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Menu “Respostas Automáticas”

Ao clicar no menu “Respostas Automáticas” será apresentada a seguinte tela:

Respostas automáticas no Instagram

Caso a opção de “Respostas automáticas no Instagram” não apareça na sua tela, é preciso que você faça este procedimento.

É importante frisar que esta funcionalidade apenas responde ao comentário, mas não envia mensagens via inbox pelo Direct (mensageiro do Instagram) e nem pelo Messenger (mensageiro do Facebook).

O objetivo principal é que você responda com uma mensagem com o link que o leve a entrar em contato com o seu robô do messenger do Facebook ou a entrar em contato com a sua clínica de alguma forma.

Mostraremos a seguir como você deve configurar e uma sugestão de mensagem.

Clique em adicionar uma resposta no Instagram.

Será aberta a seguinte tela:

Você pode personalizar a mensagem conforme desejar, a sugestão de mensagem padrão no comentário é: Oi! Obrigado pelo seu comentário. Se quiser tirar dúvidas ou marcar um horário, entre em contato via https://m.me/<nome da sua página>

Esta mensagem teria o objetivo de levar a pessoa que comentar a interagir com o seu atendimento automático do Facebook Messenger.

A partir daqui você tem duas escolhas: Ativar as respostas automáticas em todos os posts (deixando marcada a caixa de “Todas as publicações”) ou ativá-la apenas em algumas postagens do instagram, clicando no botão azul “Adicionar publicações” e selecionando os posts desejados.

Lembre-se sempre de clicar no botão “Salvar” ao término de suas configurações.

Resposta automáticas no Facebook

Clique no botão “Adicionar” e aparecerá o seguinte formulário:

Publicações

Vamos dividir esta configuração nos dois casos a seguir:

Caso #1 – Respostas automáticas para publicações que postei direto na minha página

Clique no botão “Adicionar Publicações”.

Selecione as publicações que aparecem na tela que você deseja programar uma resposta automática. Mais de uma publicação poderá ser selecionada, observe que no exemplo a seguir nós selecionamos duas publicações.

Ao terminar de selecionar todas as publicações, role a barra de rolagem até o final e clique em “Adicionar Publicações selecionadas”. Caso queira selecionar outras publicações mais antigas, clique em “Carregar mais posts” até encontrar a publicação e selecione-a.

Caso não apareça nenhuma publicação nesta tela, provavelmente você tem que voltar para integrar a sua página do Facebook no menu “Contas integradas”.

Se você já integrou a Cloudia a sua Página do Facebook e a publicação que você quer configurar não aparece para ser selecionada, provavelmente é porque você criou esta publicação diretamente pelo Gerenciador de anúncios (também conhecido como dark post). Siga para o caso #2.

Existe também a possibilidade de você já configurar uma resposta automática para uma publicação onde você programou (agendou), mas ainda não foi publicada na sua página. Nesse caso, siga para o caso #3 deste post.

Caso deseje que as Respostas automáticas configuradas apenas uma vez funcione automaticamente para todas as suas publicações do Facebook e inclusive para as futuras que forem postadas, basta marcar a opção “Todas as publicações”.

Caso #2 – Respostas automáticas para publicações que criei pelo Gerenciador de anúncios (Dark Post)

Clique no botão “Adicionar Publicações”.

Neste caso, você precisa pegar o endereço da publicação criada. Um dos procedimentos para descobrir este endereço é o seguinte:

Abra outra janela ou guia no seu navegador e abra o Facebook.

No canto superior direto da tela clique  na seta para baixo e depois clique em “Gerenciar anúncios”.

Caso você tenha mais do que uma conta de anúncio, selecione a conta de anúncio que você criou o dark post.

Vá na aba “Anúncios”, selecione a caixa do anúncio que você deseja colocar a resposta automática e clique em prévia (veja este passo a passo na ordem na imagem a seguir).

Na tela que abrir, clique no ícone de previa e depois em “Publicação do Facebook com comentários” destacados na imagem a seguir.

Copie o endereço da página que abrir no seu navegador.

Voltando para a sua área de membros da Cloudia, na seção de “Adicionar Publicações”, cole o endereço que você copiou no passo anterior no campo “Adicione uma publicação pela URL” e clique no botão “Adicionar”.

Lembre-se agora de selecionar o post que você acabou de adicionar. O post ficará destacado na cor verde conforme imagem a seguir.

Caso queira deixar as mesmas respostas para outros dark posts, faça o mesmo passo a passo. Você pode inclusive adicionar e selecionar mais de um dark post para uma mesma resposta automática.

Ao terminar de selecionar todas as publicações, role a barra de rolagem até o final e clique em “Adicionar Publicações selecionadas”.

Todos os comentários deixados nestas publicações serão respondidos automaticamente pela sua secretária robô (em nome da sua pagina) com as mensagens que te explicarei após o caso #3.

Caso #3 – Respostas automáticas para publicações que programei (agendei), mas ainda não foi publicada

Clique no botão “Adicionar Publicações”.

Neste caso, você precisa pegar o endereço da publicação criada. Um dos procedimentos para descobrir este endereço é o seguinte:

Abra outra janela ou guia no seu navegador e abra o Facebook.

No canto superior direto da tela clique na Página de seu estabelecimento.

Procurei pela publicação programada, normalmente fica logo abaixo do espaço aonde você escreve suas publicações diretas, logo após a sua imagem da capa.

Clique na publicação programada onde você deseja criar uma resposta automática.

Aparecerá uma prévia da sua publicação programada. Clique na seta indicada na figura.

Copie o endereço desta imagem, excluindo os caracteres que aparecem da última barra “/” em diante (exclua inclusive esta última barra também).

Por exemplo, se o endereço que abriu no seu navegador é: https://business.facebook.com/cloudiabot/photos/p.1089538334523064/1089538334523064/?type=3&theater

Copie apenas o trecho: https://business.facebook.com/cloudiabot/photos/p.1089538334523064/1089538334523064

Voltando para a sua área de membros da Cloudia, na seção de “Adicionar Publicações”, cole o endereço que você copiou no passo anterior no campo “Adicione uma publicação pela URL” e clique no botão “Adicionar”.

Lembre-se agora de selecionar o post que você acabou de adicionar. O post ficará destacado na cor verde conforme imagem a seguir.

Caso queira deixar as mesmas respostas para outros dark posts, faça o mesmo passo a passo. Você pode inclusive adicionar e selecionar mais de um dark post para uma mesma resposta automática.

Ao terminar de selecionar todas as publicações, role a barra de rolagem até o final e clique em “Adicionar Publicações selecionadas”.

Todos os comentários deixados nestas publicações serão respondidos automaticamente pela sua secretária robô (em nome da sua pagina) com as mensagens que te explicarei nos próximos tópicos.

Resposta no comentário

Digite aqui a mensagem que você deseja que seja deixada automaticamente pela sua secretária robô (representando a sua página) quando alguém deixar um comentário nas públicações selecionadas.

Esta mensagem aparecerá nas próprias publicações selecionadas, logo abaixo do comentário da pessoa conforme exemplo em destaque da imagem abaixo.

Ativar resposta automática em comentário

Deixe este campo DESMARCADO se você quiser que a “Resposta no comentário” explicado no item anterior NÃO funcione.

Mensagem no chat

Digite aqui a mensagem que você deseja que seja enviada automaticamente via chat (Facebook Messenger) pela sua secretária robô (representando a sua página) quando alguém deixar um comentário nas públicações selecionadas.

Exemplo:

Ativar contato automático por chat

Deixe este campo DESMARCADO se você quiser que a “Mensagem no chat” explicado no item anterior NÃO funcione.

Salvar

Lembre-se sempre de clicar no botão “Salvar” ao término de suas configurações.

Considerações finais e dicas práticas avançadas

Configure para que a secretária virtual peça o telefone inicialmente e prossiga na marcação de consulta. Assim, você fica com o telefone daqueles clientes que não conseguirem marcar a consulta ou tirar suas dúvidas e pode ligar ou contata-los de outra forma.

Ao criar um post, programe para ser publicado em uma data futura para termos tempo de configurar a secretária robô Cloudia para responder automaticamente desde o momento que for veiculado.