você trocar a página onde a Cloudia deve funcionar do menu “Contas integradas”.

Como a Cloudia deve chamar a sua empresa?

Aqui você deve escrever como a sua secretária robô deve se referir ao seu estabelecimento na primeira mensagem que ela envia ao paciente. Por exemplo: Consultório do Dr. Fábio Miranda, Clínica dos Olhos, Hospital da Luz, etc. É justamente este trecho em destaque da mensagem inicial:

Gênero

Infirme o gênero do artigo que precede o seu estabelecimento. Se for uma clínica, então marque feminimo, se for um consultório ou hospital, então marque masculino. Exemplos:

  • O Consultório do Dr. Fábio Miranda -> Artigo masculino precede o nome do estabecimento.
  • A Clínica dos Olhos de Natal -> Artigo feminino.
  • O Hospital da Luz -> Artigo masculino.

Nome do Compromisso (singular)

Digite o nome genérico do compromisso que você deseja que o paciente possa agendar e que vai aparecer no botão do menu inicial para o mesmo. No caso da imagem abaixo o compromisso ficou com o nome de “consulta”:

Algumas sugestões para este campo são: consulta, avaliação, aula, sessão, tratamento, horário, exame, etc.

Nome do Compromisso (plural)

Apenas digite no plural o campo “Nome do Compromisso (singular)” explicado no tópico anterior.

Exemplos: se o “Nome do Compromisso (singular)” foi preenchido com “consulta”, digite no campo “Nome do Compromisso (plural)” a palavra “consultas”.

Nome da Atendente

Digite o nome que você desejar para a sua secretária robô. É com este nome que ela se apresentará na primeira mensagem que ela envia ao paciente conforme destaque da imagem abaixo. Neste exemplo, foi deixado o nome “Cloudia”.

Profissão da atendente

Digite a profissão que você desejar para a sua secretária robô. É com este cargo que ela se apresentará na primeira mensagem que ela envia ao paciente conforme destaque da imagem abaixo. Neste exemplo, foi deixado a profissão “secretária virtual”. Outros exemplos de profissões: “consultora robô”, “assistente robô”, “atendente virtual”.

Mensagem inicial

Esta é a segunda mensagem enviada pela secretária robô ao paciente. Aqui você pode personalizar da forma que você quiser.

Você pode optar por colocar algumas informações relevantes como sua especialidade e telefone da clínica (para o paciente ligar apenas se ele não conseguir resolver o que ele queria pela secretária robô) ou apenas deixe uma breve descrição da clínica como, por exemplo, “Deixe o seu sorriso mais bonito agendando sua avaliação com a clínica X”.

Trata-se da mensagem destacada na imagem do exemplo abaixo.

Esta é a última mensagem que aparece para o paciente ao finalizar a marcação do compromisso.

Seria esta mensagem destacada na imagem abaixo.

Mensagem a ser exibida ao solicitarem falar com atendente humano

Caso deseje ativar a funcionalidade de apresentar uma mensagem personalizada quando alguém solicita atendimento humano, preencha este campo com a mensagem que deseja apresentar nestes casos.

Uma boa prática é colocar o número de sua clínica ou whatsapp, inclusive já deixando o link encurtado que ao ser clicado, vai direto para o whatsapp da sua atendente humana. Por exemplo: “Caso queira falar com um de nossos atendentes, por favor ligue para (XX) XXXX-XXXX ou clique no link a seguir e converse via WhatsApp: bit.ly/xxxxxxxx.”

Existe também a opção de desativar o chatbot apenas para aquele usuário que solicitar falar com atendente humano, daí você pode entrar com a sua secretária humana para atendê-lo. Para ativar esta funcionalidade, por favor entre em contato pelo nosso email suporte@cloudia.com.br.

Mostrar a sugestão de compartilhamento aos pacientes?

Deixe selecionado “Sim” se desejar apresentar um botão após a finalização do agendamento que possibilite que o paciente que agendou compartilhe com amigo(s) ou indique para amigo(s) o Facebook Messenger de sua clínica, ajudando na divulgação da sua clínica.

Quais dados a cloudia deve pedir no início da interação com o seu paciente?

Selecione quais dados você deseja pedir logo no início, na primeira vez que aquele paciente interage com a atendente virtual.

Uma boa prática é a de pedir apenas o telefone no início, para não irritar o paciente com o pedido de muitos dados. Peça também o email se for muito importante para a sua estratégia de email marketing. O motivo de solicitar o telefone logo no início é para que alguém possa ligar, caso o paciente não consiga agendar pela atendente virtual.

Você pode pedir outros dados imediatamente antes da confirmação do agendamento. Explicarei como fazer isso no campo de “Perguntas customizadas” logo abaixo.

Salvar configurações

Ao terminar de preencher ou sempre que alterar qualquer campo, clique em “Salvar configurações”.

Perguntas customizadas

Por padrão, perguntamos apenas o Telefone do paciente no momento anterior à confirmação da consulta. Caso queira pedir mais algum dado do paciente neste momento, adicione em forma de pergunta ou de ordem do tipo: “Digite o seu nome completo do paciente.”.

Uma boa prática é pedir o nome completo do paciente neste momento, principalmente se for comum um parente marcar a consulta para o paciente final, como, por exemplo, em clínicas pediátricas onde os pais marcam para os filhos ou em clínicas geriátricas onde algum parente marca para o paciente idoso.

Você pode ordenar essas perguntas como quiser preenchendo o campo “ordem”.

Menu “Minha Empresa”

No menu “Minha empresa” são solicitadas as seguintes informações:

Nome da Empresa*

Digite aqui o nome do seu consultório, clínica ou hospital.

CNPJ

Digite apenas os números do seu CNPJ.

E-mail Principal da Empresa*

Digite o e-mail do seu escritório central se você estiver configurando a secretária para uma rede de clínicas com vários endereços físicos.

Se você tiver apenas uma unidade física, digite o e-mail do seu estabelecimento.

Número de Telefone Principal

Digite o número de telefone do seu escritório central se você estiver configurando a secretária para uma rede de clínicas com vários endereços físicos.

Se você tiver apenas uma unidade física, digite o número de telefone do seu estabelecimento.

Endereço Principal

Digite o endereço do seu escritório central se você estiver configurando a secretária para uma rede de clínicas com vários endereços físicos.

Se você tiver apenas uma unidade física, digite o endereço do seu estabelecimento.

Planos de saúde aceitos pela clínica

Digite todos os planos de saúde aceitos em todas as unidades e por todos os profissionais que atuam nos seus estabelecimentos. Se a empresa só atende consultas particulares, não selecione nenhum plano.

Já estão pré-cadastrados todo os planos de saúde atualmente em vigor no Brasil, mas caso o plano de saúde que você atende não esteja na nossa lista, por favor entre em contato conosco para adicionarmos pelo email suporte@cloudia.com.br.

Salvar

Para salvar, clique no botão “Atualizar dados”.

Menu “Minhas unidades”

Ao clicar no menu “Minhas unidades”, você será direcionado para a seguinte tela:

Nesta seção é onde você vai cadastrar as diferentes unidades de seu estabelecimento.

Se você tiver apenas uma unidade, ou seja, apenas um ponto físico, você vai fazer o procedimento do “Caso #1” que explico a seguir apenas uma vez.

Se você possui uma rede de clínicas com vários pontos físicos em diferentes áreas, você vai ter que cadastrar todas as suas unidades seguindo este procedimento por completo.

Neste tópico, há duas alternativas:

  • 1 – Exibição de uma lista de unidades para o paciente (ideal para clínicas com poucas unidades).
  • 2 – Geolocalização ou fornecimento de estado e cidade do paciente (ideal para clínicas com muitas unidades).

O mais comum é deixar a primeira opção marcada se você tem apenas uma clínica ou mais de uma clínica na mesma cidade.

Recomentamos deixar marcada a opção número 2 apenas se você tem muitas unidade de clínicas espalhadas. Ela dá a opção do paciente poder compartilhar a localização dele pelo aplicativo de troca de mensagens e a atendente virtual vai oferecer a clínica mais próxima do paciente.

Caso #1 – Seu estabelecimento possui apenas uma unidade física

Por padrão, já haverá uma unidade cadastrada. Clique no ícone do lápis destacado na imagem a seguir para editar esta primeira unidade.

Ao clicar no ícone do lápis, você verá um formulário solicitando os seguintes dados:

Nome da unidade ou filial

Digite aqui o nome da unidade ou filial.

Caso você possua apenas uma unidade, digite o nome da sua unidade especificando local ou não.

Por exemplo: Clínica dos olhos, ou Clínica dos olhos de São Paulo.

CEP

Digite o CEP desta unidade.

País

Digite o país onde se encontra esta unidade.

Estado

Digite o estado onde se encontra esta unidade.

Cidade

Digite a cidade onde se encontra esta unidade.

Nome da Rua

Digite o nome da rua onde se encontra esta unidade.

Número

Digite o número onde se encontra esta unidade.

Complemento

Digite o complemento onde se encontra esta unidade.

Fuso Horário

Digite o fuso horário da região onde se encontra esta unidade. Caso não apareça o fuso horário exatamente da sua cidade, procure a cidade que tenha o mesmo fuso horário que a sua.

Atenção para o fato de que algumas cidades do país obedecem o horário de verão em um período do ano, outras não. Se a sua cidade obedece o horário de verão e não se encontra na lista, marque o fuso horário de uma cidade que também obedeça o horário de verão.

Telefone da unidade ou filial

Digite o telefone desta unidade ou filial.

Email da unidade

Digite o e-mail desta unidade ou filial.

Planos de Saúde aceitos por esta unidade

Se for o caso, selecione aqui os planos de saúde que esta unidade aceita.

Os planos de saúde que são aceitos pelas unidades devem ser primeiro adicionados no campo de planos de saúde aceitos pela sua empresa, no menu “Minha empresa”.

Salvar

Lembre-se sempre de clicar no botão “Atualizar unidade” ou  “Salvar” ao terminar de preencher o formulário.

Observação: apesar de não serem obrigatórias, é muito importante que você preencha todos estes dados corretamente porque no final da consulta é enviado um mapa para o paciente onde mostrará exatamente a sua localização baseado nos dados que você inseriu neste formulário.

Caso #2 – Seu estabelecimento possui vários pontos físicos

Se você possui mais de um ponto físico da sua rede de clínicas, além de precisar fazer todo o procedimento descrito no Caso #1, você precisa inserir as demais unidades.

Clique no botão “Adicionar unidade”.

O procedimento em seguida é exatamente idêntico ao já explicado no caso #1 deste documento, porém segue algumas observações importantes:

Nome da unidade ou filial

No campo “Nome da unidade ou filial”, Você pode diferenciar as suas vários unidades por bairro, região ou cidade onde se encontra a clínica.

Alguns exemplos que você pode usar como base:

1 – No caso de haver várias unidades em uma mesma cidade, você pode nomear suas unidades das seguintes formas:

  • Por bairro: Clínica dos olhos Tatuapé, Clínica dos olhos Vila Mariana, etc.
  • Por região: Clínica dos olhos da Zona Norte, Clínica de olhos da Zona Sul, etc.

2 – No caso de haver várias unidade em várias cidades do país, você pode segmentar suas unidades por cidade ou por cidade e bairro;

  • Por cidade: Clínica dos olhos de Natal, Clínica de olhos de São Paulo, etc.
  • Por cidade e bairro: Clínica de olhos de Natal Tirol, Clínica de olhos de Natal Ponta Negra, Clínica de olhos de São Paulo Tatuapé, Clínica de olhos de São Paulo Vila Mariana, etc.

Os demais campos são auto-explicativos, se tiver dúvidas, veja o que foi explicado neste artigo para o caso #1 ou entre em contato conosco.

Salvar

Lembre-se sempre de clicar no botão “Salvar” ao terminar de preencher o formulário.

Repita o procedimento para todas as unidades.

Menu “Meus Profissionais”

Ao clicar no menu “Meus profissionais”, será mostrada a seguinte tela:

Nesta seção é onde você vai cadastrar os diferentes profissionais de sua empresa (de todas as unidades).

Se você está contratando o nosso serviço da Cloudia apenas para você, você vai fazer o procedimento do caso #1 a seguir apenas uma vez.

Se você está contratando o nosso serviço da Cloudia para você e para o time de profissionais da sua unidade ou de suas várias unidades, você vai ter que cadastrar todos os profissionais seguindo este procedimento do caso #2 por completo.

Caso #1 – Secretária robô para apenas 1 profissional

Por padrão, já haverá um profissional cadastrado. Clique no ícone do lápis destacado na imagem a seguir para editar.

Ao clicar no ícone do lápis, você terá um formulário solicitando os seguintes dados:

Nome

Digite o Nome completo do profissional.

Como devo chama-lo? *

Digite aqui como a Cloudia deve se referir a este profissional.

Por exemplo: Dr. Marta Nagai.

Marque o item Masculino ou Feminino.

CPF

Digite o CPF do profissional.

E-mail

Digite o e-mail do profissional, caso ele queira receber as notificações de marcações de consulta. Caso não deseje, deixe este campo em branco.

Telefone

Digite o Telefone do profissional.

Ordem, UF e número

Digite o código da ordem profissional seguido da sigla do estado e o número.

Exemplos:

  • Para um médico em Brasília: CRM DF XXXX.
  • Para um dentista em São Paulo: CRO SP XXXX.

Profissão

Digite a profissão desta pessoa. Digite o CPF do profissional. Médico, dentista, nutricionista, psicólogo, etc.

Especialidade

Digite a especialidade do profissional. Exemplos: Oftalmologista, Ortodontista, Endocrinologista, etc.

Subespecialidade (caso aplicável)

Caso aplicável, digite a subespecialidade do profissional.

Exemplos: Catarata (para oftalmologistas), diabetes (para endocrinologistas), mama (para cirurgiões plásticos).

Unidades onde atende

Selecione a unidade ou as unidades que o profissional em questão atende.

Planos de Saúde aceitos por este profissional

Selecione todos os planos de saúde que são aceitos por este profissional.

Caso o profissional não aceite nenhum plano de saúde, deixe este campo em branco.

Observação: Os planos de saúde que são aceitos por este profissional devem ser primeiramente adicionados no campo planos de saúde aceito pela sua empresa, no menu “Minha empresa”.

Salvar

Lembre-se sempre de clicar no botão “Atualizar profissional” ou  “Salvar” ao terminar de preencher o formulário.

Caso #2 – Secretária robô para mais de 1 profissional

Se você vai utilizar os serviços da secretária robô para mais de 1 profissional, além de precisar fazer todo o procedimento descrito no Caso #1, você precisa cadastrar os demais profissionais.

Clique no botão “Adicionar profissional”.

O procedimento em seguida é exatamente idêntico ao já explicado no caso #1.

Salvar

Lembre-se sempre de clicar no botão “Salvar” ao terminar de preencher o formulário.

Repita o procedimento para todos os profissionais.

Menu “Tipos de Consultas”

Provavelmente a nossa equipe já fez e configurou a sua Google agenda e te passou as informações de como acessá-la, portanto não é necessário  que você crie e nem configure do zero a Google agenda. Pule o parágrafo a seguir.

Mas caso você queira criar outra agenda do zero, explicamos aqui como criar a agenda do Google. Depois de criada, é necessário que você configure a agenda do Google conforme explicamos aqui.

Após feitos os passos citados acima, vá para o menu “Tipos de consultas”, onde será apresentada a seguinte tela:

Selecione o profissional

Primeiramente selecione o profissional que você deseja adicionar o tipo de consulta clicando no campo da imagem abaixo.

Tipos de consultas

Para criar o seu tipo de consulta, clique em “Adicionar tipo de consulta”.

Será aberto o seguinte formulário:

Nome do tipo de consulta (ex. consulta, retorno, ortodontia)

Digite um nome para o tipo de consulta que o paciente pode marcar.

Exemplos: Consulta, retorno, plano, particular, manutenção de aparelho, implante, prótese, etc.

Duração desse tipo de consulta (em minutos)

Digite a duração média desse tipo de consultas em minutos.

Quantidade de pacientes que podem agendar em um mesmo horário

Se você atende os pacientes por hora marcada, mantenha o valor 1 neste campo.

Se você atende várias pessoas em um mesmo horário, você pode deixar este valor maior do que 1, conforme a sua necessidade.

Se você atende por ordem de chegada, coloque o número de pacientes que podem marcar em um mesmo intervalo de tempo.

Exemplos:

  • Se você aceita até 10 pacientes das 8:00 às 12:00 por ordem de chegada, configure o tempo de consulta como 240 minutos (4 horas) e a “quantidade máxima de pacientes” como 10.
  • Se você atende 4 pacientes por hora e não deseja que a sua secretária virtual apresente intervalos de 15 minutos da consulta para os pacientes, você pode escolher apresentar intervalos de 60 minutos (1 hora) para os pacientes e digitar “4” no campo “Quantidade de pacientes que podem agendar em um mesmo horário”.

Agenda do Google

Após feito o passo acima, você deve selecionar neste campo a agenda do Google deste profissional que você está adicionando o tipo de consulta. Clique sobre a seta na lateral direita do campo e se abrirão todas as agendas criadas

Caso não apareça nenhuma agenda, provavelmente é porque você não integrou a sua secretária robô com o Google ainda. Para isso, volte no menu “Contas integradas” e siga o procedimento que ensinamos aqui.

Marcador de horários na agenda

Já te ensinamos como você deve configurar a sua agenda do Google para se integrar com a Cloudia.

Após feito o passo acima, você deve digitar neste campo o nome do evento(ou marcador de horário) da Agenda do Google que você especificou no passo anterior onde a sua secretária virtual pode oferecer horários para este tipo de consulta.

É importante que você entenda que esta configuração é necessária para que a sua secretária robô identifique em quais horários é possível marcar este tipo de consulta a qual você está configurando.

Para saber como preencher o “Marcador de horários na agenda”, você tem que entrar na agenda que você escolheu para integrar no passo anterior para consultar o nome do evento. Clique em “Editar no Google Agenda” para consultá-la rapidamente.

Selecione apenas a agenda onde você deseja que o “tipo de consulta” seja agendado. Para isso você pode clicar nos 3 pontinhos “…” que aparece ao lado do nome da agenda e depois em “Exibir apenas esta”.

O nome de evento aparece logo na parte superior do evento que você criou. veja o destaque na imagem abaixo.

Clique no evento e copie este nome de evento exatamente como está escrito.

Cole-o no campo “Marcador de horários na agenda” da sua área de membros da Cloudia.

Obs.: Este procedimento só funcionará se você digitar o nome do evento (ou marcador de horários) exatamente igual como você digitou lá na Agenda do Google.

Unidade em que este tipo de consulta deve ficar disponível

Selecione a unidade em que o tipo de consulta deve ficar disponível.

Intervalo em que este tipo de consulta será oferecido

O padrão para este campo “De:” é que fique selecionado o “Agora”. Isso significa que o seu paciente fica livre para agendar qualquer horário a partir do momento agora.

Se você quiser que o seu paciente possa agendar a partir de amanhã, escolha 1 dia. Se você quiser que o seu paciente só possa agendar horários depois das próximas duas horas, escolha 2 horas. Se quiser que ele possa marcar em qualquer horário a partir do momento atual, mantenha selecionado “Agora”.

Já no campo “Até:”, o padrão é que fique selecionado o “7 dias”. Isso significa que o seu paciente fica livre para agendar qualquer horário a partir do momento que você escolheu no campo “De: ” anteriormente mencionado, limitado a agendar apenas até os próximos 7 dias, conforme imagem abaixo.

Arraste os círculos para alterar os limites do intervalo em que este tipo de consulta será oferecido para os pacientes.
Ao arrastar estes círculos, observe que a mensagem abaixo também é alterada.

Se você não quiser limitar a data futura, existe a opção de puxar o máximo o círculo para a direita até o campo intitulado de “Sem limite” conforme imagem abaixo, assim o paciente poderá agendar em qualquer data futura .

Opções Avançadas

Existem alguns campos que ficam ocultos no botão “opções avançadas” e vamos detalha-los a seguir:

 

Forma de pagamento para este tipo de consulta

Selecione uma das opções apresentadas:

Oferecer horários sempre em botões

Deixe marcado este campo se você quiser que a secretária robô ofereça os horários em forma de botões. Neste caso, por limitações do Facebook Messenger, ela oferecerá no máximo 8 opções de horários aleatórios. Veja como ficaria a apresentação dos horários em forma de botões na imagem abaixo.

Recomendamos que deixe esta opção marcada, pois o fato de deixar os horários em forma de botões ajuda para que o seu cliente final tenha uma melhor experiência no atendimento.

Instruções de preparo

Preencha esse campo se você deseja informar ao paciente alguma instrução de preparo para esse tipo de consulta, ou simplesmente deseja imprimir uma mensagem personalizada quando este cliente fizer o agendamento deste tipo de consulta.

Algumas clinicas usam este campo também para imprimir o valor da consulta para o paciente.

O paciente vai receber essa mensagem no final do agendamento e também no lembrete da consulta.

Adicionar pergunta específica

Neste espaço, é possível adicionar perguntas para o paciente responder no final do agendamento deste determinado tipo de consulta.

Você pode escrever mais de uma pergunta e pode inclusive ordená-las como preferir clicando e arrastando para cima ou para baixo.

Salvar

Clique no botão “Adicionar tipo de consulta” para finalizar.

Repita o procedimento para cada tipo de consulta que você deseja cadastrar para cada profissional.

Pergunta do tipo de consulta (se for o caso)

Este campo, apenas ficará disponível no caso de você ter mais de um tipo de consulta para o profissional selecionado no campo superior da tela.

Essa pegunta é enviada pela Cloudia para o paciente APENAS quando este profissional tem mais de um tipo de consulta cadastrado.

Crie diferentes tipos de consultas especialmente para casos onde as consultas possuem diferentes durações ou diferentes horários disponíveis.

Se necessário, explique melhor neste campo os tipos de consultas que o paciente pode marcar com este profissional.

Segue um exemplo de mensagem que pode ser digitada neste campo destacada com o contorno vermelho. Perceba que esta mensagem aparece logo após o paciente selecionar o profissional que deseja marcar consulta.

Lembre-se de clicar no botão “Salvar Mensagem” sempre que alterá-la.

Caso de um mesmo profissional que atende em mais de uma unidade

Nestes casos, por favor leia este artigo para entender como configurar.

Menu “Cloudia no seu Site”

Você pode deixar a Cloudia disponível no seu site assim como deixamos este botão flutuante aqui no nosso site.

Neste artigo vou te ensinar como você pode fazer isso. Veja o vídeo para entender como você pode gerar o seu codigo de webchat:

 

Ao clicar no menu “Cloudia no meu site”, deve ser apresentada a seguinte tela.

Observe que na parte superior há 3 abas: “Widget”, “WebChat” e “Facebook”.

Todos tratam do mesmo objetivo de colocar um ícone flutuante no site, porém cada um tem suas particularidades e você deve escolher apenas um para o seu site. Vou explicar um pouco das vantagens e desvantagens de cada um deles e como preencher cada campo dos formulários.

Sempre ao final do preenchimento, é gerado um código, onde você deve inserir no HTML do seu site para que funcione.

#1 – Aba “Widget”

A vantagem de escolher escolher este widget é que ele oferece a opção de editar a imagem e de inserir uma mensagem de apresentação que vai ficar assim no seu site:

A desvantagem é que, ao ser clicado, ele na verdade abre apenas o Facebook Messenger da sua clínica em uma janela Pop Up para o cliente, portanto ele obrigatoriamente precisa ter conta e fazer login no Facebook Messenger para conseguir interagir. Além disso, clientes que configuraram seus navegadores para bloquearem Pop Ups não conseguirão interagir, a menos que desbloqueiem esta função.

Os campos do formulário desta aba são:

Mensagem do botão

Preencha aqui com a mensagem que deseja que apareça ao lado da logomarca do ícone flutuante do seu site, conforme imagem acima.

Largura do popup

Digite a largura do botão flutuante que você deseja deixar no seu site.

Altura do popup

Digite a altura do botãoo flutuante que você deseja deixar no seu site.

Imagem de fundo do botão

Cole o link de uma imagem que você deseja que apareça no seu botão flutuante. No caso que mostrei no início deste artigo, colocarmos como “imagem de fundo do botão” a logomarca da Cloudia.

Tamanho da fonte

Escolhe o tamanho da fonte da “mensagem do botão” explicada mais acima.

Posição do botão

Escolha se você deseja que ele apareça na lateral esquerda ou direita do seu site.

#2 – Aba “WebChat”

A principal vantagem desta escolha é que, Independentemente de possuir Facebook ou não, o visitante consegue conversar com o chatbots se você deixar marcado o “Disponibilizar chat no próprio site(webchat)” que veremos abaixo. Além disso há a possibilidade de personalização da imagem (ícone) flutuante no site e o paciente não necessita ter o Messenger instalado no Smartphone para interagir.

A desvantagem é que os lembretes das consultas teriam de ser enviados via SMS, gerando um custo a mais, já que ele não interagiu com a conta do Facebook e a política do Facebook não permite que enviemos mensagens para quem nunca interagiu com a página.

Os campos dos formulários são:

Imagem de fundo do botão

Cole o link de uma imagem que você deseja que apareça no seu botão flutuante. No caso que mostrei no início deste artigo, colocarmos como “imagem de fundo do botão” a logomarca da Cloudia.

Disponibilizar chat no próprio site (webchat)

Deixe esta funcionalidade marcada se você quiser oferecer o chat pelo site independente de Facebook. Caso não o deseje oferecer, desmarque-o.

Abrir no Facebook Messenger

Deixe esta funcionalidade marcada se você quiser oferecer o chat pelo Facebook Messenger também. Caso não o deseje oferecer, desmarque-o.

#3 – Aba “Facebook”

Este widget é do próprio Facebook Messenger.

Ele apresenta uma aparência interessante, porém ele não pode ser personalizado com sua logomarca e só funciona se o cliente tiver conta no Facebook Messenger.

Você só precisa digitar o domínio do site onde o Widget irá funcionar no campo indicado e clicar em “Adicionar” e depois em “Gerar Código”.

Considerações Finais

Ao terminar de preencher os campos, sempre finalize clicando no botão “Atualizar código” ou “Gerar Código” e o copie para colar no HTML do site.

Caso você não tenha conhecimento para fazer isto, passe este código para seu programador e ele saberá como proceder.

Instalando o widget no WordPress

Para instalar o código no WordPress, acesse o painel de administração do wordpress da sequinte forma:
Menu lateral esquerdo > Aparência > Editor > procure por “footer.php” ou rodapé.

Colar o código do widget apresentado na sua área de membros antes da linha que contém o fechamento da tag body, ou seja, antes da linha com o “</body>”, de preferência, abaixo do fechamento do footer(</footer>) e acima do fechamento do html(</html>).
Exemplo (não use exatamente este código, este é apenas um exemplo):

<script> (function () { window.CLOUDIA_UUID = ‘6b765783-90c9-4a34-9986-a3c3496fc1a6’; window.CLOUDIA_PAGE_ID = 2019796414965079; var script = document.createElement(‘script’); script.src = ‘https://chatbot.cloudia.com.br/bundle.js’; document.body.append(script); })() </script>

</body>

Menu “Respostas automáticas”

Ao clicar no menu “Respostas automáticas” será apresentada a seguinte tela:

Respostas automáticas no Instagram

Caso a opção de “Respostas automáticas no Instagram” não apareça na sua tela, é preciso que você faça este procedimento.

É importante frisar que esta funcionalidade apenas responde ao comentário, mas não envia mensagens via inbox pelo Direct (mensageiro do Instagram) e nem pelo Messenger (mensageiro do Facebook).

O objetivo principal é que você responda com uma mensagem com o link que o leve a entrar em contato com o seu robô do messenger do Facebook ou a entrar em contato com a sua clínica de alguma forma.

Mostraremos a seguir como você deve configurar e uma sugestão de mensagem.

Clique em adicionar uma resposta no Instagram.

Será aberta a seguinte tela:

Você pode personalizar a mensagem conforme desejar, a sugestão de mensagem padrão no comentário é: Oi! Obrigado pelo seu comentário. Se quiser tirar dúvidas ou marcar um horário, entre em contato via https://m.me/<nome da sua página>

Esta mensagem teria o objetivo de levar a pessoa que comentar a interagir com o seu atendimento automático do Facebook Messenger.

A partir daqui você tem duas escolhas: Ativar as respostas automáticas em todos os posts (deixando marcada a caixa de “Todas as publicações”) ou ativá-la apenas em algumas postagens do instagram, clicando no botão azul “Adicionar publicações” e selecionando os posts desejados.

Lembre-se sempre de clicar no botão “Salvar” ao término de suas configurações.

Resposta automáticas no Facebook

Clique no botão “Adicionar” e aparecerá o seguinte formulário:

Publicações

Vamos dividir esta configuração nos dois casos a seguir:

Caso #1 – Respostas automáticas para publicações que postei direto na minha página

Clique no botão “Adicionar Publicações”.

Selecione as publicações que aparecem na tela que você deseja programar uma resposta automática. Mais de uma publicação poderá ser selecionada, observe que no exemplo a seguir nós selecionamos duas publicações.

Ao terminar de selecionar todas as publicações, role a barra de rolagem até o final e clique em “Adicionar Publicações selecionadas”. Caso queira selecionar outras publicações mais antigas, clique em “Carregar mais posts” até encontrar a publicação e selecione-a.

Caso não apareça nenhuma publicação nesta tela, provavelmente você tem que voltar para integrar a sua página do Facebook no menu “Contas integradas”.

Se você já integrou a Cloudia a sua Página do Facebook e a publicação que você quer configurar não aparece para ser selecionada, provavelmente é porque você criou esta publicação diretamente pelo Gerenciador de anúncios (também conhecido como dark post). Siga para o caso #2.

Existe também a possibilidade de você já configurar uma resposta automática para uma publicação onde você programou (agendou), mas ainda não foi publicada na sua página. Nesse caso, siga para o caso #3 deste post.

Caso deseje que as Respostas automáticas configuradas apenas uma vez funcione automaticamente para todas as suas publicações do Facebook e inclusive para as futuras que forem postadas, basta marcar a opção “Todas as publicações”.

Caso #2 – Respostas automáticas para publicações que criei pelo Gerenciador de anúncios (Dark Post)

Clique no botão “Adicionar Publicações”.

Neste caso, você precisa pegar o endereço da publicação criada. Um dos procedimentos para descobrir este endereço é o seguinte:

Abra outra janela ou guia no seu navegador e abra o Facebook.

No canto superior direto da tela clique  na seta para baixo e depois clique em “Gerenciar anúncios”.

Caso você tenha mais do que uma conta de anúncio, selecione a conta de anúncio que você criou o dark post.

Va na aba “Anúncios”, selecione a caixa do anuncio que você deseja colocar a resposta automática e clique em prévia (veja este passo a passo na ordem na imagem a seguir).

Na tela que abrir, clique no ícone de previa e depois em “Publicação do Facebook com comentários” destacados na imagem a seguir.

Copie o endereço da página que abrir no seu navegador.

Voltando para a sua área de membros da Cloudia, na seção de “Adicionar Publicações”, cole o endereço que você copiou no passo anterior no campo “Adicione uma publicação pela URL” e clique no botão “Adicionar”.

Lembre-se agora de selecionar o post que você acabou de adicionar. O post ficará destacado na cor verde conforme imagem a seguir.

Caso queira deixar as mesmas respostas para outros dark posts, faça o mesmo passo a passo. Você pode inclusive adicionar e selecionar mais de um dark post para uma mesma resposta automática.

Ao terminar de selecionar todas as publicações, role a barra de rolagem até o final e clique em “Adicionar Publicações selecionadas”.

Todos os comentários deixados nestas publicações serão respondidos automaticamente pela sua secretária robô (em nome da sua pagina) com as mensagens que te explicarei após o caso #3.

Caso #3 – Respostas automáticas para publicações que programei (agendei), mas ainda não foi publicada

Clique no botão “Adicionar Publicações”.

Neste caso, você precisa pegar o endereço da publicação criada. Um dos procedimentos para descobrir este endereço é o seguinte:

Abra outra janela ou guia no seu navegador e abra o Facebook.

No canto superior direto da tela clique na Página de seu estabelecimento.

Procurei pela publicação programada, normalmente fica logo abaixo do espaço aonde você escreve suas publicações diretas, logo após a sua imagem da capa.

Clique na publicação programada onde você deseja criar uma resposta automática.

Aparecerá uma prévia da sua publicação programada. Clique na seta indicada na figura.

Copie o endereço desta imagem, excluindo os caracteres que aparecem da última barra “/” em diante (exclua inclusive esta última barra também).

Por exemplo, se o endereço que abriu no seu navegador é: https://business.facebook.com/cloudiabot/photos/p.1089538334523064/1089538334523064/?type=3&theater

Copie apenas o trecho: https://business.facebook.com/cloudiabot/photos/p.1089538334523064/1089538334523064

Voltando para a sua área de membros da Cloudia, na seção de “Adicionar Publicações”, cole o endereço que você copiou no passo anterior no campo “Adicione uma publicação pela URL” e clique no botão “Adicionar”.

Lembre-se agora de selecionar o post que você acabou de adicionar. O post ficará destacado na cor verde conforme imagem a seguir.

Caso queira deixar as mesmas respostas para outros dark posts, faça o mesmo passo a passo. Você pode inclusive adicionar e selecionar mais de um dark post para uma mesma resposta automática.

Ao terminar de selecionar todas as publicações, role a barra de rolagem até o final e clique em “Adicionar Publicações selecionadas”.

Todos os comentários deixados nestas publicações serão respondidos automaticamente pela sua secretária robô (em nome da sua pagina) com as mensagens que te explicarei nos próximos tópicos.

Resposta no comentário

Digite aqui a mensagem que você deseja que seja deixada automaticamente pela sua secretária robô (representando a sua página) quando alguém deixar um comentário nas públicações selecionadas.

Esta mensagem aparecerá nas próprias publicações selecionadas, logo abaixo do comentário da pessoa conforme exemplo em destaque da imagem abaixo.

Ativar resposta automática em comentário

Deixe este campo DESMARCADO se você quiser que a “Resposta no comentário” explicado no item anterior NÃO funcione.

Mensagem no chat

Digite aqui a mensagem que você deseja que seja enviada automaticamente via chat (Facebook Messenger) pela sua secretária robô (representando a sua página) quando alguém deixar um comentário nas públicações selecionadas.

Exemplo:

Ativar contato automático por chat

Deixe este campo DESMARCADO se você quiser que a “Mensagem no chat” explicado no item anterior NÃO funcione.

Salvar

Lembre-se sempre de clicar no botão “Salvar” ao término de suas configurações.

Considerações finais e dicas práticas avançadas

Configure para que a secretária virtual peça o telefone inicialmente e prossiga na marcação de consulta. Assim, você fica com o telefone daqueles clientes que não conseguirem marcar a consulta ou tirar suas dúvidas e pode ligar ou contata-los de outra forma.

Ao criar um post, programe para ser publicado em uma data futura para termos tempo de configurar a secretária robô Cloudia para responder automaticamente desde o momento que for veiculado.

Menu “Meus Pacientes”

Ao entra no menu “Meus Pacientes”, aparecerá esta tela:

Ao selecionar o filtro “Tipo de paciente”, perceba que há 5 opções: “Pacientes que já marcaram consultas”, “Pacientes que não marcaram consultas”, “Pacientes que apenas deixaram comentários”, “Pacientes que não deixaram telefone” e “Pacientes que cancelaram”.

Ao selecionar os filtros escolhidos, lembre-se de clicar no botão azul “Aplicar filtros” para atualizar a lista de pacientes.

Vamos explicar cada uma destes “Tipos de pacientes” a seguir.

Dica: Caso queira ordenar os dados por ordem crescente ou decrescente de alguma coluna, clique sobre o título da coluna uma ou duas vezes.

Pacientes que já marcaram consultas

Aqui serão listados todos os pacientes que já marcaram consulta com o seu estabelecimento através da sua secretária robô com seus respectivos dados.

Pacientes que não marcaram consultas

Aqui serão listados os pacientes que enviaram pelo menos uma mensagem para a sua atendente virtual, mas agendou a consulta.

Pacientes que apenas deixaram comentários

Nesta aba aparecem apenas os pacientes que só deixaram algum comentário em suas publicações com Resposta automática e não fez mais nada.

Pacientes que não deixaram deixaram telefone

Estes são os pacientes que interagiram, mas não deixaram o telefone quando foi perguntado.

Lembrando que obrigatoriamente estes pacientes não marcaram consulta, porque ele só consegue finalizar o agendamento da consulta quando deixa o telefone. Caso ele não responda no início da interação, será perguntado o telefone novamente no final do agendamento.

Pacientes que cancelaram

Aqui serão listados apenas os pacientes que agendaram e depois cancelaram a consulta.

Marcação de comparecimento a consulta

Existem formas de você sinalizar quem compareceu e quem não compareceu as consultas.

Basta selecionar aquelas pessoas no box ao lado de seu nome que você deseja sinalizar que compareceu (clicando no botão verde após seleciona-los) ou que faltou (clicando no botão vermelho após seleciona-los).

Marcar como presentes na consulta

Ao marcar que como presente na consulta (botão verde), você perceberá que abrirá uma tela com a opção de você enviar uma mensagem seguida de uma pesquisa de satisfação do paciente com o atendimento da sua clínica. Você pode também alterar essa mensagem.

Marcar que faltaram a consulta

Ao marcar que faltou a consulta (botão vermelho), você perceberá que abrirá uma tela com a opção de você enviar uma mensagem com um convite de reagendamento para todos esses pacientes que foram marcados como faltantes. Você pode também alterar essa mensagem.

Saiba como usar este menu no dia a dia vendo os vídeos deste material: https://www.cloudia.com.br/faq/melhor-forma-de-usar-a-cloudia-no-dia-a-dia-da-clinica/

Exportar

Você pode exportar os pacientes listados para CSV e abrir no excel ou similar.

Caso deseje abrir no excel, você perceberá que o arquivo estará com uma formatação de difícil entendimento.

Para corrigir o arquivo, faça o procedimento do vídeo abaixo:

Dicas práticas para o dia a dia

Dica: Estes dados podem ser muito úteis para ações de marketing diversas.

Dica 3: Esta aba de “Pacientes que não marcaram consultas” é bastante útil. É importante que alguém da clínica olhe pelo menos uma vez por dia para listar os pacientes que entraram em contato, mas não finalizaram o agendamento. Você pode treinar alguém da equipe para ligar para estas pessoas e tentar agendar suas consultas pelo telefone ou até mesmo bloquear a atendente virtual para elas e continuar a conversa pelo menu “Central de Mensagens”.

Saiba como usar este menu no dia a dia vendo os vídeos deste material: https://www.cloudia.com.br/faq/melhor-forma-de-usar-a-cloudia-no-dia-a-dia-da-clinica/

Menu “Relatórios”

Ao clica no menu “Relatórios”, abrirá a seguinte tela:

Aqui você ficará sabendo das principais métricas do seu robô de auto-atendimento e os resultados que ele está te gerando.

Além disso, este menu é fundamental de ser monitorado semanalmente (ou pelo menos mensalmente) para que o seu robô de atendimento fique cada vez mais inteligente.

Explicaremos cada uma deste indicadores e tabelas a seguir.

Indicadores

Número de atendimentos

Número total de atendimentos feitos pela sua secretária robô.

Finalizamos um atendimento e o contabilizamos quando o usuário deixa de falar com o robô por 10 minutos.

Usuários únicos atendidos

Número de indivíduos que entraram em contata com a sua secretária robô.

Caso este usuário interaja mais de uma vez com o robô em um mesmo mês, ele será contabilizado apenas como 1 usuário, apesar de ter contabilizado vários atendimentos.

Usuário únicos que agendaram consultas

Número de indivíduos que realizaram o agendamento com a sua secretária robô.

Taxa de conversão de usuários

Quantidade de “Usuários únicos que agendaram consultas” dividido pela quantidade de “Usuários únicos atendidos” em percentual.

Taxa de satisfação com o atendimento

Percentual sobre o total dos clientes que responderam “Sim” para o robô quando perguntado se tiveram seu problema resolvido na etapa de avaliação do atendimento.

Nota média de atendimento

Nota média dada pelos usuários para o atendimento feito pela secretária robô na etapa de avaliação do atendimento. Pode variar de 0 a 10.

Tempo médio de comunicação do cliente com a sua secretária robô 

A média de tempo que as interações entre clientes e a sua secretária robô levam.

Tabelas

Últimas mensagens não entendidas pela secretária robô

Esta tabela lista as mensagens que os clientes enviaram para a sua secretária robô e ela não entendeu.

É muito importante analisá-las para melhorar a experiência dos futuros usuários que interagirem. Com este feedback você pode melhorar as suas “Perguntas frequentes” e sua inteligência artificial.

Por exemplo: Se você vir que muitas pessoas perguntam sobre preço de prótese e o seu robô ainda não entende e não tem uma resposta para isso, você pode configurar uma resposta no menu “Perguntas frequentes”.

Últimos comentários de avaliação de atendimento

Esta tabela lista os feedbacks que os clientes deixaram na etapa de avaliação do atendimento.

É muito importante analisá-las para melhorar a experiência dos futuros usuários que interagirem. Com estes feedbacks você pode melhorar as suas “Perguntas frequentes” e sua inteligência artificial.

Por exemplo: Se você vir que alguns usuários deixam o feedback que o robô não soube responder o preço de um procedimento de canal dental, é recomendável que você configure uma resposta no menu “Perguntas frequentes” sobre preço do canal dental.

Relatórios

Ao rolar a tela mais para baixo, há alguns relatórios que podem ser gerados no espaço destacado na imagem.

Digite a data inicial e a data final do período que você deseja analisar os dados.

Deixe selecionados os relatórios que você deseja analisar.

e clique no botão “Gerar”.

Tipos de relatórios

Marcações no período total, marcadas, confirmadas e canceladas

Tabela e gráfico em formato de pizza que mostram as quantidades e os percentuais de agendamentos no período escolhido. Classifica nas categorias: marcações, confirmações e cancelamentos.

Distribuição das marcações por dia da semana

Tabela e gráfico em formato de pizza separando as quantidades e os percentuais de agendamentos no período escolhido por dias da semana.

Distribuição das marcações por horários

Tabela e gráfico em formato de pizza separando as quantidades e os percentuais de agendamentos no período escolhido por intervalos de horários.


Menu “Lembretes aos pacientes”

Nesse menu, aparecerá a seguinte tela:

Nesse menu, você pode configurar todos os lembretes de confirmação que a sua secretária robô vai enviar automaticamente para os pacientes que agendarem horários. Você pode configurar vários lembretes com a quantidade de dias de antecedência que devem ser enviados.

Para isso, digite a quantidade de dias antes do compromisso no campo indicado e clique no botão “Adicionar”.

No exemplo da imagem acima, foi adicionado 0 dias (zero dias antes), portanto o lembrete será também enviado no dia do compromisso, sempre aproximadamente as 8 horas da manhã.

Se for colocado 1 dia antes, o lembrete será enviado 1 dia antes do compromisso as 8 horas da manhã.

Ficou fácil entender né?

Se tiver qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato conosco.

Configurações iniciais da sua página profissional do Facebook para ficar mais atrativa

Ao criar uma página do Facebook, você deve fazer as seguinte configurações iniciais para que ela se torne mais atrativa e para que fique mais claro que é possível marcar consultas pela sua página do Facebook.

Imagem principal e imagem da capa

Primeiramente identifique do que se trata a página alterando a imagem principal e a imagem de capa.

Na imagem principal, caso a página seja apenas sua ou do seu consultório particular, insira uma foto do seu rosto com o seu uniforme de trabalho tirada por um fotógrafo profissional. Caso a página seja da clínica, você pode colocar a logomarca da clínica.

Para a foto da capa, coloque uma imagem bem trabalhada. Contrate um profissional para fazer as artes das imagens para você, hoje em dia é muito fácil ter acesso a eles. Se quiser saber mais dicas de como fazer isso, leia o erro #8 deste post sobre os erros que os profissionais da saúde mais cometem nas redes sociais.

Exemplo de página de consultório particular:

Exemplo de página de clínica:

Exemplo de página de clínica com uma seta na imagem da capa para divulgar melhor o canal de marcação de consultas do Facebook (recomendamos esta prática):

Configuração do botão de chamada para ação

Após inseridas as imagens, é muito importante a configuração do botão que te explicarei a seguir.

Passe o mouse sobre o botão  e clique em “Editar botão”.

Na tela que aparecer, clique no botão voltar.

Escolha a opção “Entrar em contato”.

Depois selecione a opção “Enviar mensagem”.

Agora basta clicar no botão “Salvar alterações”.

A sua página agora vai ficar com o botão de Enviar mensagem conforme imagem abaixo.

Quando alguém clicar neste botão, vai entrar em contato diretamente com a sua secretária robô.

Preencha o “sobre” da sua clínica

Explicite todas as informações da sua clínica ou consultório na sua Página do Facebook.

Clique em “Sobre” e digite dados como: resumo da clínica ou consultório, horário de funcionamento, público alvo, localização, serviços que você oferece, especialidade(s) dos profissionais de sua clínica, site, etc.

É obrigação que os seus contatos e endereços sejam citados em todas as redes sociais e atualizados.

Lembre-se sempre de colocar o DDD da sua cidade antes do seu telefone e o nome da sua cidade e estado no seu endereço.

Ativar para que o chat se abra automaticamente para os visitante da página

Dentro das suas configurações do próprio Facebook é possível que você ative uma funcionalidade que poucas pessoas sabem que existe e que pode potencializar a quantidade de pessoas que entram em contato com a sua página.

Quando ativamos este recurso, a página se comporta assim:

ativar chat automaticamente facebook

Ou seja, sempre que a pessoa entra na sua página do Facebook, o chat automaticamente é aberto no canto inferior direito da tela do potencial cliente ou paciente.

Para ativá-la, vá nas configurações de sua página (você precisa ser administrador da página).

Depois clique em “Mensagens” no menu lateral esquerdo e marque um “Sim” na funcionalidade de título “Sugira aos visitantes para enviar mensagens” ou, se tiver configurado em inglês, o título da fundacionalidade que você deve ativar será “Prompt people to send messages”.

Veja a figura abaixo.

chat automático abrindo na página do Facebook

Desative as mensagens instantâneas

Com o robô Cloudia funcionando na sua página, é importante também que você desative as mensagens instantâneas que você pode ter configurado antes de instalá-lo.

Para isso, desative a funcionalidade nesta mesma página mais abaixo com o título de “Send instant replies to anyone who messages your Page”.

Configure a Cloudia para ser o chatbot Receptor primário

Se você já teve outro chatbot na sua página, também é importante que você faça a configuração para que a Cloudia seja o receptor primário de sua página, conforme imagens a seguir:

Finalizando

Pronto, agora a sua página está pronta para as integrações na área de membros da Cloudia.

 

 

Como adicionar outras pessoas como administradores da minha página profissional no Facebook

Depois de fazer o seu login e entrar no Facebook, entre na sua página profissional do Facebook que você deseja adicionar outras pessoas como administradores.

Todas as suas páginas profissionais são listadas quando você aperta na seta para baixo que fica localizada no canto superior direito da sua tela inicial do Facebook (1) e clica na página que você deseja adicionar um administrador. Caso a página não apareça, clique em “ver mais” (2) e depois selecione a página:

 

Depois que a página selecionada se abrir, selecione a opção “Configurações” no canto superior direito.

Uma tela com diversas opções de configurações da sua página se abrirá. Você deve selecionar a opção “Funções Administrativas”

Na tela de funções administrativas, no espaço descrito como “Atribuir uma nova Função da Página”, digite o nome do usuário que você deseja adicionar como administrador da sua página (1), selecione um dos usuários que aparecem na lista de usuários abaixo da caixa de texto onde você está digitando o nome deste usuário (2). Por fim, clique no botão ao lado do campo com as opções de funções administrativas (3) (por padrão este botão deve ter o nome de “Editor”, mude-o para “Administrador”).

Obs.: Se você está aqui porque deseja que a equipe da Cloudia faça alguma configuração por você, digite “Cloudia bot” ou “cloudia@cloudia.com.br”, depois selecione o usuário “Cloudia bot” que aparece na lista com a nossa logomarca.

Selecione a função de “Administrador” (1) e clique no botão “Adicionar” (2):

O último passo é digitar a sua senha do Facebook para confirmar a operação e clicar no botão “Enviar”.

Finalmente, confira se o usuário foi adicionado com a função de administrador na sua página.

O próprio Facebook mantém um tutorial atualizado próprio sobre como gerenciar as funções na sua página profissional em https://www.facebook.com/help/187316341316631.

 

 

 

Como alterar os horários disponíveis na minha Google Agenda para o pessoal marcar a consulta pela Cloudia?


Gravamos um vídeo ao final que explica várias possibilidades de alterações do horário de sua agenda.

Primeiros passos

Para alterações, você tem que entrar na sua Google Agenda que está integrada com a Cloudia no endereço https://calendar.google.com.

Você verá uma tela semelhante a tela abaixo.

Verifique inicialmente se você está na conta Google que está integrada ao robô (deve ser a conta que você acompanha seus agendamentos no dia a dia pela Google Agenda e deve ter aparência semelhante a esta da imagem anterior).

Selecione apenas a agenda que está integrada com a Cloudia e que você deseja alterar. Para isso, clique nos 3 pontos que aparece ao lado do nome da agenda quando você passa o mouse por cima e depois em “exibir apenas esta”, conforme imagem abaixo.

Segue 2 vídeos que explicam com detalhes os vários casos de edição dos horários para o seu robô:

Observação: o nome do evento da google agenda é o que chamamos de “marcador” no menu de edição de “Tipos de consultas” na área de membros da Cloudia.
Aqui explicamos o uso da função de repetir eventos na Google agenda:
É possível integrar o chatbot Cloudia com um sistema de gestão?

Depende.

A nossa atendente virtual Cloudia consegue se integrar com sistemas de gestão de hospitais e clínicas que possuam API Restful que retornem dados em JSON.

Consulte a empresa do seu sistema de gestão e se certifique se o mesmo possui estes pré-requisitos. Envie a seguinte pergunta para o suporte do seu sistema:  “Olá, vocês possuem API restful que retornam os dados em JSON para interação com sistemas de terceiros como a Cloudia?”

Se a resposta for “sim”, existe a possibilidade da integração e faremos uma análise da documentação da API do sistema e posterior orçamento da sua integração para a sua aprovação.

Atualmente nos integramos a diversos sistemas, entre em contato para saber mais.

 

É possível consultar meus agendamentos do chatbot pelo aplicativo Calendar da Apple no Iphone ou Mac?

Sim.

Por estarmos integrados com a Google Agenda, é possível que você a sincronize com a maioria dos aplicativos de calendários que você já está acostumado a usar como o Calendar (ou Calendário) da Apple.

calendário apple

Para sincronizar veja o tutorial do próprio Google aqui.

Para exportar os dados do seu calendar para a Google Agenda, clique aqui.

O nosso CEO Felipe explica como funcionar esta integração no vídeo a seguir:

Menu “Central de Mensagens”

Há clínicas que gostam de acompanhar o que foi conversado no chat e colocar uma atendente humana para responder aquelas pessoas que tiveram dificuldade em interagir com o robô.

Nesses casos, é necessário bloquear o robô para o paciente antes da atendente humana enviar a mensagem, pois se não for bloqueado, o robô vai continuar interagindo quando o paciente responder.

Para isso foi criado o menu “Central de Mensagens”.

Neste menu você pode visualizar todas as conversas do robô com todos os pacientes que interagiram após a instalação da Cloudia na sua página.

A “Central de mensagens” é omnichannel, ou seja,  lista todas as conversas que os clientes tiveram com a atendente virtual Cloudia pelos diversos canais.

Para desativar o robô apenas para um determinado paciente, clique primeiramente no nome do paciente e depois no botão vermelho “Bloquear”

Feito isso, a equipe de atendimento pode continuar a interação.

Após o término do atendimento humano, é possível fazer com que a atendente virtual volte a funcionar para o mesmo paciente ao clicar no botão verde “Desbloquear” que ficará no lugar do botão Bloquear.

A Central de Mensagens possui 3 abas na sua parte superior: “Facebook”, “Solicitou ajuda humana” e “WebChat”. Explicaremos cada uma delas a seguir.

#1 – Aba “Facebook”

Aqui aparecerão todas as interações do robô Cloudia com pacientes pelo Facebook Messenger.

#2 – Aba “Solicitou ajuda humana”

Aqui serão listados todos os usuários que solicitaram falar com um atendente humano ou expressaram esta intenção (desde que você tenha pedido para a nossa equipe que o robô pare de funcionar quando alguém solicita ajuda humana).

#3 – Aba “WebChat”

Aparecerão apenas as conversas que houveram via Webchat no site, caso você o tenha configurado.

Caso de um mesmo profissional que atende em mais de uma unidade

Há casos onde você ou qualquer outro profissional na clínica pode atender em mais de uma unidade. Nestes casos, basta fazer uma configuração adicional e o seu atendimento automático funcionará normalmente.

No exemplo que trabalharemos a seguir, temos o profissional Fulano que trabalha das 8h as 18h em duas clínicas: Clínica A e Clínica B. Em ambas, este profissional tem dois tipos de consultas: Consulta comum e Retorno, que concorrem pelos mesmos horários em cada unidade.

Na segunda, quarta e sexta o profissional Fulano trabalha na clínica A, terça e quinta ele trabalha na clínica B.

Neste caso, configuraremos os eventos da Google agenda com nomes diferentes para diferenciar os horários de atendimentos da clínica A dos horários de atendimentos da clínica B.

A configuração na Google agenda ficaria assim:

 

Neste caso, você criará dois tipos de consultas de nome “Consulta”, onde uma delas terá o campo “Marcador de horários na agenda” com o texto igual ao nome que você criou no evento da Google Agenda “clinica a” e o campo “Unidade em que este tipo de consulta deve ficar disponível” preenchido com o nome da Clínica A. O outro tipo de consulta com nome “Consulta” terá o campo “Marcador de horários na agenda” com o texto igual ao nome que você criou no evento da Google Agenda “clinica b” e o campo “Unidade em que este tipo de consulta deve ficar disponível” preenchido com o nome da Clínica B.

O Mesmo procedimento se aplica neste exemplo aos tipos de consultas de nome “Retorno”.

Piloto Dental Office

Olá pessoal. Estamos lançando a integração da Cloudia com a Dental Office e estamos muito felizes por isso. 🙂

As informações abaixo são exclusivas para este projeto piloto com os dois sistemas integrados.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor como vai funcionar:

#

Obs.: Perceba no vídeo acima que os agendamentos feitos via Cloudia aparecerão com uma cor Azul escura na sua agenda Dental Office.

Para conseguir automatizar o atendimento da sua clínica pela sua página do Facebook é muito fácil, mas precisamos que você siga exatamente os passos conforme te mostraremos a seguir.

Primeiramente entre na nossa área de membros: https://cloudia.com.br/login

Preencha os campos com o email e senha enviados para você por email.

Após feito o login, você se depará com a seguinte tela:

Há muitas seções no menu do lado esquerdo, porém para este piloto, você vai utilizar apenas os menus que falaremos aqui agora. O ideal é que você faça a configuração exatamente nesta ordem que te apresentaremos:

Menu “Contas integradas”

Primeiramente, conecte a sua conta do Facebook no botão “Conectar ao Facebook”.

Faça o seu login no Facebook pelo navegador e permita que a cloudia tenha acesso a algumas informações que serão pedidas.

Caso você tenha feito o login e seja administrador da página da clínica (FanPage), ela aparecerá logo abaixo e você precisa Selecionar uma das páginas a qual você deseja que a secretária robô responda, ficando azul conforme imagem abaixo.

Atenção: se a Fanpage da sua clínica não aparece na lista é porque esta sua conta do Facebook não é um perfil administrador da página. Caso queira saber como se tornar administrador da página, peça para um dos administradores da página seguir este procedimento.

Pronto, agora você integrou a sua atendente virtual Cloudia com a sua Fanpage, porém ela ainda não estará ativada. A ativação será feita nos próximos passos.

Menu “Perguntas Frequentes”

Antes de ativá-la, vá até o menu “Perguntas Frequentes”.

Quando a sua atendente virtual manda a primeira mensagem, fica disponível para o seu paciente o botão “tirar dúvidas”. É justamente aí que entram os botões de dúvidas e suas respectivas respostas da seção de “Perguntas Frequentes”.

Você observará que já existem algumas “Dúvidas, Respostas e Palavras-chaves” cadastradas propositalmente para facilitar o seu trabalho no seu menu “Perguntas frequentes”.

Você precisa apenas clicar em cada uma delas e editar o campo “Mensagem da resposta” conforme as informações corretas da sua clínica.

Por exemplo, Se você clicar para editar a de título “Tratamentos” conforme imagem abaixo.

Abrirá a seguinte tela e você editará com as informações corretas da sua clínica o seguinte campo de destaque:

Obs. 1: Não edite os campos de “Palavras-chaves” e “imagens” pois ainda não estarão funcionando neste piloto com a Dental Office.

Obs 2: Como falado, estas “Dúvidas, Respostas e Palavras-chaves” foram cadastradas propositalmente para facilitar o seu trabalho e baseado no nosso histórico das principais perguntas que os pacientes fazem às clínicas odontológicas. Não recomendamos neste primeiro momento de piloto, mas caso deseje configurar com outras informações, inclusive com um segundo e terceiro nível de botões, também é possível. Veja o vídeo abaixo para entender como fazer.

#

Menu “Minha Cloudia”

Após preenchida as informações de cada “Dúvidas, Respostas e Palavras-chaves” com as informações da sua clínica, preencha o campo “Como a Cloudia deve chamar a sua empresa?” do menu “Minha Cloudia”.

Por último, basta ativarmos o atendimento automático clicando no botão que aparece no topo da página e esperar que ele fique vermelho.

Pronto, caso você entre na sua página, agora você pode testar como ficou o seu atendimento interagindo pelo Facebook ou Facebook Messenger com a sua página.

Veja o vídeo para entender como você pode testar.

#

Menu “Respostas automáticas” (opcional)

Caso queira que a Cloudia responda comentários de suas publicações e já entre em contato automaticamente também por inbox (mensagens particulares), entre no menu “Respostas automáticas” e clique em “Adicionar”.

Você pode configurar para que a “Resposta no comentário” e a “Mensagem no chat” que você personalizará nesta tela, funcione para todos os posts deixando a caixa “Todas as publicações” marcada conforme imagem abaixo.

Caso deseje que as respostas automáticas funcione apenas para algumas publicações, deixe desmarcada a caixa “Todas as publicações” e clique no botão “Adicionar Publicações”.

Selecione as publicações que aparecem na tela que você deseja programar uma resposta automática. Mais de uma publicação poderá ser selecionada, observe que no exemplo a seguir nós selecionamos duas publicações.

Ao terminar de selecionar todas as publicações, role a barra de rolagem até o final e clique em “Adicionar Publicações selecionadas”. Caso queira selecionar outras publicações mais antigas, clique em “Carregar mais posts” até encontrar a publicação e selecione-a.

No campo “Resposta no comentário”, digite a mensagem que você deseja que seja deixada automaticamente pelo seu atendimento automático quando alguém deixar um comentário nas publicações selecionadas. Esta mensagem aparecerá nas próprias publicações selecionadas, logo abaixo do comentário da pessoa conforme exemplo em destaque da imagem abaixo.

No campo “Mensagem no chat”, digite a mensagem que você deseja que seja enviada automaticamente via chat inbox (Facebook Messenger) pelo seu atendimento automático para alguém que deixou um comentário nas publicações selecionadas anteriormente.

Menu “Cloudia no meu site” (opcional)

Caso deseje configurar para a o chat online da Cloudia funcione também no seu site, siga este tutorial.

Considerações finais

Esta é apenas uma primeira versão do que é possível fazer com a integração Dental Office e Cloudia.

Agradecemos por você ter chegado até aqui. 🙂

Espero que gostem da ferramenta.

Aguardamos feedbacks para evoluirmos no produto.

Configurações finais para Clientes que contrataram serviço de configuração inicial

Olá, se você está vendo este post é porque contratou o serviço de configuração inicial para a sua clínica de algum parceiro ou diretamente com a própria startup Cloudia.

Para finalizar a configuração e para que o atendimento automático funcione na sua página, depende de você fazer os seguintes passos desta publicação. Leia-a até o final.

Login na área de membros Cloudia

Primeiramente entre na nossa área de membros: https://cloudia.com.br/login

Preencha os campos com o email e senha enviados para o seu email.

Menu “Contas integradas”

Ao fazer o login, conecte a sua conta do Facebook no botão “Conectar ao Facebook” indicado.

Faça o seu login no Facebook pelo navegador e permita que a cloudia tenha acesso a algumas informações que serão pedidas.

Caso você tenha feito o login e seja administrador da página da clínica (FanPage), ela aparecerá logo abaixo e você precisa SELECIONAR uma das páginas a qual você deseja que a secretária robô responda, ficando azul conforme imagem abaixo.

Atenção: se a Fanpage da sua clínica não aparece na lista é porque esta sua conta do Facebook não é um perfil administrador da página. Caso queira saber como se tornar administrador da página, peça para um dos administradores da página seguir este procedimento.

Pronto, agora você integrou a sua atendente virtual Cloudia com a sua Fanpage, porém ela ainda não estará ativada. A ativação será feita nos próximos passos.

Editar as respostas do menu “Perguntas frequentes” conforme informações do seu estabelecimento

Vá até o menu “Perguntas Frequentes”.

Quando a sua atendente virtual manda a primeira mensagem, fica disponível para o seu paciente o botão “tirar dúvidas”. É justamente aí que entram os botões de dúvidas e suas respectivas respostas da seção de “Perguntas Frequentes”.

Você observará que já existem algumas “Dúvidas, Respostas e Palavras-chaves” cadastradas propositalmente para facilitar o seu trabalho no seu menu “Perguntas frequentes”.

Você precisa apenas clicar em cada uma delas e editar o campo “texto” conforme as informações corretas da sua clínica.

Por exemplo, Se você clicar para editar a de título “Tratamentos” conforme imagem abaixo.

Abrirá a seguinte tela e você editará com as informações corretas da sua clínica o seguinte campo de destaque:

Obs 2: As “Dúvidas, Respostas e Palavras-chaves” foram cadastradas propositalmente para facilitar o seu trabalho e baseado no nosso histórico das principais perguntas que os pacientes fazem às clínicas semelhantes à sua.

Ativar as respostas automáticas no Menu “Respostas automáticas”

Caso queira que a Cloudia responda comentários de suas publicações e já entre em contato automaticamente também por inbox (mensagens particulares), entre no menu “Respostas automáticas” e clique em “Adicionar”.

Você pode configurar para que a “Resposta no comentário” e a “Mensagem no chat” que você personalizará nesta tela, funcione para todos os posts deixando a caixa “Todas as publicações” marcada conforme imagem abaixo.

Caso deseje que as respostas automáticas funcione apenas para algumas publicações, deixe desmarcada a caixa “Todas as publicações” e clique no botão “Adicionar Publicações”.

Selecione as publicações que aparecem na tela que você deseja programar uma resposta automática. Mais de uma publicação poderá ser selecionada, observe que no exemplo a seguir nós selecionamos duas publicações.

Ao terminar de selecionar todas as publicações, role a barra de rolagem até o final e clique em “Adicionar Publicações selecionadas”. Caso queira selecionar outras publicações mais antigas, clique em “Carregar mais posts” até encontrar a publicação e selecione-a.

No campo “Resposta no comentário”, digite a mensagem que você deseja que seja deixada automaticamente pelo seu atendimento automático quando alguém deixar um comentário nas publicações selecionadas. Esta mensagem aparecerá nas próprias publicações selecionadas, logo abaixo do comentário da pessoa conforme exemplo em destaque da imagem abaixo.

No campo “Mensagem no chat”, digite a mensagem que você deseja que seja enviada automaticamente via chat inbox (Facebook Messenger) pelo seu atendimento automático para alguém que deixou um comentário nas publicações selecionadas anteriormente.

Menu “Minha Cloudia”

Por último, basta ativarmos o atendimento automático clicando no botão que aparece no topo da página e esperar que ele fique vermelho.

Pronto, caso você entre na sua página, agora você pode testar como ficou o seu atendimento interagindo pelo Facebook ou Facebook Messenger com a sua página.

Veja o vídeo para entender como você pode testar.

#

Caso queira editar suas configurações futuramente

Caso queira editar qualquer outra informação, é muito fácil.

Sempre que estiver em um menu qualquer, clique no botão superior de “Veja o tutorial” para entender tudo o que você pode configurar no menu que está aberto.

Confira se as outras informações estão corretas

Recomendamos que você navegue pelos demais menus não citados e verifique se as informações da sua clínica estão corretas.

Procedimentos de rotina importantes para não perder nenhum paciente

Para acompanhar o robô no dia a dia e não deixar nenhum cliente sem atendimento, sugiro que veja o vídeo e leia este post para facilitar a sua vida ou a vida da pessoa responsável pelos atendimentos da sua clínica, economizando várias horas de trabalho da sua equipe.

Considerações finais

Agradecemos por você ter chegado até aqui. 🙂

Espero que gostem da ferramenta de automação do atendimento.

Caso tenha alguma dúvida, por favor enviem email para atendimento@cloudia.com.br ou para o email do parceiro que te vendeu a Cloudia.

É opcional que você otimize a sua página do Facebook conforme explicamos aqui neste outro post.

Como ativar a Cloudia na página do Facebook

Segue vídeo que explica como você pode fazer a integração do robô com a sua página após a contratação da configuração inicial pela equipe Cloudia.

#

A seguir mostraremos o mesmo procedimento passo a passo do vídeo com mais detalhes.

Faça o seu login em https://www.cloudia.com.br/login

Menu “Contas integradas”

Ao abrir o menu contas integradas, clique em “conectar-se ao Facebook” e faça o login em um perfil que seja administrador da página da sua clínica.

Faça o login em um perfil do Facebook que seja ADMINISTRADOR da página da clínica que você deseja que o robô funcione.

Após fazer o login e ter dado tudo certo, clique para selecionar todas as páginas e em “avançar” na página seguinte.

repita o mesmo procedimento se perguntado novamente conforme imagem:

Deite tudo ativado como está e apenas clique em “concluir” neste ultimo passo:

A página da clínica aparecerá na lista de páginas em que o seu perfil é administrador (atualize a página, caso o nome da página da clínica não apareça).

Você precisa clicar em CONECTAR ao lado da página a qual você deseja que a secretária robô responda conforme imagem abaixo:

Para ativá-la, siga para o Menu “Minha Cloudia”.

Menu “Minha Cloudia”

Por último, basta verificarmos se está ativada no menu minha Cloudia  botão que aparece na região superior da tela.

Caso o botão esteja VERMELHO, o robô está ativado e funcionando na página selecionada no passo anterior.

Caso o botão esteja branco, você precisa clicá-lo e esperar que ele fique vermelho.

Menu “Respostas automáticas”

Ao clicar no menu “Respostas automáticas” será apresentada a seguinte tela:

Clique no botão “Adicionar” abaixo do nome “Facebook” conforme imagem abaixo.

Ao clicar, aparecerá o seguinte formulário:

Segue uma sugestão de configuração:

  • Marque o campo “Todas as publicações”.
  • Digite no campo “Resposta no comentário” algo parecido com: “Olá, obrigado pelo seu comentário, entramos em contato pelo seu inbox para tirar suas dúvida e agendar sua avaliação/consulta.”.
  • Digite no campo “Mensagem no chat” algo parecido com: “Olá, me manda um “OI” caso queira agendar sua consulta ou tirar suas dúvidas ok? :)”.

Neste post explicamos apenas o básico recomendado para o Menu “Respostas automáticas”. Caso queira saber mais, há diversas outras possibilidades de configuração das respostas automáticas que explicamos aqui.

Pronto, caso você entre na sua página, agora você pode testar como ficou o seu atendimento interagindo pelo Facebook ou Facebook Messenger com a sua página.

Para testar, você pode ir no menu “Contas integradas” e no link ao lado do botão “Atualizar lista de páginas”, conforme imagem abaixo.

Como adicionar respostas automáticas aos comentários em publicações no Instagram

A partir outubro de 2018, o chatbot para clíncias Cloudia lançou uma funcionalidade que possibilidade a automação de respostas automáticas aos comentários do Instagram.

É importante frisar que esta funcionalidade apenas responde ao comentário, mas não envia mensagens via inbox pelo Direct (mensageiro do Instagram) e nem pelo Messenger (mensageiro do Facebook).

O objetivo principal é que você responda com uma mensagem com o link que o leve a entrar em contato com o seu robô do messenger do Facebook.

Mostraremos a seguir como você deve configurar e uma sugestão de mensagem.

Abra o menu “Respostas automáticas”

Clique em adicionar uma resposta no Instagram.

Será aberta a seguinte tela:

Você pode personalizar a mensagem conforme desejar, a sugestão de mensagem padrão no comentário é: Oi! Obrigado pelo seu comentário. Se quiser tirar dúvidas ou marcar um horário, entre em contato via https://m.me/<nome da sua página>

Esta mensagem teria o objetivo de levar a pessoa que comentar a interagir com o seu atendimento automático do Facebook Messenger.

A partir daqui você tem duas escolhas: Ativar as respostas automáticas em todos os posts (deixando marcada a caixa de “Todas as publicações”) ou ativá-la apenas em algumas postagens do instagram, clicando no botão azul “Adicionar publicações” e selecionando os posts desejados.

Lembre-se sempre de clicar no botão “Salvar” ao término de suas configurações.

Passo a passo para solicitar a permissão do Facebook para envio de lembretes pelo chatbot Cloudia

O Facebook já anunciou (veja aqui artigo em inglês) que vai mudar suas permissões para envio de mensagens de notificações até dia 31/12/18.

No caso das clínicas que usam a Cloudia, é preciso seguir o seguinte procedimento para que os lembretes de confirmação das consultas continuem sendo enviados.

Cada página precisará solicitar, até o dia 31 de dezembro de 2018, uma permissão ao Facebook.

Vou te explicar a seguir o passo a passo que você deve fazer para conseguir a autorização para o seu chatbot de automação do atendimento para clínicas:

Acesse “Configurações da Página”, clique em “Plataforma do Messenger”.
Role a barra de rolagem para baixo e procure pelo tópico “Recursos avançados de mensagens”  e, em “Mensagens de Assinatura”, clique em “Request”.

Veja o passo a passo na imagem abaixo.

Feito isso, será aberto um formulário e vou explicar exatamente como você deve preenchê-lo.

Como mostrado na imagem acima, siga os seguintes passos:
1. Escolha a opção “Produtividade”.

2. o campo de “Provide additional details”, preencha com um texto explicando que a sua página envia lembretes de consultas para os usuários: “Nós enviamos mensagens de lembretes de consultas agendadas pelos usuários nessa página, para que eles não esqueçam dessas consultas e compareçam à nossa clínica”.

3. No campo “Exemplo”, você deve preencher um exemplo de mensagem de lembrete, como o texto abaixo:

Oi Felipe Miranda! Você tem os seguintes compromissos em nossa clínica nos próximos dias:
Dia 27/11/18 (Ter) às 10:30.
Endereço: Rua Santo Elias 157, sala 180. São Paulo/SP.
Tipo: Consulta.
Status: marcado.
Equipe da clínica da Cloudia.
Clínica da Cloudia.
Podemos confirmar o seu agendamento? Por favor, selecione um dos botões abaixo.

(confirmar) (cancelar) -> essas opções vêm em “quick replies”.

 

Depois marque o campo de “Eu confirmo que esta Página não usará mensagens de assinatura para enviar anúncios ou mensagens promocionais e que cumprirá as políticas do Messenger e Padrões da Comunidade do Facebook.” e clique no botão de “Salvar rascunho”

Por fim, clique no botão de “Enviar para análise” para finalizar sua solicitação.

Nesse momento, o próprio Facebook te informará o prazo de resposta, apenas clique no botão OK.

Para ter certeza que sua análise foi submetida, confira se aparece esta mensagem destacada na imagem abaixo.

IMPORTANTE: Lembre-se de que você precisa solicitar a análise para cada página que tem o atendimento automático!

Conclusão

O objetivo deste post é explicar o passo a passo para conseguir a sua permissão para o envio de lembretes através do chatbot Cloudia. Para finalizar, vou deixar algumas respostas que podem esclarecer as suas dúvidas se você quiser saber um pouco mais do motivo de ter que fazer este procedimento descrito.

 Perguntas e respostas

O que está acontecendo?

O Facebook agora exige que todos os proprietários de páginas solicitem permissão de ‘mensagens de assinatura’ se quiserem enviar mensagens não promocionais aos usuários mais de 24 horas após a última interação com um bot.

Como isso me afeta?

Você tem até o final deste ano (31 de dezembro de 2018) para solicitar essa permissão. Enquanto isso, você pode continuar enviando as mensagens de lembretes, mas solicite permissão para mensagens de inscrição o mais rápido possível. Quanto antes você pedir, melhor.

E seu eu quiser mandar outros tipos de mensagens para os meus clientes depois de 31 de dezembro de 2018?

Se você quiser mandar mensagens promocionais para os clientes de sua página a partir do dia 01 de janeiro de 2019, você deverá utilizar as mensagens patrocinadas para fazer isso. Se quiser ler mais sobre o assunto, acesse esse link do próprio Facebook: https://developers.facebook.com/docs/messenger-platform/policy/policy-overview/ .

Ficou alguma dúvida?

Se ainda ficou alguma dúvida, por favor nos envie um email para suporte@cloudia.com.br.

Até mais e um abraço! 🙂

Como fazer funcionar as respostas automáticas no Instagram

A funcionalidade de “Respostas automáticas no Instagram” apenas estará disponível se você tiver feito a vinculação da sua página do Facebook à sua página do Instagram.

Se você já é cliente, já fez o procedimento de vinculação entre o Facebook e Instagram citado acima e ainda não funciona a resposta automática configura no Instagram, é preciso fazer o procedimento descrito nos tópicos a seguir.

Primeiramente entre com o seu login e senha da Cloudia na sua área de login.

Renove a integração com a sua página no menu “contas integradas”

Veja o vídeo abaixo para entender melhor.

Configuração final

Após feito os procedimentos anteriores, configure seguindo este procedimento.

Melhor forma de usar a Cloudia no dia a dia da clínica

Este é praticamente um post de treinamento para a equipe responsável pelos atendimentos.

Fizemos um vídeo que resume bem o que deve ser acompanhado no dia a dia para que você não perca nenhum paciente.

É fundamental que toda a equipe de atendimento veja o vídeo e leia todo o post para alavancar a produtividade, pois tem dicas extras que não estão no vídeo.

Complementando este vídeo, temos novos procedimentos que podem ser feitos no menu “meus pacientes” para maior controle dos pacientes que comparecem ou não compareceram, conforme explicamos no vídeo abaixo:

Para otimizar os resultados da clínica, É FUNDAMENTAL que a equipe ou colaborador responsável pelo atendimento faça os seguintes procedimentos, NO MÍNIMO, UMA VEZ POR DIA útil.

#1 Passo: Verificar os pacientes que agendaram

É preferível que você consulte os seus agendamentos pela sua Google Agenda fazendo o login em https://calendar.google.com e consultando a agenda que está integrada com o robô.

Exemplo de agenda com indicação dos horários onde o atendimento virtual pode agendar e com alguns agendamentos já marcados:

Ao clicar no agendamento, você pode ver todos os detalhes, conforme imagem abaixo.

É importante ainda que você NÃO exclua os eventos nesta agenda que sinalizam os horários em que a Cloudia pode agendar. Caso você não queira disponibilizar horários em um determinado dia (um feriado por exemplo), dai você pode deletar o evento apenas daquele dia.

Observação: Ao criar agendamentos manualmente pela Google Agenda (no caso por exemplo de alguém agendar por ligação), a Cloudia vai entender automaticamente que aquele horário está ocupado. É uma boa prática caso você não queira que a Cloudia agende em um horário que já está reservado para outro paciente que não agendou pela Cloudia.

Você também pode visualizar todos os pacientes que agendaram no menu “Meus Pacientes” da sua área de login da Cloudia: cloudia.com.br/login.

#2 Passo: Entrar em contato com os pacientes que não agendaram, mas deixaram o telefone

Conforme explicado, ao entra no menu “Meus Pacientes”, aparecerá esta tela onde lista os pacientes que já marcaram consultas.

Neste segundo passo, você vai selecionar no campo “Tipo de Paciente” os “Pacientes que não marcaram consulta” e no botão azul “Aplicar Filtro”, conforme imagem abaixo.

Os pacientes já estarão listados na ordem dos que entraram em contato com a sua página mais recentemente para os mais antigos.

Dica: Caso queira ordenar os dados por ordem crescente ou decrescente de alguma coluna, clique sobre o título da coluna uma ou duas vezes.

Para concluir o segundo passo da rotina diária na Cloudia, é preciso que você entre em contato com estas pessoas que deixaram o telefone por ligação telefônica ou por Whatsapp (escolha o procedimento que achar melhor).

É muito importante que você faça este procedimento acima para otimizar a sua receita! Pois se esta pessoa interagiu com a página de sua clínica e deixou o telefone, ela é um paciente “quente”, que tem altas chances de agendar uma consulta ou avaliação contigo, mas não agendou direto pela Cloudia porque ainda pode ter ficado com alguma dúvida ou objeção.

Dica: Nesta mesma tela, apresentamos inclusive um simbolo do Whatsapp ao lado do telefone onde você pode apenas clicar neste link e já abrirá a tela do Whatsapp com o paciente.

#3 Passo: Contactar também os pacientes que não agendaram e não deixaram nenhum telefone

Pode acontecer de alguns pacientes não agendarem e não deixarem o telefone como apontado na imagem abaixo.

Nestes casos, a clínica pode ainda contactar estas pessoas pelo próprio messenger para tentar evoluir com estes pacientes para um agendamento.

Há dois procedimentos que você pode fazer neste terceiro passo, escolha apenas aquele que você achar melhor para o seu caso.

Opção 1: enviar um Broadcast pedindo o telefone para estes pacientes que não deixaram telefone ou lembrando-o de continuar o atendimento

Esta solução é a mais rápida.

Você pode clicar no menu “Broadcast” e simplesmente enviar uma mensagem em massa pedindo o telefone como na imagem abaixo ou lembrando a pessoa de continuar o atendimento que ele parou de interagir.

Observações: Lembre-se de enviar limitando as datas para que não seja enviado para pessoas que você já enviou no passado. Além disso, neste caso que estamos comentando é muito importante de você lembrar de escolher no campo “Segmentação” a opção “Pacientes que não agendaram e não deixaram telefone”.

Caso o paciente digite o telefone, a Cloudia possui uma inteligência que vai salvar aquele telefone do paciente e o nome dele subirá na ordem da lista dos “pacientes que não marcaram consulta” que você acessa pelo menu “Meus pacientes” conforme explicado no passo 2 deste tutorial.

Opção 2: fazer o atendimento humano pelo próprio Facebook Messenger

Esta solução é mais demorada, mas é mais personalizada, podendo valer a pena em alguns casos, principalmente clínicas de médio e alto padrão.

Neste caso, você pode acessar o menu “Central de mensagens”, procurar pelos pacientes que não deixaram telefone (eles aparecem com um símbolo do Celular com um “X” ao lado do nome da pessoa conforme apontado na imagem abaixo(2)), e bloquear o robô apenas para estas pessoas (no botão vermelho da imagem abaixo(3)) e fazer o atendimento humano.

#4 Passo: Estimular a interação com aqueles que apenas deixaram um comentário, recebeu a resposta automática e não enviou mais nenhuma mensagem

Eu não diria que este passo é obrigatório, mas como estamos te ensinando a otimizar ao máximo os seus resultados, entendemos que não podemos deixar escapar nenhum potencial paciente que interagiu com a sua página.

Estes pacientes que apenas deixaram comentários e não fizeram mais nada não são listados no menu “Central de mensagens” e o Facebook não permite que você envie Broadcast (mensagens em massa) para eles.

Porém, nós conseguimos separá-los no menu “Meus pacientes” nos tipos de pacientes “pacientes que apenas deixaram comentário”, conforme imagem abaixo.

Você pode contacta-los manualmente clicando no nome dele e depois abrindo o link do messenger com ele.

Lembrando que o link apenas será aberto se você estiver logado no Facebook com uma conta que é administrador da página do Facebook da clínica.

Outras dicas práticas:

Dica 1: Para exportar os dados, basta seleciona-los e copiar, abra uma planilha em Excel em branco e cole os dados. Ou você pode exportar o arquivo CSV no ícone superior direito da tela.

Para organizar a sua lista de pacientes exportada no formato CSV e deixá-lo legível, você precisa fazer este procedimento deste vídeo:

Dica 2: É possível abrir uma conversa no Whatsapp Web com o paciente (desde que ele tenha deixado o telefone com DDD) clicando no ícone do Whatsapp que aparece ao lado do número do paciente.

Dica 3: O vídeo a seguir explica como fazer para não disponibilizar os feriados para os pacientes:

Considerações finais

Agradecemos por você ter chegado até aqui. 🙂

É importante reforçar que estes procedimentos são fundamentais para você extrair o máximo das suas campanhas do Facebook e da Cloudia.

Espero que gostem da ferramenta de automação do atendimento.

Caso tenha alguma dúvida, por favor enviem email para atendimento@cloudia.com.br.

É opcional que você otimize a sua página do Facebook conforme explicamos aqui neste outro post.

Menu “Pagamentos”

No menu “Pagamentos” você terá acesso a tudo relacionado ao seu pagamento, podendo escolher o seu plano, comprar créditos extras, alterar os dados de pagamentos, acessar a sua fatura do pagamento e acessar os seus históricos.

A seguir vamos explicar cada uma das abas superiores deste menu e seus respectivos campos.

Dados

Esta aba é totalmente auto explicativa. Apenas insira os dados pedidos.

Caso tenha alguma dúvida, passe o mouse sobre interrogação preta para uma descrição mais detalhada de cada um dos campos.

Plano

Na aba “Plano”, escolha o plano que mais se adequa a sua necessidade e clique no botão abaixo para escolhê-lo.

Nesta mesma aba, você consegue acessar sempre a sua fatura (a ser paga via boleto ou cartão), no passo três da imagem abaixo. É uma alternativa caso o email não esteja chegando na sua caixa de entrada.

Comprar créditos

É nesta aba que você pode comprar créditos extras caso o seu robô esteja próximo de atingir o limite do plano contratado e você não queira que ele pare de funcionar.

Histórico de compras e Histórico de uso

Estas abas são tabelas mostrando os históricos de pagamentos e o histórico de créditos em determinadas datas.

 

Como pedir autorização do Facebook para envio de Broadcast com a tag NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION

Siga este tutorial se você deseja que a sua página mande mensagens não promocionais para clientes utilizando a etiqueta de mensagem (ou TAG) NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION. É importante que você entenda que o Facebook desde o dia 31 de julho de 2019 introduziu este novo conceito chamado de etiqueta de mensagem. Agora, quando você deseja enviar mensagens em massa (broadcasts) com conteúdo não promocional para os clientes que já se comunicaram com a sua página, você tem que indicar para o Facebook qual é o tipo de conteúdo que a sua mensagem contém. Essa indicação é feita selecionando, dentre as etiquetas de mensagem disponibilizadas pelo Facebook, a que melhor se aplica à mensagem em massa não promocional que você deseja enviar para os seus clientes.

Várias etiquetas de mensagem (ou TAGs) foram disponibilizadas pelo Facebook. Elas estão todas explicadas aqui: https://developers.facebook.com/docs/messenger-platform/send-messages/message-tags/ . Há uma dessas TAGs, chamada NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION (ou “assinatura não promocional”, em uma tradução livre para o Português) que, para poder ser utilizada, necessita que o administrador da página submeta um pedido de autorização para o Facebook. Esse link do próprio Facebook explica a quais casos de uso essa TAG se aplica: https://developers.facebook.com/docs/messenger-platform/policy/policy-overview/?translation#subscription_messaging .

Se você pretende enviar mensagens em massa não promocionais para os usuários da sua página com conteúdos relacionados a etiqueta de mensagem NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION, você deve submeter esse pedido de autorização para o Facebook. A submissão do pedido de autorização é um requisito exigido pelo próprio Facebook e é um procedimento que faz parte do relacionamento do usuário com o Facebook, nada tendo a ver com o chatbot Cloudia.

Esclarecemos que, sem precisar de pedir autorização ao Facebook, você pode enviar mensagens em massa não promocionais utilizando todas as demais etiquetas de mensagem disponíveis:

Por outro lado, se você quiser enviar mensagens em massa promocionais, você pode enviar essas mensagens marcando a opção “Conteúdo promocional” no menu “Broadcast” e você poderá enviar mensagens promocionais para todos os usuários que interagiram com a sua página nas últimas 24 horas.

Se você quiser mandar mensagens em massa promocionais para todos os usuários que já interagiram com a sua página, você deve fazer isso através da criação de mensagens partocinadas no Facebook Adds. Mais informações em https://www.facebook.com/business/help/630500673789880 .

Nest post, nós tentamos resumir como funciona esse processo de pedido de autorização que você deve submeter da sua página ao Facebook se você deseja enviar mensagens em massa com a etiqueta de mensagem NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION.

Passo 1. Digite o endereço da sua página no seu navegador (exemplo: www.facebook.com/<nome_da_sua_pagina>) OU entre no Facebook (www.facebook.com) e selecione a sua página na lista de páginas no canto superior direito da tela.
OU
Passo 2. Depois que tiver entrado em sua página, selecione a opção Configurações no canto superior direito.
Passo 3. Depois de entrar nas configurações, selecione Plataforma do Messenger no menu que aparece do lado esquerdo da tela.
Passo 4. Depois de entrar na Plataforma do Messenger, role até chegar na opção Mensagem de assinatura, dentro de Recursos avançados de mensagens e selecione a opção Solicitar
Passos 5 a 9:
(5) Marque a opção que melhor se aplica ao tipo de mensagem que você pretende enviar para os seus usuários utilizando a etiqueta NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION: NotíciasProdutividade ou Rastreamento Pessoal.
(6) No campo Fornecer detalhes adicionais, forneça detalhes sobre os tipos de mensagem de assinatura não promocionais que se aplicam a esta tag que você pretende enviar aos usuários da sua página.
(7) No campo Exemplo, escreva um exemplo concreto do tipo de mensagem que você pretende enviar aos usuários da sua página.
(8) Marque o botão Eu confirmo que esta Página não usará mensagens de assinatura para enviar anúncios ou mensagens promocionais … ;
(9) Clique no botão Salvar rascunho.
Passo 10. Depois disso, clique no botão Enviar para análise.
FIM. Se tudo der certo no seu pedido de aprovação, a tela abaixo será exibida.
Menu “Broadcast”

No menu “Broadcast” você conseguirá enviar mensagens em massa pelo Facebook Messenger para todos que interagiram com a sua página do Facebook após a instalação da Cloudia.

Veja o vídeo e leia o post até o final porque tem outras informações importantes além das citadas no vídeo.

Vamos explicar cada um dos campos deste menu.

É sempre importante frisar que a Cloudia não tem responsabilidade sobre o tipo de mensagem que você envia. Atente-se para a Política do Facebook sobre envio de mensagens em massa para que sua página não seja punida.

Para enviar mensagens não promocionais com a tag “NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION”, você precisa pedir a permissão ao Facebook.

Tipo de mensagem

Opção 1: Conteúdo não-promocional – É enviado para todos que já falaram com a sua Cloudia, não pode conter promoções (como cupons, descontos, etc) e você deve escolher uma das Tags abaixo. ATENÇÃO: Mensagens que não obedecerem às regras podem resultar na suspensão da sua página pelo Facebook.

Tag

O Facebook determinou os casos de uso para os quais mensagens em massa não promocionais podem ser utilizados. O Facebook criou diferentes TAGs (ou etiquetas, em tradução livre) que correspondem a cada um desses casos de uso. Ao enviar uma mensagem não promocional, você deve indicar qual é o tipo de conteúdo que ela contém, selecionando uma dessas TAGs. Leia mais sobre o uso de cada TAG no próprio site do Facebook.

Você pode escolher uma das seguintes tags:

  • Atualização sobre agendamento (APPOINTMENT_UPDATE)
  • Lembrete de evento confirmado (CONFIRMED_EVENT_REMINDER)
  • Mensagem não promocional (NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION) – Para enviar mensagens com esta tag, você precisa submeter um pedido de autorização ao Facebook.
  • Produtividade de Negócio (BUSINESS_PRODUCTIVITY)
  • Solução de problema (ISSUE_RESOLUTION)

Opção 2: Conteúdo promocional – Pode conter propaganda ou material promocional. É enviado apenas para aqueles usuários que interagiram com a sua página nas últimas 24h.

Mensagem

Digite aqui a mensagem que você deseja enviar em massa para vários usuários.

Imagem/Vídeo (opcional)

Se você quiser, anexe aqui uma imagem ou vídeo a ser enviada(o) após a mensagem de texto.

OBS: A imagem ou vídeo não deve ser maior do que 25 MB.

 Segmentação

Você pode determinar quais usuários vão receber a sua mensagem em massa utilizando os seguintes filtros:

  • Todos que entraram em contato

Exemplo de aplicação: envio de conteúdo informativo para todos os usuários que interagiram com a sua página.

  • Pacientes que já agendaram

Exemplo de aplicação: envio de algum aviso para os usuários que agendaram uma consulta.

  • Todos os pacientes que não agendaram

Exemplo de aplicação: envio de um lembrete para a pessoa continuar interagindo com a sua página apenas para os usuários que ainda não fizeram um agendamento.

  • Pacientes que não agendaram e não deixaram o telefone

Exemplo de aplicação: envio de mensagem solicitando o telefone dessas pessoas. Você pode enviar “Olá, vi que você ficou com dúvidas, por favor deixe o seu telefone para que possamos entrar em contato e esclarecê-las.”.

Caso você envie esta mensagem e o usuário responda com o telefone, a Cloudia, com sua inteligência artificial, vai armazená-lo como telefone do paciente, mostrando-o nas tabelas do menu “meus pacientes”.

Data da ultima interação

Selecione as datas de ultima interação dos pacientes que você deseja enviar este Broadcast.

Por exemplo: se você quiser enviar apenas para pacientes que interagiram no mês de julho de 2019, você deve preencher assim:

OBS: este último filtro de data é adicionado aos filtros de segmentação dos pacientes. Por exemplo: se você selecionar “Todos os pacientes que não agendaram” e preencher as datas como mostradas acima, a mensagem em massa só será enviada para pacientes que não agendaram E cuja última interação aconteceu no mês de julho de 2019.

Finalizando

Conforme você vai aplicando os filtros, você pode ver o número total de pacientes que serão impactados por aquela mensagem em massa no botão azul “Enviar mensagem para x pacientes”.

Depois que você tiver feito as configurações, basta clicar neste botão.

Você precisa aguardar o aviso verde de “sucesso do envio” para que a sua mensagem seja realmente enviada.

Se você enviar arquivos de vídeo ou imagem grandes, o tempo que você terá que aguardar será maior.

Quais são os diferenciais da Cloudia em relação a outros chatbots?
A nossa diferença em relação a outros chatbots é que somos uma solução completa pensada já para economizar tempo da sua equipe e aumentar o seu faturamento quando você faz o procedimento dos 3 passos que vamos te ensinar no dia a dia. Além disso, temos os seguintes diferenciais:
– Já atendemos mais de 3 milhões pacientes por chat e sabemos como converter atendimentos em agendamentos por sermos uma ferramenta especifica para clínicas (fizemos muitos testes desde 2017 para descobrirmos o fluxo que mais converte)
-Enviamos os lembretes das consultas pelo Messenger no mesmo dia e/ou 1 dia antes da consulta.
– Já te entregamos a solução semipronta com o fluxo otimizado para converter e com os dados de sua clínica. Nas outras soluções, você terá que descobrir e montar todos os fluxos de atendimento do paciente do zero.
– Convertemos mais porque todo o agendamento é feito pelo chat, sem o paciente precisar abrir outra página que pode ficar lenta no celular e levar ao abandono da interação por impaciência ou distração.
– Tudo é integrado com uma Google Agenda (que não oferece os horários que já estão ocupados) ou com o seu sistema de agendamento usado na clínica (se o seu sistema tiver a API que precisamos).
– Nossa inteligência artificial é bem mais avançada do que a simples comparação de palavras da maioria dos chatbots. Essa configuração da inteligencia já é entregue pronta e otimizada, você pode ainda melhora-la se for o caso. Proporcionando uma melhor experiencia de atendimento para os pacientes.
– Temos um setor de suporte técnico e um setor de Sucesso do cliente que vai te ajudar a ter sucesso na ferramenta e te atender pelo canal que vc mais gosta: o Whatsapp.
– Nossa área de membros e toda a comunicação com a nossa equipe ocorre em português.
– Já temos um procedimento para acompanhamento dessa ferramenta que vai otimizar seus resultados e oferecemos um treinamento gratuito em vídeo explicando como usa-lo para otimizar as vendas da clinica, fazemos também um treinamento para tirar todas as dúvidas com a secretária de como ela deve acompanhar tudo isso diariamente.
– Temos as funcionalidades de bloqueio do robô para apenas aquele paciente que vc deseja fazer o atendimento humano.
– Respostas automáticas nas postagens do Facebook ilimitadas (com envio de mensagem por inbox também automática) e que podem funcionar com 1 clique para todos os posts da sua página de uma vez.
– Estas respostas automáticas genéricas nas postagens (em baixo do comentário do paciente), funcionam inclusive no Instagram.
– Entendimento das mensagens de áudio.
– Envio de mensagem de reagendamento em massa (para os pacientes que faltaram a consulta).
– Envio de mensagem para o paciente avaliar o atendimento de sua clínica com uma nota (para os pacientes que compareceram a consulta).
– Botão de compartilhamento da sua página com os amigos do paciente.
– Sabemos que o dado mais importante do paciente o telefone, por isso a Cloudia entende e armazena o telefone se o paciente digitar em qualquer etapa da interação. Além disso, podemos configurar para ela perguntar automaticamente após um certo tempo de inatividade o telefone apenas daqueles que não deixaram o telefone em nenhum momento, economizando um enorme tempo da sua equipe e otimizando seus resultados.
– Tudo fica armazenado em forma de tabelas para rápida leitura da secretária, sem que ela precise olhar as conversas de uma em uma, pois já terão todas as informações que ela precisa nas tabelas.
– Funciona nas plataformas que os pacients mais usam: seu site, facebook Messenger e Whatsapp.
-Você paga em reais e não fica dependente da variação do dollar.
– Temos inúmeros cases de sucesso de clínicas como a sua aqui: https://www.cloudia.com.br/category/cases-de-sucesso/ .
Como evitar conflitos de horários se a clínica tiver outro sistema de agendamento?
Infelizmente, ainda não integramos com todos os sistemas. E não é por falta de querer, não! A gente quer, mas o seu sistema de agendamento precisa ter o que chamamos da API restful (entre em contato com a nossa equipe para saber os sistemas de agendamento que possuem API e se integram com a Cloudia).
Mesmo se o seu sistema não possuir esta API, por padrão a Cloudia faz os agendamentos na Agenda Google, que é gratuita e bem simples de se usar.
E, por mais que pareça que não é legal, que gera retrabalho, a gente tem umas dicas que vai ajudar muito a manter as duas agendas em paralelo.
Para evitar conflito de horário da Google Agenda do robô Cloudia com a sua outra agenda tem duas opções:
1 – Marcar também manualmente na Google agenda quando um paciente solicitar agendamento por outro canal como por ligação. Desta forma a Cloudia já sabe que o horário está ocupado e nem o oferece para os próximos que interagirem com a sua página.
2 – A segunda opção é apenas colocarmos na mensagem final (e até na inicial) algo como “Este foi apenas um pre-agendamento. Caso este horário já esteja ocupado, entraremos em contato para reagendarmos. :)”. Podemos também sempre ficar notificando no email da clínica quando houver algum agendamento em tempo real com todos os dados do atendamento.
Daí também é opcional se desejar esta segunda opção:
– Oferecer horários para os paciente só a partir de amanhã ou a partir de depois de amanhã, para sua equipe ter mais tempo de conferir a agenda e entrar em contato com o cliente caso o horário já esteja ocupado.
– Oferecer apenas alguns horários da semana pelo robô e deixar bloqueados estes horários no outro sistema (ou não).
Funciona no Instagram?
No Instagram, é possível você fazer anúncios no Gerenciador de Anúncios do Facebook, onde aparece um botão de “Enviar Mensagem”, em baixo da imagem, que leva a pessoa para a interação pelo Facebook Messenger, com o robô.
Além disso, a Cloudia também tem a resposta automática genérica na própria publicação do Instagram, que fica em baixo do comentário da pessoa.
Você também pode fazer uma estratégia de colocar o link do robô na sua BIO e conseguir ter bons resultados até mesmo quando faz posts não pagos.
Aqui tem estratégias bem legais de como usar o Instagram na sua estratégia com automação do atendimento: https://www.cloudia.com.br/chatbot-no-instagram/ .
Infelizmente, o robô não funciona pelo mensageiro do Instagram (Direct), mas existe uma forte tendência de funcionar no Instagram muito em breve.
O que significa “usuários únicos (pacientes) atendidos” das descrições dos planos Cloudia?
Usuários únicos atendidos é a quantidade de pacientes que o robô atendeu no seu período entre pagamentos das mensalidades.
Para esclarecer os conceitos, Imagine a seguinte situação: um mesmo paciente interagiu antes de ontem tirando uma duvida, interagiu novamente ontem marcando uma consulta e interagiu novamente hoje confirmando o agendamento dele ao receber o lembrete. Neste caso, houve 3 atendimentos, mas foi contabilizado apenas 1 usuário único (paciente) atendido (se tudo isso aconteceu nos seus 30 dias entre pagamentos e pelo mesmo canal de contato).
Existe uma outra situação onde o paciente apenas deixa um comentário na sua publicação do Facebook, dai o robô pode mandar uma mensagem automaticamente no inbox para ele. Se o paciente não responder esta mensagem, a gente não contabiliza como usuário único atendido (sai de graça para você). Mas a partir do momento que ele começar a interagir lá no inbox enviando uma mensagem, aí sim é contabilizado como mais 1 usuário único atendido.

Atendimento nas redes sociais: como melhorar o seu tempo de resposta

As redes sociais são, hoje, uma importante fonte de captação de pacientes para os dentistas e profissionais de saúde em geral. Afinal, é por lá que muitos conseguem se relacionar de maneira diferenciada com os pacientes, interagindo, passando dicas e se destacando perante a concorrência. Mas na hora de realizar o atendimento nas redes sociais, […]

4 clínicas médicas com arquitetura que encantam

A arquitetura para clínicas médicas é um assunto extremamente importante. Afinal, é ela a responsável por trazer mais aconchego aos pacientes, além de transmitir segurança, profissionalismo e bem-estar. Para que o projeto seja bem elaborado, ele precisa ter sintonia com a especialidade dos profissionais da clínica e com o perfil do público atendido. Precisando de […]

Médico pode ser MEI?

Na hora de formalizar a atuação, uma dúvida muito comum é se médico pode ser MEI. Após concluir a formação e a especialização, muitos profissionais acreditam que essa é a melhor saída para abrir o consultório próprio. Para entender melhor essa possibilidade e definir o enquadramento, atuando dentro da lei, é fundamental analisar quais profissões […]

Como automatizar o atendimento em clínicas? 6 dicas indispensáveis!

Quando o assunto é automatizar o atendimento em clínicas, muitos profissionais da saúde ficam perdidos – e outros acreditam que o tema é muito complicado de ser colocado em prática. Na verdade, existem tecnologias simples e muito eficientes para implementar em consultórios de todos os portes e tamanhos. A automação do atendimento em clínicas traz […]

Auxiliar odontológico: o que faz, salário e como contratar

É claro que, dentro do consultório, a figura principal é o dentista. Mas ele não precisa trabalhar sozinho. O auxiliar odontológico tem uma função muito importante, ajudando em diferentes procedimentos e tornando o dia a dia mais prático. Quer entender melhor qual a função desse profissional e suas responsabilidades? Continue a leitura! Quais as funções […]

Como montar um consultório odontológico: os 7 principais cuidados

Decidir abrir uma nova clínica odontológica é algo que exige preparo dos dentistas e não é incomum encontrarmos profissionais com dúvidas sobre como montar um consultório odontológico. Afinal, é preciso considerar diversos pontos para que o empreendimento tenha sucesso, como definição exata do local, questões legais e referentes à Vigilância Sanitária e também os aspectos […]

40 materiais odontológicos fundamentais

Na hora de equipar o consultório novo, existem alguns materiais odontológicos que não podem ficar de fora. Eles são essenciais em vários procedimentos e ajudam a deixar o dia a dia do dentista mais simples. É claro que, cada especialidade, terá sua própria lista de materiais odontológicos. Contudo, alguns são comuns a vários especialistas. Continue […]

5 vantagens do coworking odontológico

O coworking odontológico é um espaço compartilhado no qual vários dentistas atuam atendendo individualmente seus pacientes. Eles estão em alta em várias cidades, ganhando a preferência dos profissionais liberais, autônomos e microempreendedores. Normalmente, esse é um prédio composto por várias salas com todos ou alguns dos equipamentos necessários para que cada profissional realize seu trabalho. […]

Case Cloudia no Facebook for Startups internacional

A Cloudia está muito feliz por ter virado case de sucesso internacional do Facebook. :)))) No artigo, que saiu no portal para desenvolvedores do Facebook, o Facebook for Developers, eles falam sobre a nossa história e como o programa de aceleração de Startups do Facebook ajudou a nossa empresa a crescer. Leia todos os detalhes […]

35 ideias de posts para dentistas

As redes sociais e o blog corporativo são extremamente importantes para as estratégias de marketing digital das clínicas de odontologia. Mas uma dúvida bem comum é sobre os posts para dentistas. Afinal, sobre o que postar? Quais dúvidas tirar dos pacientes? Como tornar essas postagens interessantes e estratégicas? Para lhe ajudar, separamos as principais ideias […]