Melhor configuração de anúncio do Facebook para chatbots – estimule o público a interagir com o seu

Que você pode entrar em contato automaticamente com o seu chatbot e secretária virtual Cloudia pelo inbox sempre que alguém comentar em uma de suas publicações, você já sabe.

O que talvez você não saiba é que existe uma forma de configurar sua campanha no Facebook para que os seus potenciais clientes sejam estimulados a continuarem uma conversa com a sua página, podendo levar a aumento na quantidade de leads quentes(Número de telefone e nome de pessoas interessadas no seu serviço) e agendamentos sem intervenção humana.

Já demos algumas dicas de como você pode configurar a Cloudia para ter melhores resultados, mas nunca havíamos escrito sobre a configuração que explicaremos neste post.

Observe um exemplo de post no gif a seguir para entender o que você vai aprender.

Não entraremos nos detalhes dos 3 pilares do sucesso para anúncios do Facebook e nem do passo a passo a passo sobre como anunciar no Facebook, já falamos bastante sobre isso em outros posts.

Vamos nos deter a te mostrar como configurar o seu anúncio para ter um resultado semelhante a este apresentado no gif acima, ou seja, quando o potencial cliente clicar no “enviar mensagem” ou na imagem, ele recebe imediatamente uma mensagem padrão que você pode personalizar e em seguida é apresentado um botão que estimule o mesmo a continuar a interação e marque um agendamento com a sua clínica.

Vantagens deste tipo de anúncio

Para quem usa chatbots, este tipo de anúncio pode ter excelentes resultados porque estimula o potencial cliente a continuar uma conversa inbox ao clicar na imagem do seu anúncio ou no botão de “Enviar mensagem”.

Perceba que se você não fizer as configurações conforme explico adiante, mesmo que você crie uma campanha de “Mensagens”, ao potencial cliente clicar na imagem, não será enviada a mensagem por inbox conforme descrito.

Criando a campanha

Primeiramente, você vai ter que criar a campanha para a sua página.

O procedimento é o mesmo: entre na sua página do Facebook, clique em criar anúncios conforme imagem abaixo.

Abrir o gerenciador de anúncio crie uma campanha com objetivo de marketing de “Mensagens”, escolha um nome para esta campanha e clique no botão “Continuar”.

Configurando o conjunto de anúncios

Abrirá a tela para configuração do conjunto de anúncios.

Mantenha selecionado o tipo de anúncio “Clique para o Messenger”.

clique-para-o-messenger-conjunto-de-anuncio-para-clinicas

É aqui que você deve especificar o público ao qual você deseja alcançar com o anúncio, posicionamento, orçamento e outros detalhes.

Não entraremos em maiores detalhes da configuração do conjunto de anúncios, pois já falamos bastante sobre este tema no nosso post sobre Facebook Marketing para clínicas.

Até aqui você já deve estar familiarizado com tudo que citei, a novidade vem na configuração do anúncio a seguir.

Otimizando o anúncio

Agora sim vamos te ensinar a criar sua própria experiência de boas-vindas.

Basta configura-lo com a imagem/vídeo e texto desejado  conforme sempre fez e descer para a seção de “Configuração do Messenger”.

Daí deixe selecionado o item “Crie sua própria experiência de boas-vindas”.

Clique na aba de “Modelo padrão” do lado direito, conforme indicado na imagem.

Clique em “Criar novo”.

configurao-do-messenger-para-experiencia-de-boas-vindas

 

Você pode adicionar apenas texto, texto e imagem ou texto e vídeo. Neste exemplo, vamos usar apenas texto para conseguir o resultado do início do post.

Escreva a mensagem conforme desejar, neste exemplo deixarei: “Olá {Nome da pessoa}, por favor clique no botão abaixo para prosseguirmos com o seu atendimento com a nossa secretária virtual. :)”

Em “Ações do cliente”, selecione “Respostas rápidas”. Você pode testar as outras alternativas também e fazer testes A/B para comprovar o que pode dar melhor resultado.

Digite apenas uma resposta rápida.

Neste exemplo, digitei “Quero iniciar o atendimento agora mesmo!”.

modelo-personalizado-resposta-rapidao-facebook-para-clinicas

Você pode ver como ficará uma prévia aqui:

previa-no-messenger-experiencia-de-boas-vindas-cloudia

Ou você pode solicitar uma prévia do próprio anúncio e receber a notificação no seu aplicativo do smartphone, para clicar e testar.

previa do anuncio pelo aplicativo do messenger

Considerações finais

Pronto!

Simples, não?!

Agora você está pronto para fazer mais este teste e medir se esta nova configuração do anúncio converte mais potenciais pacientes em clientes pagantes do que outros tipos de anúncios que você já está acostumado a fazer.

Mas se lembre, sempre faça testes A/B usando outros tipos de campanhas para comprovar se este tipo dará melhores resultados.

Recomendo que você faça uma campanha do tipo “Mensagens” conforme te explicarei neste post e outra que não seja de “Mensagens”, mas com a mesma imagem, mesmo público alvo e inclusive com o mesmo texto.

Deixe-as rodando por um tempo mínimo de 7 dias e observe qual delas está te dando melhor resultado.

Tenha o hábito de sempre fazer testes A/B em seus anúncios, mudando apenas uma variável por vez..

Caso tenha alguma dúvida, por favor deixe aqui nos comentários abaixo. Faremos o possível para respondê-la no menor tempo possível.

Um grande abraço e até a próxima dica da equipe Cloudia. 🙂

 

 

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