Menu “Cloudia no seu Site”

 In

Você pode deixar a Cloudia disponível no seu site assim como deixamos este botão flutuante aqui no nosso site.

Neste artigo vou te ensinar como você pode fazer isso.

Ao clicar no menu “Cloudia no meu site”, deve ser apresentada a seguinte tela.

Observe que na parte superior há 3 abas: “Widget”, “WebChat” e “Facebook”.

Todos tratam do mesmo objetivo de colocar um ícone flutuante no site, porém cada um tem suas particularidades e você deve escolher apenas um para o seu site. Vou explicar um pouco das vantagens e desvantagens de cada um deles e como preencher cada campo dos formulários.

Sempre ao final do preenchimento, é gerado um código, onde você deve inserir no HTML do seu site para que funcione.

#1 – Aba “Widget”

A vantagem de escolher escolher este widget é que ele oferece a opção de editar a imagem e de inserir uma mensagem de apresentação que vai ficar assim no seu site:

A desvantagem é que, ao ser clicado, ele na verdade abre apenas o Facebook Messenger da sua clínica em uma janela Pop Up para o cliente, portanto ele obrigatoriamente precisa ter conta e fazer login no Facebook Messenger para conseguir interagir. Além disso, clientes que configuraram seus navegadores para bloquearem Pop Ups não conseguirão interagir, a menos que desbloqueiem esta função.

Os campos do formulário desta aba são:

Mensagem do botão

Preencha aqui com a mensagem que deseja que apareça ao lado da logomarca do ícone flutuante do seu site, conforme imagem acima.

Largura do popup

Digite a largura do botão flutuante que você deseja deixar no seu site.

Altura do popup

Digite a altura do botãoo flutuante que você deseja deixar no seu site.

Imagem de fundo do botão

Cole o link de uma imagem que você deseja que apareça no seu botão flutuante. No caso que mostrei no início deste artigo, colocarmos como “imagem de fundo do botão” a logomarca da Cloudia.

Tamanho da fonte

Escolhe o tamanho da fonte da “mensagem do botão” explicada mais acima.

Posição do botão

Escolha se você deseja que ele apareça na lateral esquerda ou direita do seu site.

#2 – Aba “WebChat”

A principal vantagem desta escolha é que, Independentemente de possuir Facebook ou não, o visitante consegue conversar com o chatbots se você deixar marcado o “Disponibilizar chat no próprio site(webchat)” que veremos abaixo. Além disso há a possibilidade de personalização da imagem (ícone) flutuante no site e o paciente não necessita ter o Messenger instalado no Smartphone para interagir.

A desvantagem é que os lembretes das consultas teriam de ser enviados via SMS, gerando um custo a mais, já que ele não interagiu com a conta do Facebook e a política do Facebook não permite que enviemos mensagens para quem nunca interagiu com a página.

Os campos dos formulários são:

Imagem de fundo do botão

Cole o link de uma imagem que você deseja que apareça no seu botão flutuante. No caso que mostrei no início deste artigo, colocarmos como “imagem de fundo do botão” a logomarca da Cloudia.

Disponibilizar chat no próprio site (webchat)

Deixe esta funcionalidade marcada se você quiser oferecer o chat pelo site independente de Facebook. Caso não o deseje oferecer, desmarque-o.

Abrir no Facebook Messenger

Deixe esta funcionalidade marcada se você quiser oferecer o chat pelo Facebook Messenger também. Caso não o deseje oferecer, desmarque-o.

#3 – Aba “Facebook”

Este widget é do próprio Facebook Messenger.

Ele apresenta uma aparência interessante, porém ele não pode ser personalizado com sua logomarca e só funciona se o cliente tiver conta no Facebook Messenger.

Você só precisa digitar o domínio do site onde o Widget irá funcionar no campo indicado e clicar em “Adicionar” e depois em “Gerar Código”.

Considerações Finais

Ao terminar de preencher os campos, sempre finalize clicando no botão “Atualizar código” ou “Gerar Código” e o copie para colar no HTML do site.

Caso você não tenha conhecimento para fazer isto, passe este código para seu programador e ele saberá como proceder.

Instalando o widget no WordPress

Para instalar o código no WordPress, acesse o painel de administração do wordpress da sequinte forma:
Menu lateral esquerdo > Aparência > Editor > procure por “footer.php” ou rodapé.

Colar o código do widget apresentado na sua área de membros antes da linha que contém o fechamento da tag body, ou seja, antes da linha com o “</body>”, de preferência, abaixo do fechamento do footer(</footer>) e acima do fechamento do html(</html>).
Exemplo (não use exatamente este código, este é apenas um exemplo):

<script> (function () { window.CLOUDIA_UUID = ‘6b765783-90c9-4a34-9986-a3c3496fc1a6’; window.CLOUDIA_PAGE_ID = 2019796414965079; var script = document.createElement(‘script’); script.src = ‘https://chatbot.cloudia.com.br/bundle.js’; document.body.append(script); })() </script>

</body>

Comentários

Recent Posts