fbpx

Cloudia

FAQ

Voltar

Menu “Perguntas Frequentes”

Quando a sua assistente virtual manda a primeira mensagem, fica disponível para o seu paciente o botão “tirar dúvidas”. É justamente aí que entram os botões de dúvidas e suas respectivas respostas da seção de “Perguntas Frequentes”.

Para configurar a sua sessão de “Perguntas Frequentes” na Área de membros da Cloudia, por favor siga o procedimento a seguir.

Veja um exemplo de configuração no vídeo abaixo e depois continue lendo para configurar o seu chatbot.

Procedimento passo a passo

O menu “Perguntas Frequentes” contempla a seguinte tela.

Vamos explicar cada um dos campos deste menu a seguir.

Mensagem inicial

Por padrão a Cloudia apresenta o texto “A sua dúvida está relacionada com qual dos aspectos abaixo?”

Você pode alterá-lo preenchendo o Campo de “Mensagem Inicial” com o texto que você deseja que seja mostrado assim que o paciente clicar no botão “tirar dúvidas” da sua assistente virtual. Neste exemplo em que não editamos a mensagem padrão, a sua secretária robô apresentará a seguinte mensagem:

 

Palavras-chave e sinônimos

Para tornar o seu atendimento automático mais inteligente e poderoso, você vai ter que cadastrar palavras-chave e seus respectivo sinônimos para que, quando detectadas em alguma afirmação do paciente, a Cloudia o direcione para a resposta correta.

Você irá aprender como ligar cada palavra chave e seus sinônimos a uma resposta nos próximos passos.

Por enquanto apenas cadastre as palavras-chave mais importantes que você deseja que, quando detectada em uma mensagem do paciente, leve a alguma resposta que você vai configurar nos proximos passos.

Para adicioná-las, clique no botão Azul “+Adicionar”.

Após clicado, abrirá a seguinte tela:
Adicione uma palavra chave que o usuario poderá escrever para chegar em uma de suas respostas e em seguida adicione os vários sinônimos ou expressões que indicam uma mesma intenção do paciente.
Por exemplo: Muitos pacientes perguntam sobre preços de uma consulta ou avaliação, para isso, podemos configurar para que ao paciente digitar uma mensagem com palavras como “preço”, “valor” ou “quanto custa”, a Cloudia detecte que corresponde à palavra chave “preço” e o encaminhe para a resposta correta que indicaremos nos próximos passos.
Atenção: sempre deve ser cadastrada a palavra-chave também no campo sinônimo para que a mesma seja reconhecida pelo chatbot, conforme exemplo da imagem acima.
Neste exemplo, a deixaremos pronta para quando o paciente digitar: “qual é o preço?” ou “Quanto custa a consulta?” , ou “Qual o valor da avaliação?”, a levarmos para a resposta correta sobre preços que configuraremos nos próximos passos deste tutorial.
Observe que as palavras chaves destacadas indicam a intenção de saber o preço de um serviço da clínica e estas mensagens apenas serão entendidas se configurarmos os próximos passos.
Observação: Os sinônimos podem ser escritos de um em um, pressionando o “enter” (opção 1 da imagem abaixo) ou escrevendo todas de uma vez e deixando um ponto e vírgula “;” entre elas (opção 2 da imagem abaixo).

Esta dica é importante porque no final deste post vamos te passar sugestões das principais palavras-chave já com diversos sinônimos ao lado para facilitar a sua configuração. Você vai observar que os diversos sinônimos estarão separados por “;” para que você apenas copie-os e cole-os no campo de sinônimos apenas uma vez.

Depois de criada a palavra chave com seus sinônimos, chegou a hora de atrela-la à resposta correspondente a quando for detectado um texto com esta palavra chave e seus sinônimos.

Dúvidas, respostas e Palavras-chave

Agora vamos criar os botões do menu “tirar dúvidas”, as respostas que serão apresentadas aos pacientes ao se clicar em cada botão e indicar as palavras-chave que devem levar a cada uma destas respostas.

Clique no botão “Adicionar nova dúvida e resposta e palavras-chave” para adicionar este conjunto no primeiro nível.

Será aberta a seguinte tela:

O campo “Tópico (botão)” corresponde ao texto do botão que será apresentado ao paciente no chat, depois que ele clicar em “Tirar dúvidas”. Este campo é limitado pelos próprio aplicativo de troca de mensagens a ter até 20 caracteres.

O campo “Imagem da resposta” é opcional, corresponde a uma imagem que você deseja apresentar quando alguém clicar no botão da dúvida referente a este tópico em específico. Caso não queira apresentar uma imagem na resposta, não escolha nenhum arquivo neste passo. Veja um exemplo de resposta para o paciente com imagem:

O campo “Mensagem da resposta” corresponde ao texto da resposta que será apresentada ao paciente no chat, quando ele clicar no botão do tópico correspondente. Evite mensagens muitos longas aqui.

O campo “Palavras-chave” corresponde às palavras-chave e seus respectivos sinônimos que você cadastrou no passo anterior, que você deseja que, quando detectada na mensagem do paciente pelo chat, leve o paciente à resposta que você acabou de cadastrar.

Por fim, clique no botão azul “Salvar”.

Adicionando Dúvidas, respostas e Palavras-chave no segundo e terceiro nível

Ao adicionar uma “Dúvidas, respostas e Palavras-chave” da forma que explicamos no passo anterior, você a está adicionando em um primeiro nível, ou seja, são os tópicos que aparecem lado a lado em forma de botões quando o paciente simplesmente clicar em “Tirar dúvidas”.

É possível cadastrarmos outros tópicos(botões)  com seus respetivos textos de respostas e palavras-chave dentro destes tópicos de primeiro nível.

Para isso, você tem que passar o mouse sobre a “Dúvidas, respostas e Palavras-chave” cadastrada e visualizar o botão com o simbolo de “+” na cor verde conforme imagem abaixo.

O procedimento de cadastro destas “Dúvidas, respostas e Palavras-chave” é idêntico ao procedimento para cadastro das mesmas no primeiro nível explicado anteriormente.

É possível ainda se cadastrar um terceiro nível, apenas mudando que você vai passar o mouse sobre um item de segundo nível para cadastrar um terceiro nível dentro deste.

Importante: A inteligência artificial apenas funcionará se forem ligadas palavras-chave às perguntas, funcionando inclusive nos demais passos do fluxo, onde a equipe Cloudia já treinou a sua secretária para entender mensagens como “Quero marcar uma consulta”, “Quero cancelar”, “Preciso agendar agora”, entre centenas de outras mensagens.

Muito cuidado: É fundamental que as palavras-chave e seus sinônimos sejam bem configurados para melhorar a experiência do paciente, caso contrário, pode inclusive piorá-la. Se tiver dúvidas, não hesite em pedir ajuda, pois esta configuração é crucial para o sucesso do seu chatbot.

Exemplo 1

Este é um passo a passo do exemplo do vídeo do incío do post.

Imagine uma clínica odontológica, onde os pacientes perguntam muito sobre preços, principalmente sobre os preços do implante e do aparelho.

Neste caso, deve ser cadastrada 3 palavras-chave (preço, aparelho e implante) com seus respectivos sinônimos. Ao cadastrá-las aparecerá o seguinte:

Agora vamos clicar em “Adicionar nova dúvida, resposta e palavras-chave” e criar no primeiro nível o Tópico “Preço/Valores”, da seguinte forma:

No segundo nível deste item, vamos cadastrar agora os tópicos “Implante” e “Aparelho” das seguintes formas:

Neste caso, ficaria a seguinte apresentação nos itens do “Dúvidas, respostas e Palavras-chave”:

Desta forma, se o usuário clicar no “Tirar dúvidas” e depois no botão de “Preço/Valores”, ou se o usuário simplesmente digitar algo como “Quais são os valores?”. Será impressa a resposta cadastrada no campo “texto” do item “Preços/Valores” e serão ainda apresentados os botões de segundo nível cadastrados “Implante” e “Aparelho”:

Se já no início da conversa, o usuário digitar algo como “Quero saber o preço do aparelho”, ele já deve cair na resposta cadastrada no item “Aparelho”. Da mesma forma, se ele digitar algo como “Quanto custa o implante?”, deve cair na resposta cadastrada no item “Implante”. Veja  as imagens a seguir:

 

Dicas extras e sugestões

#1 – Cadastre em “sinônimos” as mesmas palavras escritas da forma errada

Sempre cadastre as mesmas palavras e expressões com acento, sem acento e inclusive sendo digitadas de forma errada também. Já existe uma certa inteligência no nosso sistema que detecta entende algumas palavras digitadas pelos pacientes erroneamente, porém é interessante sempre escrever também as formas erradas que o pessoal pode digitar.

Infelizmente a taxa de erros gramaticais em chats é muito alta.

Por exemplo: Se você for cadastrar “implante”, você também deve cadastrar: emplante; inplante; imprante; inplrante
Exemplo 2: “endereço”, também cadastre: endereco; enderesso; endereso
Exemplo 3: “horário”, também cadastre: horario; horarios; horários

#2 – Dúvidas mais frequentes em estabelecimentos de saúde

Pela experiência de mais de 2 milhões de mensagens trocadas pelo sistema Cloudia e por sermos específicos para atendimentos em estabelecimentos da saúde, já constatamos que a maioria das dúvidas que os pacientes possuem são relacionadas aos seguintes tópicos:

– Como funciona?
– Preços/Valores
– Convênios/Planos
– Tratamentos oferecidos ou Serviços oferecidos
– Agendar p/ Terceiros (parentes ou amigos)
– Atende crianças?
– Endereço e Horários
– Falar com atendente
Sugerimos que você contemple todos eles.
Caso prefira, reúna com sua equipe de atendimento e  escolha as perguntas certas, ou seja, aquelas que realmente são mais frequentemente feitas pelos seus pacientes.

#3 – Sugestões de palavras chaves com seus respectivos sinônimos

Estas sugestões são baseadas em mais de 10 mil mensagens analisadas manualmente pela nossa equipe.

Acreditamos que podem te ajudar. Use-as caso deseje.

Você pode apenas copiar e colar todos os sinônimos nos campos de “sinônimos” da palavra chave correspondente da forma que está escrito a seguir (separados por ponto e vírgula “;”) e apenas pressionar enter uma vez.

Palavra-chave: preço

Sinônimos: preço; valor; quanto custa; quanto fica; custo; preco; presso; pressu; preçu; valores; paga; preços; é quanto; pagamento; quanto seria; pago; cobram; cobrar; cobra; quanto que é; quanto é; quanto custam; de graça; de graca; gratuita; gratis; e quanto; qanto fica; orçamento; orcamento; quanto tá; quanto ta; pagar; quanto sai; quanto está; quanto esta; qaunto esta; qaunto está; é caro; e caro; avaliação paga; valo; Quantos ficar; quanto ficar; tem que pagar; gratuito; cuanto ta; quanto custam; cobrado; cobrada; custa; quanto e; a partir de quanto; apartir de quanto; quanto que fica; qt que fica; qt q fica; é qt; qt fica; qt custa; quanto q é; pagando por mês; pagando por mes; fica caro; muito caro; grátis; ta de quanto; tá quanto; ta quanto; quanto está; está quanto; reais; quantos é; quanto er; ta de quanto; qto tá; qto ta; sai em media qto; sai em média qto; sai em média quanto; sai por quanto; sai quanto; sai qto; qto sai; custar quanto; custos; grates

Palavra-chave: endereço

Sinônimos: endereço; aonde; onde fica; fica onde; qual é a rua; qual a rua; fica situado; endeço; onde ficar; tem aqui em; moro em; moro aqui; aqui tem uma; atende em; atendem em; so tem em; é em; enderço; perto de; qual andar; tem clinica em; sou de; perto de que; onde vc está; onde você está; onde voce está; onde vc esta; onde você esta; onde voce esta; fica aqui em; Ponto de referência; ponto de referencia; tem aqui em; vcs tem clínica em; vocês tem clinica em; voces tem clinica em; Onde vc fica; que cidade; qual o local; qual é o local; localização; tem em; vc tem aqui em; que lugar de; como chegar aí; endereso; sou aqui do; sou aqui de; sou aqui da; endereco;localidade; onde vcs atende; onde vcs atendem; fica perto; perto de onde; nome da rua; qual rua; a onde; endereços; enderecos; perto da onde; onde que fica; tem na; tem no; aqui perto do; aqui perto da; aqui perto de; moro depois; outro lugar; tem clínica em; tem clínica na; tem clínica no; tem clinica em; tem clinica no; tem clinica na; tem unidade em; tem unidade na; tem unidade no; qual bairro; eu só de; localizacao; atende aqui na; tem aqui na; tem aqui no; próximo de; próxima de; nome do bairro; atendem aqui; onde é a; onde é o; onde é que; ponto referência; rua fica; próximo a; longe; eu moro; próximo da; próximo do; fica em; faço para chegar; onde vcs ficam; onde vcs fica; qual cidade; fca onde; onde fca; tem a clínica em; onde e; onde é isso; onde é isto; estão localizados; está localizada; ta localizada; esta localizada; onde vocês se encontram; onde vcs se encontram; onde encontro vcs; moro no; moro na; em que local; em q local; onde está; está localizado; que lugar; locais de atendimento; locais de atendimentos; local de atendimento; local de atendimentos; ficam onde; ficam aonde

Palavra-chave: horário

Sinônimos: horário; hora de trabalho; até que horas; horario; ate que horas; horários; sábado tem; tem no sábado; fecham que horas; sabado pode; sábado pode; que horas; atender no sábado; atender no sabado; tem pra noite; atende dia de sábado; trabalham de sábado; trabalham no sábado; trabalham no sabado; funciona no sabado; abre no sabado; atende no sabado; funciona no sábado; atende no sábado; abre no sábado; abrem no sabado; abrem no sábado; Vcs atendem aos sabados; qual é o horário; atendem no sábado; horarios; atende de noite; atendem a noite; atende a noite; atentem de noite; sábado funciona; funciona sábado; sabado funciona; funciona sabado; sabado disponivel; sábado disponível; dia disponível; dia disponivel; dias disponíveis; dias disponiveis; atendem aos sabados; atendem aos sábados; atende aos sábados; atende ao sábado; atende aos sabados; atende ao sabado; dia de sábado; dia de sabado; sábado vocês atendem; sabado voces atendem; sábado vcs atendem; sábado vc atende; sabado vc atende; sabado vcs atendem; atendem sábado; atendem sabado; atende sabado; atende sábado; atendem sábado; posso de sábado; posso de sabado; faz no sábado; faz no sabado; avaliação no sábado; avaliacao no sabado; consulta no sabado; consulta no sábado; posso aos sábados; posso aos sabados; disponível nos sabados; disponível nos sábados; disponível no sábado; disponivel no sabado; sábado não atende; sabado nao atende; ser de sábado; ser de sabado; trabalha de sábado; quando pode marcar; quando posso marcar; preciso de sábado; fica aberto; em que dia; quais os dias; em quais dias; em que dias; quais são os dias; funciona ao sábado; funciona aos sábados; trabalho o dia todo; horário de funcionamento, estão abertos

Palavra-chave: forma de pagamento

Sinônimos: forma de pagamento; a vista fica quanto; aceitam cartao; aceitam cartão; aceita cartão; aceita cartao; avista; boleto; boletos; carnê; carne; Como funciona o pagamento; como pagar; Condições de pagamento; Condições pagamento; em 12 x; em 12 vezes; em quantas vezes; em quantos meses; facilitam pagamento; forma de pagamenti; forma di pagamento; forma pagamento; formas de pagamentos; levar dinheiro; opções de pagamento; opções de pagamentos; opcoes de pagamento; opcoes de pagamentos; opçoes de pagamento; opçoes de pagamentos; paga a vista; pagto dinheiro; parcela; pacela; parcelamento; parcelado;  quantas vezes; parcelam; a vista; em dinheiro; formas de pagamento; entrada; cartão de crédito; cartao de credito; cartão de credito; cartao de crédito; cartão de débito; cartão de debito; cartao de débito; cartao de debito; cheque; carnês; carnes; como é o pagamento; como faz o pagamento; é o pagamento; desconto; condições de pagamentos; como posso pagar; xeque; condição de pagamento; condição de pgto; cond de pagto; cond de pgto; condição pagamento; condição pgto; condição pagto

Palavra-chave: como funciona

Sinônimos: como funciona; como funcionar; como é que funciona; primeiro passo; primeiros passos

Palavra-chave: telefone

Sinônimos: zap; whatsapp; zapzap; telefone de contato; telefone para contato; telefone pra contato; what; whatt; wat; watt; gostaria de entrar em contato; vou ligar; whats; wats; entro em contato; marcar por telefone; entro em contato; Eu ligo; Depois retorno ligação; Passa teu número; número daí; numero dai; Qual numero; Qual o telefone; Ver telefone; telefone pra ligar; telefone para ligar; vou ligar; depois eu ligo; ligo para vocês; ligo para você; ligo pra você; ligo pra vocês; ligo pra vc; ligo para vc; prefiro ligar; passe o número; número de telefone; números de telefone; numero de telefone; numeros de telefones; por telefone; prefiro telefone; passe o telefone; passa o telefone; passa telefone; passe telefone; um telefone; manda o phone; manda o fone; manda o telefone; vou telefonar; phone para ligar; passe phone; passe o phone; qual é o telefone; qual e o telefone; qual eh o telefone; seu número; seu numero

Palavra-chave: serviços

Sinônimos: serviços; procedimento; serviço; servicos; servico; procedimentos; tratamentos; tipo de tratamento; tipos de tratamentos; tipo de tratamentos; tipos de tratamento; o tratamento; tratamento de; especialista

Palavra-chave: convênio

Sinônimos: convênio; convenio; plano; aceita o plano; convênios; convenios; planos

Palavra-chave: parente

Sinônimos: parente; filho; filha; marido; esposo; esposa; pai; mae; mulher; sogra; sogro; netinho; neto; neta; netinha; não é pra mim; nao é para mim; nao e p mim; não é p mim; mãe; nora; genro; filhos; sobrinho; sobrinha; n é pra mim; n é para mim

Palavra-chave: criança

Sinônimos: criança; menino; menina; kids; crianca; criancas; crianças; 5 anos; 6 anos; 7 anos; 8 anos; 9 anos; 10 anos; 11 anos; 12 anos; cinco anos; seis anos; sete anos; oito anos; nove anos; dez anos; onze anos; doze anos; pediatra; pediatria; odontopediatria; odontopediatra

Palavra-chave: planos aceitos

Sinônimos: planos aceitos; atende o plano; atende o convenio; amil; unimed; sus; bradesco; só particular; so particular; quais planos; Voces trabalham com; aceita o plano; aceita plano; caixa; amex; planserv; união médica; apivida; hapivida; appvida; sulamérica; sul américa; sulamerica; sul america

Palavra-chave: implante

Sinônimos: implante; emplante; emprante; imprante; enprante; inprante; inplante; enplante; implantes; emplantes; emprantes; imprantes; enprantes; inprantes; inplantes; enplantes; enplant; implant; emprati; implantação

Palavra-chave: prótese

Sinônimos: prótese; chapa; dentadura; protece; protese; proteses; próteses; protex; protice; plotis; plotes; protis; protes; prostisi; protesi; protezes; próteze; proteze; prótezes; prosta; protise; prótise; perereca; perereka; dente suposto; bride

Palavra-chave: aparelho

Sinônimos: aparelho; apareio; aparei; aparelho; aparelhos; ortodontia; ortodôntia; ortodôntico; ortodontico

Palavra-chave: invisalign

Sinônimos: invisalight; invisalign; invisaligh; invisível; inivisíveis; invisivel; inivisiveis; invisiveu; invisiveo; invisives

Palavra-chave: clareamento

Sinônimos: branqueamento;clareamento;branqueia;branquiamento;clariamento;clareiamento;clareia;clarear;clarea;claria;clariar;mas brancos; mais brancos; mais branco; mas branco

Palavra-chave: manutenção

Sinônimos: manutenção; manunteçao; manunteção; manuntenção; manuntençao; manuntencao

Palavra-chave: vaga de emprego

Sinônimos: emprego; recepcionista; curriculo; curriculum; precisando de secretaria; precisando de secretária; vaga de emprego; tem oportunidade para; estão precisando de Técnico; precisando de secretaria; currículo; pessoa para trabalhar; pessoas pra trabalhar; cv

Palavra-chave: urgência

Sinônimos: urgência; emergência; urgencia; emergencia; Urgenteee

Palavra-chave: contrato

Sinônimos: contrato; documentação; documentacao; documento

Palavra-chave: lentes de contato dental

Sinônimos: lentes; laminados; lente; laminado; contato dental; faceta; facetas; fasseta; fassetas

Palavra-chave: canal

Sinônimos: canal; canais; microscópio; endodontia; endodôntico; canau

Palavra-chave: clínica geral

Sinônimos: cinica geral; clinico geral; revisão; clínica geral; clinica geral; clínico geral; limpeza; restauração;  restauracao; limpesa

Palavra-chave: botox

Sinônimos: botox; toxina botulínica; toxina botulinica; butox; botoz

Palavra-chave: harmonização facial

Sinônimos: harmonização facial; hamonização; armonização; armonizacao; hamonizacao; harmonizar; harmizacao;

Palavra-chave: especialidade médica:

nutri; especialidades; especialidade; Clinica Geral; Dermatologia; endocrinologia; Ginecologia; Nutrição; Obstetrícia; Pediatria; Urologia; Cardiologia; Gastroenterologia; Psiquiatria; Psicologia; Oftalmologia; Ortopedia; Medicina do Trabalho; espeacialidades; especialistas; cardiologista; Clínico geral; Endocrinologista; Dermatologista; Fonoaudiólogo; Ginecologista; Gastroenterologista; Neurologista; Ortopedista; Proctologista; Vascular; Psicólogo; Psiquiatra; Reumatologista; Urologista; espeacialidades; especialistas; gastro; oftalmo; oftalmologista; oculista; orto; Pneumologia; hematologia; infectologia; pneumologista; hematologista; infectologia; infectologista; pneumo; pneumopediatria; pneumopediatra; gastropediatria; gastropediatra; cardiopedriatra; cardiopedriatia; mastologista; mastologia; oncologista; oncologia; nutrólogo; reumatologia; geriatria; geriatra

Palavra-chave: odontologia

odonto; odontologíca; dentista; odontologista; odontóloog; ododontólogo; odontologo

Palavra-chave: medicina

médico; medicina; medico; medica; médica

Palavra-chave: corpo clínica

corpo clínico; equipe; profissionais; médicos; medicos

Palavra-chave: exames

exame; exames; ezame; ezames; exami; izame; ixame; ixami; isame; izame

 

Considerações finais

É possível cadastrar até 8 botões em cada nível e é possível criar até 3 níveis de botões com tópicos e respectivas respostas.

É possível escrever apenas até 20 caracteres em cada botão de “Tópico” e até 320 caracteres em cada “texto” de resposta.