Como mandar mensagem em massa promocional pelo Facebook Messenger

Uma maneira bem interessante de aumentar os seus resultados em termos de marketing digital é o envio de mensagem em massa pelo Facebook Messenger. Essa é uma possibilidade de falar diretamente com pessoas que já interagiram com a sua página.

Por meio dessas mensagens, você poderá enviar conteúdo promocional. Quer entender melhor essa possibilidade? Continue a leitura!

O que é mensagem promocional?

As mensagens patrocinadas permitem às empresas enviarem promoções, ofertas e atualizações diretamente às pessoas que curtem a sua página e conversam com a sua clínica via Facebook Messenger.

Com uma mensagem promocional, você consegue:

  • cultivar relacionamentos mais próximos, enviando conteúdos promocionais relevantes, ofertas de serviços do interesse do paciente e atualizações exclusivas;
  • envolver novamente os clientes, essencial para quem usa uma solução de chatbot, como é o caso da Cloudia, permitindo que esses usuários voltem a conversar com o bot e gerem os resultados esperados;
  • direcionar os pacientes para uma ação específica para sua campanha, como o agendamento de consulta.

Vamos supor que você tenha uma quantidade interessante de usuários que enviaram mensagens à sua página perguntando sobre algum serviço em específico ou tirando dúvidas sobre um anúncio ou postagem que você realizou.

Mas, por algum motivo, essas pessoas acabaram não convertendo, ou seja, não agendaram consulta. Com a mensagem patrocinada, você poderá enviar uma mensagem em massa com uma promoção, desconto ou uma dica interessante, que desperte novamente a curiosidade e o interesse desse usuário, aumentando as chances para que ele agende uma consulta.

Obs.: Pela Cloudia é possível fazer o envio de mensagens em massa, mas o Facebook não permite que você envie mensagens com teor promocional para pessoas que interagiram a mais de 24h com a sua página por qualquer plataforma gratuitamente. Saiba mais aqui sobre a política do Messenger.

Como enviar mensagem promocional em massa pelo Facebook?

Já está convencido de que a mensagem promocional pelo Facebook Messenger é uma boa ideia para melhorar os resultados da sua clínica? Abaixo, montamos um passo a passo simples para realizar essa ação.

Mensagem promocional

Para enviar uma mensagem promocional, é preciso:

  1. acessar o Gerenciador de Anúncios e clicar em “anúncio” na criação guiada;
  2. na parte “consideração”, opte pelo objetivo “mensagens”;
  3. dê um nome para sua campanha e defina o orçamento. Clique em continuar;
  4. na parte “destino para mensagens”, escolha a opção “Messenger”;
  5. no menu suspenso sob a opção “Messenger”, selecione “Mensagens patrocinadas” e escolha a página;
  6. na parte de público, você poderá criar um novo público ou usar um público salvo (se quiser refinar ainda mais a sua ação, use a opção de públicos personalizados);
  7. atenção, porque as mensagens patrocinadas não serão enviadas a conversas ativas nas últimas 24 horas ou inativas por mais de seis meses;
  8. na parte “posicionamentos”, clique em “editar posicionamentos” e, automaticamente, o Facebook selecionará o Messenger;
  9. defina o orçamento (as mensagens são cobradas por impressão, ou seja, cada vez que um usuário vê a sua mensagem);
  10. na parte “configuração de mensagem”, você poderá selecionar a opção “somente texto” ou “texto e imagem”;
  11. digite a mensagem que será enviada e carregue uma foto. Embora a imagem seja opcional, ela ajuda a chamar atenção e deixar seu assunto mais interessante;
  12. na parte “ações do cliente”, você poderá configurar botões ou respostas rápidas à mensagem, por exemplo “agendar consulta”;
  13. conclua o anúncio e clique em “confirmar”;
  14. clique em “fazer pedido” e comece a rastrear seu anúncio de mensagens patrocinadas.

Após o início da campanha, em geral, as mensagens são enviadas em até 24 horas. A recomendação é que as campanhas de mensagem sejam veiculadas por, no mínimo, cinco dias, assim você conseguirá maximizar a veiculação e os resultados.

Mensagem não promocional

Nós já falamos aqui no blog que, há alguns meses, o Facebook modificou sua política de envio de mensagens, visando proteger os usuários. Por isso, para enviar mensagens não promocionais fora da janela de 24 horas, você precisará solicitar permissão ao Facebook.

Ou seja, se você quiser enviar mensagens para usuários que se relacionaram com o seu Facebook Messenger há mais de 24 horas, será preciso fazer essa solicitação.

Para fazer isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. acesse a página da sua clínica no Facebook;
  2. no menu superior, clique em “configurações”;
  3. no menu lateral, clique em “plataforma do Messenger”;
  4. role até chegar em “recursos avançados de mensagens”, neste local clique em “solicitar” na caixa de diálogo “mensagem de assinatura”;
  5. marque a opção que melhor se enquadra no tipo de mensagem que você pretende enviar aos usuários (notícias, produtividade ou rastreamento pessoal);
  6. em “fornecer detalhes adicionais”, inclua detalhes sobre as mensagens que você pretende enviar aos usuários;
  7. em “exemplo”, escreva um exemplo do tipo de mensagem que será enviada pela sua página;
  8. marque a opção “eu confirmo que esta página não usará mensagens promocionais para enviar anúncios ou mensagens promocionais”;
  9. clique em “salvar rascunho” e em “enviar para análise”.

Esse tipo de mensagem não deve ser usada para disparar anúncios ou mensagens promocionais, mas sim para aqueles itens de relacionamento, por exemplo notícias, dicas e informações que sejam interessantes para os usuários.

Em qualquer uma das situações, é sempre importante conferir a Política de Privacidade do Facebook, evitando disparar mensagens que sejam vistas como ofensivas pelos usuários ou que causem bloqueios na sua página.

Como a Cloudia pode me ajudar?

A Cloudia é muito mais do que um chatbot, ela funciona como uma verdadeira assistente virtual para clínicas e consultórios. Com ela, você poderá disparar mensagens em massa, tirar dúvidas e orientar seus pacientes em qualquer horário via Facebook Messenger, Whatsapp e site.

Além das mensagens em massa, a Cloudia pode lhe ajudar em outras situações, como:

  • tirar dúvidas recorrentes dos usuários sobre os serviços da sua clínica (horário de funcionamento, localização, orientações pré-consultas, pré-exames e pré-cirurgias, entre outras);
  • enviar lembretes de consultas reduzindo o no-show;
  • integrar a Cloudia aos anúncios realizados no Facebook, respondendo as dúvidas e interações dos usuários nos anúncios diretamente pelo Facebook Messenger;
  • marcar consultas diretamente pelo bot, sem precisar de contato humano (e podendo realizar isso a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive aos finais de semana e feriados – essas consultas são sincronizadas com a agenda online dos profissionais da clínica).

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que a mensagem promocional em massa é uma ótima maneira de melhorar a interação dos usuários com a sua página. Pelo Facebook Messenger, você poderá programar o envio automático de promoções, novos serviços, atualizações e outros itens, aumentando o envolvimento desses usuários e as chances de conversão, ou seja, de novos pacientes agendando consultas.

Uma maneira simples de realizar essas ações e melhorar os resultados do seu consultório é usando a Cloudia, um chatbot que funciona como uma verdadeira assistente virtual.

Quem já usa a Cloudia é a Clínica Avelar que, com o envio de mensagem promocional em massa, aumentou a captação de pacientes e o faturamento.

Quer entender como eles fizeram isso? Leia o post completo!

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